terça-feira, 26 de março de 2013

Ocupando espaço

E fazendo o nome
A administração municipal de Salvador, leia-se ACM Neto, não se vê planejando e atuando com o olhar no retrovisor. Em que pese  haver herdado uma das mais caóticas gestões (pelo menos o alardeado em prosa e verso), já no primeiro mês disse a que veio e ocupa espaço positivo no imaginário do soteropolitano.

Com ações inteligentemente voltadas para conquistar a população acaba de lançar o "Domingo é meia", programa de governo através do qual a população aos domingos pagará apenas meia passagem. ACM Neto será cantado e decantado.

Com justiça.

Melhor exemplo o de Itabuna
Em Itabuna a administração Geraldo Simões, tanto na primeira gestão (1993-1996) como no início da segunda (2001-2004) implantou - a partir das reformas que realizou no trânsito e no tráfego, incluindo licitação para nova empresa de ônibus - um sistema de transporte gratuito nos domingos e feriados.

O itabunense utilizava o transporte coletivo sem pagar qualquer tarifa. Obviamente, tudo estava embutido no custo da tarifa oficial. Mas a população que usa o transporte público era a grande beneficiada.

Deixou de oferecer o transporte gratuito quando o vandalismo passou a ocupar e depredar os veículos, o que ocorreu no início da segunda gstão.

Ficou um detalhe, inserido na planilha de custos das empresas: a remuneração pela oferta de transporte gratuito em domingos e feriados. Que hoje o povo paga sem utilizar.

A realidade é que enquanto ACM Neto fará nome com a meia passagem (apenas nos domingos), o feito de Geraldo Simões nem mesmo é lembrado.

Injustiça.

E o povo paga, injustamente, por aquilo que não recebe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário