domingo, 24 de setembro de 2023

Por amor à Pátria

 

O ineditismo causou espécie à época: o chefe de estado de um país prestando continência a uma bandeira estrangeira. Desde as lições do catecismo da Educação Moral e Cívica (EMC) ou da Organização Social e Política Brasileira (OSPB) de tempos idos sabia-se que os símbolos da Pátria dizem respeito à própria nação que apatria o cidadão e a este cabe lhes prestar respeito: a Bandeira e o Hino dentre eles.

Mas, com tudo que já nos aconteceu, sabemos que a visão de subserviência colonialista permanece impregnada em parcela considerável da sociedade. Especialmente quando esta passa a incorporar o fanatismo religioso como reforço. A construção da idiotia cívico-religiosa aí está – mais viva do que possamos imaginar – atropelando o país dos brasileiros.

É também essa parcela do ‘pensamento’ pátrio que aplaude ‘continência’ a pavilhão estrangeiro, mesmo porque sonha – nos limites de sua insignificante compreensão da História, da Geopolítica, da Economia Política etc. etc. (para não dizer, de tudo) – em ser comparado de alguma forma com o colonizador contemporâneo e a ele subserviente.

Para ela seus povos originários devem ser tratados como o foram os “peles-vermelhas” do ‘grande irmão’ exaltado.

A mesma gente que somente entende viagem ao exterior se for para a Disneylândia, comer na origem sanduiches cancerígenos e beber refrigerante que compete com tal finalidade. Supimpa – o máximo em estesia e deslumbramento – morar ou admirar quem mora em Orlando ou Miami.

Até mesmo importou movimento antidemocrático e buscou “na mão grande” destituir mandatário legitimamente eleito como, naturalmente, o fizera um punhado de extremistas estadunidenses.

No entanto a gente que aplaude e endeusa quem se humilha a outro país e outra gente, ainda que à época não traduzisse o melhor de exemplos gestores, começa a espernear quando por aqui ensaiam fazer o que fizeram por lá: investigar ex-presidente.

Certo que nada custa aos seguidores compreenderem os riscos por que passa o ex-presidente dessa Terra de São Saruê. Afinal, por muito menos Trump corre risco de ir para a cadeia. Pelo menos respondendo à Justiça já está.

Nessa terra brasilis aprendemos como respeitar as instituições no exemplo de um ex-presidente, indiciado, julgado e condenado em 2ª instância no curso de anos-luz de 1 ano e 8 meses. Mais de ano e meio passou preso. Para depois descobrirem a trama armada desde o início e que, por ser tão medíocre, desmoralizada interna e externamente.

Por aqui também responderam a processo e curtiram cadeia políticos outros, incluindo governador de estado membro.

E muito avançamos. Porque tempo houve não tão distante que preferiam ex-presidentes suicidas ou mortos em circunstâncias até hoje pouco explicadas.

Que essa gente aplauda – como o faz em relação aos Estados Unidos – o que deram os senhores do Judiciário pátrio de imitar: investigar, processar e condenar quem atente contra as liberdades democráticas e o Estado de Direito.

Sejam ‘patriotas’ .

Por amor à pátria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário