quarta-feira, 3 de junho de 2015

Retalhos

De futebol e política ou de investigações e esquecimentos
O esquecimento pela conveniência de esquecer é comum no Brasil. No instante em que pipocaram – por iniciativa do FBI nos Estados Unidos – as denúncias envolvendo cartolagem da FIFA (quando se aprofundarem em nível interno) farão ruir os edifícios e revirar os túmulos do futebol brasileiro. Com possibilidade de a TV Globo não escapar.

A CBF – de Ricardo Teixeira – que pagava estada de juízes e desembargadores em copa do mundo, incluindo transporte (razão por que, no judiciário do Rio de Janeiro Teixeira nunca é condenado), está encalacrada.

Interessante observar que até o livro "CBF-NIKE" (Aldo Rebelo/Sílvio Torres) – originado daquela CPI de 1999 – foi impedido de circular (até hoje) a requerimento de Ricardo Teixeira. 

Naturalmente a ordem judicial saiu dos escaninhos do Judiciário do Rio de Janeiro.

O escândalo pipocado a partir dos Estados Unidos vai alcançando números assustadores. Em milhões de dólares!

Em nível de Brasil tem muito político precisando explicar as razões por que da existência de uma ‘bancada da bola’ e da atenção desmedida com que foram tratados todos os dirigentes envolvidos em denúncias quando convocados a Comissões de Inquérito parlamentar.

Quem também deve explicações à sociedade são os órgãos de investigação (Polícia Federal, inclusive), Ministério Público e representantes do próprio Poder Judiciário.

Por exemplo: como pode ser justificado o indiciamento de Ricardo Teixeira, pela Polícia Federal, somente agora (depois da atuação do FBI) quando os senhores responsáveis pela apuração dizem que tudo já podia ter sido feito em janeiro?

Como o juiz Moro pode explicar ter sido custeado pela CBF para ministrar curso para a CBF?

E como fica a Globo, vencedora em disputas para transmitir eventos, ainda que pagando menos do que concorrentes?

Esquecemos muito da bandalheira. Parece-nos que a ‘conveniência de esquecer’ pode estar chegando ao fim. 

Basta seguir o modus operandi do FBI: investigar, apurar e nunca vazar.

Ou seja, mudar aquele comportamento tupiniquim – por conveniência – de vazar seletivamente para atingir especificamente uns e esconder outros.

De indignações (nada seletivas)
Muito a propósito, trazemos a este espaço texto publicado em comentário no Viomundo, de quem enxerga, com indignação, o que ocorre na terra brasilis.

"Querem nos fazer de Pátria de idiotas 

por Emanuel Cancella

Como aceitarmos a denúncia de corrupção da Fifa sem envolver a Globo, que tem o monopólio do futebol no Brasil, Copa do Mundo, Libertadores, Copa América, campeonato brasileiro, e estaduais?

A Globo fez negócios com a cúpula da Fifa que está presa e ninguém cogita de investigar a emissora. Lembrando que a emissora não tem nada de inocente, além do monopólio do futebol é sonegadora do Imposto de Renda da Copa de 2002. E não é que foi pega na malha fina, a Globo foi fazer o negócio nas Ilhas Virgens britânicas onde frequentam os maiores bandidos do planeta.

Além disso a Globo, é envolvida com José Hawilla, dono da TV TEM que é sua afiliada da e que, como réu confesso, aceitou pagar U$ 151 milhões, no caso da Fifa.

Prenderem o tesoureiro do PT e não prenderem os tesoureiros do PSDB, PMDB, PP que também foram citados em delação premiada na operação Lava Jato.

Julgaram o mensalão do PT e deixaram de fora o do PSDB que foi anterior ao do PT, sendo que o mensalão do PSDB está prescrevendo.

Agora a Polícia Federal faz invasão na casa do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, do PT, coisa que nunca fizeram na casa do ex-governador Aécio Neves, do PSDB, que construiu um aeroporto com dinheiro público em terras da própria família e é citado pelo doleiro Alberto Youssef como propineiro na operação Lava Jato, recebendo dinheiro através da irmã em Furnas.

O ex-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), foi denunciado pelo ex-policial federal, Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como “Careca” de receber um milhão de reais de propina.

Até quando as instituições brasileiras vão dar um atestado de idiota a todos nós, prendendo uns, investigando outros e deixando de fora principalmente a Globo e o PSDB?"
Blog do Emanuel Cancella 

Imperdíveis vídeos
Do incansável Paulo Henrique Amorim, entrevistando Luiz Carlos Azenha (autor de "O Lado Sujo do Futebol") para sua TV Afiada.



E para não esquecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário