domingo, 31 de dezembro de 2023

Juca Chaves presente

 

Em instantes como o presente em que o ‘instante’ é percebido instantaneamente não dá para jogar embaixo do tapete por muito tempo o que se esconde para disfarçar realidades.

Em 1960 Juca Chaves lançou “O Brasil Já Vai À Guerra” (liberado em 1961) criticando a recente aquisição do governo brasileiro do porta-aviões Minas Gerais, que diziam uma quinquilharia obsoleta para a Inglaterra tornada símbolo de poder bélico imensurável para o país sob os aplausos dos ‘patriotas’ de então.

Nunca se soube de guerra alguma encetada pelo Brasil (a não ser aquela a serviço da Inglaterra para promover a intervenção no Paraguai atendendo aos interesses britânicos e que levou ao genocídio da população masculina do vizinho, visto que à época restaram apenas 4% dela). Mas lá estava o Minas Gerais à espera do nada em lugar nenhum.

Não falemos aqui da custosa manutenção das Forças Armadas dispostas sempre para uma guerra imediata consumindo bilhões anualmente retirando parte da comida que os programas sociais poderiam ampliar.

Mas, eis que a patriotada vê oportunidade para um embate glorioso. Afinal, podemos ser levados a intervir em defesa da ‘soberania’ territorial diante de uma ameaça da Venezuela à Guiana (a antiga Inglesa).

E para lá deslocados equipamentos e bucha de canhão.

Em outros tempos saberíamos da nossa capacidade bélica através de fotos de nossos temíveis blindados.

Mas...

Lá estão ao vivo, muito à distância, o potencial de que dispomos.   

Não ria – tampouco chore – caro e paciente leitor. Apenas reze para que tudo fique como está para ver como é que fica.

Mas não custa nada dar umas boas gargalhadas. Para alegria da passagem de ano.

Ah! Não deixe de ouvir Juca Chaves!

Nenhum comentário:

Postar um comentário