domingo, 10 de maio de 2015

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

Dia mundial
Programada uma Marcha Mundial Contra a Monsanto no próximo 23 de maio. Responsável pela produção de uma gama de organismos geneticamente modificados a multinacional encontra nos críticos de sua atuação mais e mais razões para o que é visto como preocupante para o futuro da humanidade, como observa Luã Braga de Oliveira, em As razões do Dia Mundial contra a Monsanto, no Outras Palavras.

Destacamos:

Um estudo de 2009 do Journal of Biologycal Science¹ mostrou que o consumo do milho proveniente da semente geneticamente modificada pode produzir efeitos negativos em órgãos como os rins e o fígado. Outro estudo, publicado em 2012 na Food And Chemical Toxicology², constatou que ratos submetidos a uma dieta à base de organismos geneticamente modificados morrem mais rápido e são mais propensos ao desenvolvimento de câncer. Para chegar a esta conclusão, cientistas administraram em 200 ratos, durante dois anos, três dietas distintas: uma à base de milho convencional, outra a base do milho transgênico NK603 e outra a base do NK603 tratado com o herbicida RoundUp. Tanto o milho transgênico NK603 como o herbicida RoundUp (o mais utilizado do mundo) são pertencentes à Monsanto. O resultado foi a morte acelerada de parte dos ratos e o aparecimento de tumores enormes naqueles cuja base da dieta fora o milho transgênico NK603, da Monsanto.”


Novidade!
A revista Época mentiu sobre a existência de apuração criminal pela PGR em relação ao ex-presidente Lula. 

Novidade!

Considerando a regra geral, outra é a pergunta que cabe ser feita: quando a Época não mente?

Lula, ainda
Gostem muitos ou não Lula é a referência única neste instante para 2018.

Será o alvo de todos os ataques.

Em defesa da transgenia
A existência de símbolo “T” dentro de um triângulo amarelo sinalizando a existência de transgênico na composição – exigência legal no Brasil – acaba de sofrer derrota na Câmara dos Deputados. 

A bancada ruralista conseguiu aprovar no 28 de abril projeto que acaba com o símbolo "T" nas embalagens e rótulos (Folha).



Ebola
Há 42 dias – conforme declarado neste sábado 9 – não há registro de novos casos de ebola na Libéria. O país comemora o fato. A Organização Mundial de Saúde confirma o esforço internacional para conter a doença.

Esforço que também poderia ser posto em prática em outra seara: o combate à fome no mundo.

Da Zelotes, nada! I
Não fora o pronunciamento do senador Otto Alencar trazido a lume por Osvaldo Lyra na Tribuna da Bahia (Brasil: Grandes empresas sonegam e driblam o fisco) em mais uma semana passaríamos ao largo da indagação. 

Na tribuna do Senado o senador baiano denunciou a gravidade dos fatos, que o levou a propor a alteração da composição e mesmo a extinção do CARF, a quem cabe apreciar recursos, em última instância, daqueles que se sentem achacados pelo leão da Receita Federa.

Descobre o contribuinte a singular composição do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, do Ministério da Fazenda: 72 membros, dos quais a metade tem origem de empresas privadas, inclusive de grandes bancos.

A sonegação de 780 empresas brasileiras – denunciou a senador Otto – chega a R$ 377 bilhões.

Da Zelotes, nada! II
O que a Operação Zelotes apurou: grandes devedores pagam a conselheiros do CARF para redução de suas obrigações tributárias, a exemplo da RBS (afiliada da Globo no Rio Grande do Sul), Bradesco, Itaú, Santander, Ford, Chevrolet, Tim, Gerdau, e até mesmo o Partido Progressista, segundo a Folha, de 1º de abril deste ano.

Diante da composição não há dúvida de que raposa cuida do galinheiro.

Gilmar perdeu
Em primeira instância o ministro Gilmar Mendes perdeu a ação de indenização que move contra Rubens Valente, que o cita no livro “Operação Banqueiro”, obra que disseca a Operação Satiagraha. E condenado a pagar custas e honorários advocatícios de 5 mil reais.

