domingo, 1 de novembro de 2015

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________
Óbito
Definitivamente excluído do rol de espécies ameaçadas. Agora integra a lista das extintas. Há 43 anos o US Fish and Wildlife Service mantinha o puma cougar do Leste dentre os ameaçadas.

O felino habitava a América do Norte  do Canadá a Carolina do Sul(USA)  e o último encontrado, em 1938, estava morto. 

A confirmação de sua inclusão entre as espécies extintas está registrado pelo Bioscience Tecnology (A foto abaixo é ilustrativa).

Para quem já extinguiu povos indígenas um pumazinho nada representa para o estadunidense.



Surpreendem
Para um país com economia à beira do abismo – segundo parcela considerável de comentaristas em economia e analistas de grande mídia – causa espécie que – diante das previsões de bancos como Bradesco e Itaú de ingressos na ordem de 3,4 e 4,5 bilhões de dólares – os investidores estrangeiros tenham jogado no país, em setembro, no chamado Investimento Direito no Pais, o correspondente a US$ 6,037 bilhões.

Especulam outros 6 bilhões para outubro.

Enquadrado
Registramos na edição passada deste DE RODAPÉS... que "Declarações de militares enquanto no exercício da função deveriam limitar-se à sua dimensão institucional. Nunca política. Quando militar envereda por emitir opinião política está a serviço de alguma coisa nada producente às instituições democráticas."

A postura  que contraria as normas militares  encontrou resposta: o ilustre foi exonerado da função de comando e está exercendo atividade na Secretaria de Economia e Finanças do Exército, em Brasília.

Longe de microfones e holofotes.


Inimigo interno
Enquanto a batalha tem adversário definido sabe o comandante quem enfrentar. Não é o caso da presidente Dilma, a considerar declaração atribuída a Levy, no Marrocos, divulgada pela Reuters, de que “O Brasil pode rever obrigatoriedade da Petrobras como operadora única do pré-sal”.

Eduardo Braga (das Minas e Energia) já agradara plateia estadunidense com igual promessa.

Com assessores dessa estirpe a qualquer momento – por engano – a Presidente pode assinar a entrega do pré-sal às petroleiras internacionais.

Lembo
De Cláudio Lembo  não sabemos se ainda ou ex-DEM , segundo o DCM, sobre a declaração de FHC de que Dilma deveria renunciar para apaziguar o país: "Um ex-presidente não devia falar isso. Eu também acho que ele deveria ter renunciado quando comprou a reeleição". 

Esperando Godot
Do UOL - A Volkswagen anuncia indenização pelo que causou às vítimas da repressão política no tempo da ditadura. Citada em depoimentos à Comissão da Verdade a empresa busca redimir sua imagem de vínculo com a tortura e negocia com o Ministério Público Federal os caminhos.

As vítimas também esperam igual comportamento do sistema Globo e da Folha de São Paulo, que chegou até a emprestar veículos da redação para encobrir ações escusas da repressão.

Crise
Em nível de catastrofismo parcela considerável de nossa 'grande' imprensa (incluindo a radiodifusão) pouco compara. Crise, só no Brasil.

Divulgado, pelo Valor, que a Chevron (petroleira queridinha do senador José Serra) teve queda de 63,6% nos lucros, na comparação anual. E está demitindo entre 6 a 7 mil trabalhadores.

Por aqui o mesmo Serra pretende retirar a Petrobras do pré-sal, alegando falta da capacidade de investimento.

Detalhe: a Petrobras continua dando lucro e investindo. E não pretende demitir.

Ai, doeu!
Disponibilizamos a carta da professora aposentada Maria Aparecida Franco Góes. Primeiro, por ser aberta, publicada no BR29 aqui; segundo, pela força de seu conteúdo. Que deixamos ao leitor para análise.

"Nosso país tem tomado alguns rumos que, talvez, não sejam os melhores. Algumas decisões da equipe econômica da presidente Dilma Rousseff tem sido precipitadas e, certamente estão em desencontro com tudo aquilo que ela pregou durante a campanha de 2014.

Mas isso é motivo para o comportamento agressivo, mesquinho, egoísta, individualista e infantil que V.Ex.ª tem manifestado diante da mídia e das redes sociais?

Qual a proposta que o senhor tem a oferecer para ajudar a conter atual crise política e econômica pela qual o meu país está atravessando?

Aliás, quais são as propostas que V.Ex.ª tem apresentado, como senador, ao meu estado de Minas Gerais durante esses últimos quatro anos?

Que tipo de contribuição social V.Ex.ª ou o seu partido (que já não é mais o meu partido) tem dado às pessoas pobres desse imenso Brasil ?"

Do PSOL
Para que se perceba a quantas anda a esquerda no Brasil em nível de filiações. O PSOL, por exemplo, originário de um dissensão dentro do PT, crítico mordaz do centro-esquerda petista, ficou famoso por abrigar uma tal de Celene Carvalho – ora endeusada por sua postura deplorável ao agredir Eduardo Suplicy e Fernando Haddad na Livraria Cultura em São Paulo – expressão facial e cultural do fascismo contemporâneo nesta terra brasilis.

Detalhe: a moça não só anda filiada ao PSOL. Pela sigla também foi candidata a prefeita de São Lourenço, em Minas Gerais.

A turma do PSOL está correndo atrás da expulsão. Um pouco tarde, certamente. 

Sem considerar que pior do que ter que expulsar a ilustre dona Celene Carvalho foi tê-la admitido como filiada e tê-la como candidata a um cargo pelo partido.

Não vem ao caso
A análise promovida pelo PT em relação às contas de campanha do candidato Aécio Neves detectou uma série de irregularidades que vão de incompatibilidades no quanto arrecadado a recibos inconsistentes, passando por doações também irregulares à luz da legislação eleitoral.

Por tal razão e fundamentos pede a abertura de investigação.

O PT malha em ferro frio. Afinal – como diz Moro em Curitiba quando aparece a citação de tucano na Lava Jato – tais fatos não vêem ao caso

Por outro lado, o PSDB e seus tucanos de bico pesado são inalcançáveis.

Ontem e hoje
Para que se perceba – ainda que em nível de especulação – a quantas andam as coisas neste país. A Lava Jato, sucesso: a Zelotes, primo pobre. Ainda que esta última revelasse – desde que vazada – um universo financeiro em muito superior ao ‘queijinho’ da Lava jato não se viu qualquer preocupação do noticiário – leia-se, grande mídia – em denunciar os fatos nela revelados.

No entanto, de uma hora para outra ou – quem sabe? – de um segundo para outro, a possibilidade de enquadrar alguém vinculado a Lula abriu as porteiras para o estouro da boiada para integrar a mansão do primo rico.

Suspeita
Considerando o andar da carruagem das apurações de alguns membros da Polícia Federal e de alguns outros tantos do Ministério Público Federal, não será surpresa – como diz alguém da rede – que seja presa D. Marisa (mulher de Lula) caso a mulher de Aécio cometa algum deslize.

Os que podem 
Vivemos uma situação inusitada. Num dos extremos, há quem veja o PT como integrado de santos e insuscetível de algum petista cometer ilícito e, de outro, os que nele vêem a fonte de toda ilicitude cometida nesta terra brasilis e, em si mesmos, os santos.

Dentre estes últimos – os que promovem ação político-partidária no exercício de funções públicas – estão um ministro do STF (Gilmar Mendes), alguns delegados da Polícia Federal, alguns titulares do MPF.

Damous
Como advogado é dos poucos que assumiram função administrativa que não se curvam à mídia. A sua fala cobrando da OAB a defesa de prerrogativas não constitui somente uma denúncia das irregularidades cometidas por setores do Judiciário, Ministério Público e Delegados da Polícia Federal, mas seca denúncia de omissão da Ordem diante dos descalabros.

Uns cometem ilícitos por comissão; outros, por omissão. A OAB está entre os últimos, ao calar-se como instituição.

Quem paga a conta
Mais fatos envolvendo a Jesus.com  empresa de Eduardo Cunha para abrigar automóveis e quejandos vários, em nome dele e de familiares  dão conta de que o abastecimento de ditos veículos vem debitado às despesas como deputado.

Tudo está sob apuração. Afinal, quem paga a conta é o povo.

Mais uma do 'ungido' do senhor dinheiro.

Quá-quá-quá-quá-quá-quá...
Quanto mais longa a gargalhada, reflexo da qualidade da piada.

José Eduardo Cardozo – que se diz ministro da Justiça, comandante em chefe da Polícia Federal – pediu ‘explicações’ à chefia do órgão em razão de haver promovido uma intimação às 23 horas.

Parece que Sua Excelência, que ainda nem mesmo tomou qualquer providência diante das comprovadas escutas ilegais plantadas em celas da PF de Curitiba, imagina-se realmente um Ministro da Justiça.

Quá-quá-quá-quá-quá-quá-quá-quá-quá-quá-quá-quá...

Assistindo

                           ilustração porto sul (2) 

De nossa parte estaremos observando o desenrolar desta pantomima: o Tribunal de Contas da União buscando retardar um projeto da magnitude do complexo intermodal, ao pretender reduzir o curso da ferrovia por questões técnico-político-financeiras.

Limitar o destino da ferrovia Oeste-Leste é inviabilizar o Porto Sul. E – depois – para que aeroporto?

Parece que o TCU deseja o intermodal tão somente como verbete no Wikipédia.

De nossa parte ficaremos observando  repetimos  o desenrolar dessa pantomima. E a reação da sociedade baiana. 

Porque o governador Rui Costa já disse o que precisava ser dito nesse instante.

Nos limites que lhe cabe. Enfrentamento cabe ao povo. Que, afinal, não pode deixar o governador só.



Nenhum comentário:

Postar um comentário