A imprensa alemã ressaltou, em matéria de Astrid
Prange, da redação brasileira da Deutsche Welle, a elogiosa postura dos
brasileiros em separar Copa de política, ainda que a imprensa nacional tenha ‘previsto’
uma competição explosiva, inspirada nos protestos de junho de 2013.
Sábio o povo – observador competente – a merecer as
considerações do jornalismo alemão. Evidente que dista muito uma coisa da
outra, em razão das características de cada realidade. Na relação futebol vitorioso versus sucesso eleitoral a história recente o
demonstra.
No entanto há quem insista em vincular resultado de
futebol às eleições presidenciais.
E neste país de crenças e crendices (onde integrante
da comissão técnica da seleção quase esgota o estoque de sal grosso no Mineirão
no dia em que jogaram Brasil e Alemanha) não falta quem se lance ao além em busca
de resultados pelo viés mais da sorte que da técnica. Na metafísica desta turma
o espiritual é capaz de alterar o resultado da soma 2 + 2.
Fica então somente aos olhos estrangeiros a
percepção de que certas coisas não se misturam. E, novamente, a Alemanha paira
sobre nós.
Mas, retornando ao país e às suas idiossincrasias, a
campanha de um candidato já se tornou vencedora do certame eleitoral. Assim podemos
concluir, a partir do divulgado.
Euforia no terreiro e no estado de graça orgástico, que é o estado onde passou a habitar parcela considerável da oposição diante das conclusões de Carlinhos de
Apucarana, vidente que se tornou atração do Fantástico depois de prever
resultados, finalistas da Copa, contusão de Neymar, goleadas e quejandos.
A turma está empolgada. Não faltou quem exigisse
mistura das coisas onde a repórter alemã não viu mistura. Mas, para um vidente
que acertou tudo em relação ao futebol disputado na Copa por que não perguntar
quem será o futuro presidente do Brasil? Peremptório afirmou Carlinhos de
Apucarana que Aécio Neves será o futuro presidente.
Que fica sob suspense até outubro (para uns) ou novembro (para outros). Para análise da vidência.
Que busca alcançar o milagre de mudar o que as pesquisas e a campanha da grande imprensa ainda não conseguiram.
Que busca alcançar o milagre de mudar o que as pesquisas e a campanha da grande imprensa ainda não conseguiram.
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