Não custa lembrar que o principal acusado na Satiagraha – o banqueiro Daniel Dantas – foi beneficiado por dois habeas corpus, da lavra de Gilmar Mendes, em 48 horas, o que estarreceu o universo jurídico.

Supõe-se que Gilmar Mendes consiga recorrer para o próprio STF onde poderá pedir vistas do processo ou reverter a decisão com voto de sua relatoria.

Onde está Gilmar Mendes não se pode duvidar de nada.

Provado
Não só o depoimento do ex-servidor da Câmara. Também os dados eletro-eletrônicos – como a utilização do login de Eduardo Cunha – identificados na busca judicial autorizada pelo ministro Teori Zavascki.

Os elementos comprovam o achaque do atual presidente da Câmara contra empresas que prestavam serviço a Petrobras para beneficiar-se do esquema de propinas, fato denunciado pelo doleiro Yousseff.

As provas coligidas, confirmando os fatos denunciados pelo ex-diretor do Centro de Informática da Câmara, Luiz Antonio Eira, justificariam  pelo menos  um pedido de cassação do parlamentar junto ao Conselho de Ética.

Pensar em cassação fica somente no sonho do Bessinha.


Tô nem aí!
Considerando que estrangeiros (países e empresas) passam a investir pesado na Petrobras uma coisa fica clara: ou aquela parcela da imprensa brasileira – representante das elites que desejam a entrega da estatal – anda mentindo ou não é levada a sério. 

Ainda que as duas coisas se encontrem num ponto comum certo é que lá fora não valorizam o que nossa augusta mídia fala do país.

A conclusão é mais que óbvia: definitivamente nossa mídia – especialmente no que diz respeito a Petrobras – não é levada a sério lá fora.

A bengala de alguns
Demonstrado está que, sob a égide de interesses, servidores públicos se distinguem. Juízes de Tribunais superiores são mais que promotores, que servidores etc. 

Há quem possa estar lucidamente capaz aos 75 anos, reconheça-se. No entanto somente os eleitos pela PEC da bengala. 

Os demais... ah!, são os demais.

Cheiro de casuísmo
Uma das regras mais sadias e perenes no universo do direito diz respeito aos efeitos das leis. Todas elas – à exceção daquelas em matéria penal que beneficiem o acusado/condenado – entram em vigor a partir de sua publicação. O que quer dizer que seus efeitos o são para o tempo adiante de sua publicação.

A crítica levantada pelo ministro Marco Aurélio em relação à PEC da bengala faz sentido. Justamente por vir de um intérprete da lei. 

Para ele o mais recomendável seria que os efeitos da PEC fossem aplicados para os futuros ministros que nomeados o fossem depois da sua edição. Para não parecer casuísmo.

O que Sua Excelência não quis afirmar: onde residia o casuísmo.

Naturalmente se o dissesse afirmaria estar no conteúdo político. O de evitar nomeações futuras para o STF pelo atual governo petista. 

Às favas
Geraldo Simões tem cacife para enfrentar uma eleição. Em todos os aspectos. Transita neste ano-véspera por ver-se reconhecido no PT como o nome natural para 2016. Que terá que defini-lo até setembro deste 2015.

Está em campo. Sabendo que será candidato. Por qualquer partido. Isto acabou de deixar claro.

Assim como o conceito atual para ampliar o leque de alianças. À direita que seja.

O projeto é eleger-se prefeito.

Às favas os pruridos.

Duvide quem quiser!
Na busca por apoios ao seu nome GS pode ter ao lado um histórico inimigo: o jornal Agora.

Que não anda lá em céu de brigadeiro com o candidato natural do PSDB.

Duvidar ninguém pode. 

Principalmente em tempos de reformulação de conceitos.

Para ser visto
“A escravidão é uma história inconveniente para a elite brasileira, não há dúvida sobre isso. E eles não querem que esta questão seja discutida”. Este o depoimento que antecede a abertura de “Brasil: uma história inconveniente”. 

Toca na ferida. 

 E explica muito do que acontece atualmente no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário