quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Do vazio ao nada

Fiscalizando o superficial
Em tempos mais pretéritos o ano escolar se perfazia de 180 dias, hoje de 200. A presunção é de que é o tempo mínimo necessário para a transferência da informação contida nos conteúdos curriculares. Não enveredamos aqui se mais ou menos dias sustentam a qualidade que se espera da formação escolar.

Escrevemos a propósito de matéria publicada n' O TROMBONE desta quarta 17 ("Na semana do professor, 'rédea curta' do MP") que foca em torno da possibilidade de o Ministério Público "ir de escola em escola no próximo sábado para fiscalizar o efetivo pagamento de aulas referentes ao período de greve da rede estadual".

Saiba o caro leitor que, aceitando a forma proposta pelo Governo do Estado, os professores da rede concordaram em "repor" aulas aos sábados, correspondendo cada sábado a um dos dias da semana (segunda, terça, quarta etc.). Ou seja, em um sábado repõe-se as aulas de uma segunda-feira, em outro, as de terça, até que se complete o ciclo, que voltará à segunda, e assim por diante, a fim de que não ficasse o aluno sem os conteúdos correspondentes ao tempo em que durou a paralização.

"Ficasse", dizemos, porque dito acordo legitima apenas a propaganda do Governo de que o ano escolar não foi prejudicado, ou, em palavras diretas, não está "perdido". Afirmamos isso por uma razão elementar: se está sendo reposto em cada sábado apenas um dia da semana obviamente outros quatro não estão sendo repostos, o que significa dizer que 80% do conteúdo não tem como ser repassado ao aluno.

Tudo o que ora escrevemos se volta para refletir em torno da possível atitude do Ministério Público, em buscar "conferir" se os senhores professores estão efetivamente cumprindo com a "enganação". Ou seja, buscar nos professores possíveis culpados pelo "descumprimento" de um acordo criminoso para com a sociedade, e em particular para com a comunidade escolar, para o qual o próprio MP não levantou uma palha em defesa dos interesses difusos presentes, dentre eles o direito à educação. Se podemos dizer que estamos diante de um projeto educacional propriamente dito.

Sem negar a função do Ministério Público, dentre elas a de acompanhar temas como o que pretende enfrentar, ficamos a imaginar se tão valiosa preocupação ocorresse cotidianamente, mais no conteúdo e menos na superfície das coisas.

Para não irmos longe, e ficarmos com a "fiscalização" de escolas públicas, como ajudaria o MP pondo os seus integrantes a acompanhar o dia a dia de nossas escolas! Certamente contribuiria para a luta que muitos professores encetam, quixotescamente e sem nenhuma repercussão, para ver nossos estabelecimentos de ensino dotados de equipamentos condizentes com a realidade (pelo menos internet), não fora a presença de psicólogos e assistentes sociais.

Descobriria que muitas escolas, especialmente as que reunem grandes contingentes de alunos, estão invadidas por representantes de "raios" A e B e que nelas se repercute a tragédia de uma sociedade destituída de valores, dentre estes o da família como instituição. Que se tornam, as escolas, depósitos e reformatórios para receber os futuros desassistidos de sempre, transferidos para elas como se fossem o repositório das mazelas sociais.

Sob este último aspecto, a intervenção do MP poderia contribuir para menos doenças da profissão, como a estafa, não fora o permanente desestímulo para com a sobrevivência e a queda na autoestima. 

Talvez ficasse o MP mais distante dos holofotes e mais próximo da sociedade. Ou, quem sabe!, deixasse de fiscalizar o superficial, aquele que leva o vazio ao nada. Que evitasse ser bedel de professor em escolas públicas e mais buscasse contribuir para construir a escola que precisamos, que a sociedade exige e que os governos negam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário