domingo, 6 de setembro de 2015

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

A Firmino Rocha
Entre o absurdo e o natural, como ilustrado por Reginaldo Nasse no Facebook, veio-nos à lembrança o poeta itabunense (1910-1971) a dizer-nos que a tragédia humanitária permanece. 

E sacrificando inocentes, como o menino sírio.


Não tinha um fuzil o menino 

Queria apenas ser menino 

Viver como menino.

Não há maio de Firmino 

nem setembro, nem dezembro 

Nem mesmo há mais o menino

Natureza morta
A foto do menino morto é a morte da Humanidade toda que alimenta este morticínio. Em todos os vieses: pela fome, pelo fundamentalismo (judeu-muçulmano), pelas desigualdades todas que sustentam isso que chamam de Civilização, pela riqueza de todos concentrada em uns poucos.

O exemplo da Europa, berço da cultura Ocidental, analisado por Leonardo Bofff aqui, desconstrói as utopias.

Resta o sonho de como cada um aqui vê o menino que se foi, simbólico em sua expressão última.

O que teme Janot?
O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, requereu apuração e investigação sobre as campanhas de Lula e Dilma, fundado em delação premiada no seio da Lava Jato. Nada faz além da obrigação.

No entanto, na mesma Lava Jato há delação premiada citando Aécio Neves como beneficiário da famosa “lista de Furnas”. 

Mais que isso: há contra Aécio o resultado das apurações realizadas pela procuradora Andrea Bayão, concluídas desde 2012, confirmando os fatos da lista de Furnas, fato bem ilustrado por Conceição Lemes, no Viomundo aqui.

Até agora Rodrigo Janot não viu culpa em qualquer tucano.

Caso não seja aquela coisa de ‘um dia é de caça ao PT; o outro também’, cabe indagar: o que teme Janot?

Lições diversas
Considerando o atual inferno astral da presidente Dilma Rousseff – em muito agravado pela incompetência de alguns (não afirmemos muitos) de seus escudeiros imediatos alguém poderia lembrar aquele vivido por FHC no início de seu segundo mandato.

Na esteira do raciocínio a oposição de hoje vislumbraria a certeza de que a situação perderá a eleição de 2018, como a de ontem enxergava o final do mandato de FHC visando 2002.

Alguns fatores, no entanto, não alimentam tal certeza. A primeira delas, a insistência de pesquisas afirmando que Lula será derrotado fragorosamente por qualquer dos tucanos Aécio, Alckmin e Serra.

Já consideramos neste espaço a razão da suspeita ‘insistência’: temor a Lula.

Outras vertentes, ainda, vêm-nos à mente, levando em consideração as situações de Dilma e FHC em início de segundo mandato. 

A primeira delas é de que a situação pretérita de cada um é bastante diversa: as políticas sociais e de redução das desigualdades promovidas por um e outro mais se afirmam por fazer continuar o projeto em favor do atual governo.

A segunda,é bastante elucidativa: o candidato (possível) de Dilma se chama Lula e não Serra. O que dispensa racionamento e apagão no final do governo Dilma. 

Não brinquem com fogo! I
O deputado Marco Feliciano acionou Eduardo Cunha para por em andamento uma interpelação judicial contra a ex-deputada Luciana Genro. Tudo em decorrência de diálogos tuitais:
Não brinquem com fogo! II
No caso sob comento, ainda que esteja na moda a utilização da delação premiada ou do domínio do fato, mesmo do dolo eventual de Moro, ainda que em nível judicial a prova deva ser pré-constituída, moralmente não custa provocar por exame de sangue e de urina de quem não tenha culpa para ver quem tem razão.

Coisa assim que pode se desdobrar em fato como naquela manchete “Metade da Câmara é de ladrões” substituída por “Metade da Câmara NÃO é de ladrões”. (O fato do "Febeapá" pontepretano, decorreu da indignação de vereadores de uma localidade cearense em relação a uma manchete do jornal local que acusava a metade da composição por falcatruas).

Imagine a ex-deputada Luciana Genro se oferecendo a um exame público e desafiando Marco Feliciano e colegas a fazê-lo. E  por um destes acontecidos  um deputado  e mais outro... e mais outro...  resolva mostrar que não faz parte da turma!

Quem não participar assume a culpa. Inclusive senador. 

Tempos bicudos
O tucanos são bicudos. Mas nunca imaginaram ter um Bicudo como aliado.

Nem os filhos!
Registramos neste espaço, na quarta 2 (As faces da gênese), nossa incompreensão diante da posição do ex-petista Hélio Bicudo em protocolar pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Destacamos o fato de que  para alguém que contribuiu para a elaboração das políticas de Estado postas em prática pelo PT  constituía-se numa postura que beirava o nonsense e a estupidez.

Algum leitor pode ter-nos visto como um exagerado. Mas, nem os filhos de Hélio Bicudo concordam com ele. aqui

Pedido pra quê?
A OAB pede ao STF a concessão de liminar para que, nas eleições de 2016, sejam impedidas as doações por empresas. É a solução que tenta diante do ilustre ministro haver sentado  com pedido de vistas  na ação de inconstitucionalidade já vitoriosa por 6 x 1 e segura por Gilmar desde abril de 2014.

Corre a OAB o risco de o ministro Fux, relator, levar o tema ao plenário. E novamente Gilmar Mendes pedir vistas.

Bem que poderia a OAB fazer um favor à sociedade  e à Justiça em si – pedindo o impeachment de Mendes junto ao Senado.

charge bessinha gilmar

É demais!
Mercadante manda avisar a Paul Singer: o cargo que ocupa desde 2003 ‘pertence ao PDT’. Singer ocupa a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho e Emprego, que entra na cota de arrumação da base política no Congresso de ‘porteira fechada’ para o PDT. Outros detalhes aqui

Para o nível de mediocridade que norteia a coordenação política do Governo Federal a biografia e história aqui de Singer e seus 25 livros publicados são um incômodo. 

Como está sinalizado, a coordenação política de Mercadante vai entregar o país a qualquer um, desde que seja de um partido que possa garantir votos no Congresso.

A competência e o respeito dos Paul Singer fica para outra hora, porque agora o que interessa ao 'afundador' Mercadante é voto e não serviço.

A incompetência de Mercadante causa um prejuízo desta estirpe. Por essas e outras há quem pense que se o PT Governo visa praticar o que o PSDB e quejandos sempre praticaram que então entregue o poder. 

A não ser que apenas defenda alguns cargos. Como o de Mercadante.

Mais de 1 milhão de barris
Assim caminha a produção da Petrobras no pré-sal. Já contribui com mais de 1/3 de toda a produção da estatal. Leia mais em Pré-sal já ultrapassa 1 milhao de barris/dia

E o senador e ex-presidenciável tucano José Serra liderando o entreguismo com sua proposta de transferir o controle da exploração da riqueza às petroleiras estrangeiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário