O Teatro Bolshoi, em Moscou, sedia uma das mais importantes e respeitadas companhias de balé e ópera do mundo, a Academia Estatal de Coreografia de Moscou, conhecida universalmente como Academia de Ballet Bolshoi e reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela ONU e UNESCO.
Estudar na Bolshoi é o sonho de todo dançarino. Integrar seu corpo de dança é o ápice do sonho. Ingressar em seus quadros de estudo não é tarefa para qualquer mortal.
Tomamos conhecimento de que, entre os dias 14 e 16 de setembro, acontecerá a Primeira Seletiva do Ballet Bolshoi em Itabuna. Coordena a iniciativa a Fundação Marimbeta, através do Programa Viv-à-art.
Com euforia, pela significação que envolve tal iniciativa, trazemos do release da própria Fundação Marimbeta os seguintes destaques:
"O Viv-à-rte foi instituído para oferecer aos adolescentes orientação especial com fins de estimular o protagonismo juvenil visando à qualidade de vida por meio de atividades sócio-educativas. Inspirados por este contexto e para facilitar o trabalho dos educadores sociais de dança o programa ofereceu, em Maio deste ano, um curso de formação no método de Ballet Russo trabalhado pela Escola Bolshoi.
O programa Viv-à-rte, vinculado à Fundação Marimbeta - Sítios de Integração da Criança e do Adolescente - traz para Itabuna, pela primeira vez, a seleção de jovens bailarinos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil que acontecerá entre os dias 14, 15 e 16 de Setembro de 2014."
Surpreende-nos, além do fato de Itabuna sediar uma seleção para o Ballet Bolshoi, que o mesmo programa local já tenha promovido "uma seleção de jovens bailarino para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil".
Registramos tão importante evento. Pouco divulgado. Para tristeza dos que amamos a arte. E voltamos a destacar do texto a que tivemos acesso:
"A seleção de jovens bailarinos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil atende aos objetivos do Programa e da Fundação uma vez que favorece o despertar da auto-estima, bem como o uso da arte e do esporte como mecanismos de transformação e inclusão social. 'A realização dessa seletiva em Itabuna é muito importante porque vem cumprir a missão institucional da Fundação Marimbeta – programa Viv-à-rte – que se refere ao desenvolvimento do protagonismo juvenil, elaboração de projetos de vida saudáveis e a profissionalização da juventude itabunense.', afirma Júnior Teles, presidente da Fundação Marimbeta."
Felizmente, há algo além do horizonte conhecido e mostrado com estardalhaço por alguns, como se estivessem realizando o sumo do supra sumo.
Porque nesta terra, para fazer cultura, parece bastar exibir em cineclube cultural de instituição vinculada ao Município o filme "Bruna Surfistinha" como se fora expressiva contribuição às artes.
Ela ficou nacionalmente conhecida como uma garota de programa que fez sucesso no Brasil. Para além do trabalho que fazia, trocando dinheiro pela prática de sexo, a história de Raquel, ou simplesmente “Bruna Surfistinha”, como ficou conhecida após adentrar o mercado da prostituição, propõe alguns questionamentos importantes. Essa história se inicia...
Imaginamos como nosso glorioso Legislativo não se sentirá quando o cineclube da instituição exibir o clássico de Pier Paolo Pasolini "Saló".
Bem melhor que projetos e programas como o Viv-à-art da Fundação Marimbeta e seu Ballet Bolshoi.
Parabéns Adylson, pela sensibilidade e riqueza dos seus textos.....Orgulhosamente leio seus artigos e percebo quanto me enriquecem.
ResponderExcluirOra Viva!!!!!!
Eva Lima, atriz.