Assistir e descobrir
Buscando revelar ao estudante, preferencialmente, a literatura de Jorge Amado a partir do cinema que nela se baseia, aporta em Itabuna a Mostra Jorge Cine Amado, sob curadoria do ator Caco Monteiro, a partir de amanhã no Centro de Cultura Adonias Filho.
"Capitães de Areia", de Cecília Amado, abrirá a Mostra às 8:00h, seguida de palestra e debate com o jornalista e crítico Adalberto Meirelles, retornando a partir das 19:00h com a exibição dos documentários "Jorjamado no cinema de Glauber Rocha" e "Jorge Amado", dirigido por João Moreira Sales, que serão também comentados por Adalberto.
Muito interessante a forma de abordagem da obra de Jorge Amado, fazendo o espectador descobrir a sua origem na dimensão literária. Essa integração é um exemplo a ser seguido.
Assistindo e descobrindo a literatura amadiana através do cinema, um tributo ao ferradense ilustre.
O que falta
Tivéssemos uma FICC dirigida por alguém que conhecesse e compromissado fosse com a cultura local e a valorização dos elementos que lhe são próprios, onde é presença significativa a existência de Jorge Amado, a "Mostra Jorge Cine Amado" seria também apresentada no Galpão Cultural Casa de Jorge Amado, em Ferradas, que fica localizado na própria casa onde viveu o escritor parte de sua infância.
Uma forma de alimentar a autoestima dos conterrâneos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário