domingo, 22 de novembro de 2015

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

Apocalipse

Morríamos quando infeccionados. Alexander Fleming ‘ressurgiu’ os infectados com a descoberta da Penicilina, em 1928, por força de um ‘esquecimento’: ao sair de férias e esquecera ao relento algumas placas com culturas de micro-organismos no laboratório do Hospital St. Mary, em Londres, onde pesquisava o Staphylococus. Ao retornar, percebeu que uma das suas culturas tinha sido contaminada por uma espécie de bolor e – Heureka! – em volta das colônias deste não mais havia bactérias. Daí a descoberta de um fungo – o Penicillium – causador do efeito bactericida.

Experimentado em humanos, pela primeira vez, em 1941, o efeito da Penicilina salvou milhares de vidas de soldados aliados no curso da segunda Guerra. 

Outros antibióticos surgiram, inclusive para enfrentar os processos de resistência pela mutação genética de bactérias.

Nem passados 90 anos da descoberta e já se fala no fim daquela Era iniciada nos anos 40 do século passado. Estamos perdendo a batalha, segundo afirmam cientistas chineses, que “identificaram uma mutação genética, denominada gene MCR-1, que permite às bactérias se tornarem altamente resistentes à colistina (também conhecida como polimixina), antibiótico geralmente usado como último recurso no caso de ineficácia de medicamentos, como registra James Galagher na BBC Brasil.

Ainda que não se consuma no imediato (o processo está no início de avanço espacial) há o risco de retornarmos aos idos da Idade Média. A fonte de preocupação reside no fato de "que o novo gene da resistência se associe a outros que assolam hospitais, produzindo bactérias resistentes a todos os tratamentos, o que é conhecido como pan-resistência."

Caso não nos utilizemos dos vírus, os inimigos naturais das bactérias – como dizem os mesmos cientistas.

Escândalo internacional
A máfia financeira grampeou o Brasil manipulando a moeda nacional. Ou seja, jogou no câmbio para artificializar o real valor de nossa moeda, levada de roldão no viés dos 'derivativos cambiais' combinando cotações falsas, compartilhando, ainda, lucros e dados de clientes, como expresso por José Casado em Só o BC não viu em O Globo

Ao menos R$ 50 bilhões foram desviados de nossas exportações. O sistema mafioso está sob investigação "no Brasil, nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Cinco (JP Morgan, Citigroup, Barclays, RBS e UBS) já admitiram culpa em processos nos EUA. As primeiras multas americanas somam US$ 6,4 bilhões."


"A investigação brasileira é comandada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica. O Cade aceitou acordo proposto pelo suíço UBS que, em julho, confessou, entregou provas contra outros bancos e delatou 30 pessoas físicas envolvidas na fraude do câmbio do real."

A omissão do BC é flagrante, por não perceber(!) tamanho esquema. 

E há quem sonhe com um Banco Central inteiramente independente. Mais controlado, ainda, pelo sistema financeiro.


A outra lista
O senador Aécio Neves é chegado a fazer-se presente em ‘listas’. Na de Furnas, fato público e notório, recebendo dinheiro da estatal... sobejamente documentado. Agora, beneficiados de uma outra lista: a dos que voaram – indevidamente – em aviões e helicóptero do Estado de Minas Gerais enquanto governador.

Em torno de 1430 viagens, com destaque especial para o fato de que 110 delas sairam do aeroporto de Cláudio (aquele construído na fazenda de um tio e não constante da relação autorizada pela ANAC).

O DCM debulhou, com exclusividade, os beneficiados - de familiares a amigos - por Aécio em A lista completa dos 'empréstimos' de aeronaves de Minas por Aécio

Que não dispensa FHC, naturalmente.

Imagine o rapaz presidente da República com a Força Aérea sob controle!

aroeira e jatinho do aecio

Sonho e quimera
A votação de Aécio não passou de 15% em 2014. Afirma-o Montenegro do IBOPE. Para ele, os outros 33% são os que votam contra o PT, não importando em quem.

Aécio se acha o dono de tudo, coisa assim de envergonhar Luiz XIV, aquele do “L’ état c' est moi”.

E vai rachando o PSDB.

Gostaram
Com ajuda valiosa da imprensa aquela apreensão de cocaína pura transportada no helicóptero de Perrella caiu no esquecimento. Nunca divulgado o nome do beneficiário da carga.

A turma gostou. Outros 350 Kgs foram encontrados em avião obrigado a pousar depois dos disparos de caças da Força Aérea.

O fato, ocorrido na terça 17, foi noticiado pela Folha. Mas não houve a repercussão que exigia. 

Nem mesmo a perguntinha ingênua  a quem pertencia – foi feita em relação ao avião.

A lucidez não alcança a todos
PHA, no Conversa Afiada, veicula texto de Pedro Maciel, que entendemos oportuno para reflexão do leitor (aliás, abordando uma vertente que temos defendido neste espaço: de que não se pode sacrificar o país e seu povo tendo como mote a corrupção. Afinal, punir bandidos não significa inviabilizar empresas).

“Há em curso um positivo movimento de combate à corrupção, um desejo genuíno de passar a limpo os Poderes, Instituições e estruturas, públicas e privadas. Todo movimento social genuíno é válido e legitimo. 

Mas a mim causa inquietação o combate à corrupção ser apresentado pela mídia e pela oposição como sendo a principal ou única agenda nacional, em torno da qual o governo federal deveria e seria obrigado a mover-se, quase que exclusivamente. 

Será que é isso mesmo? Será que o combate à corrupção é a principal ação dos governos? Penso que não, pois há uma sociedade livre, justa e solidária a ser construir; temos de garantir o desenvolvimento nacional; é objetivo erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; assim como promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, isso está previsto no artigo 3° da Constituição Federal. Além disso tudo há o combate à miséria; o permanente combate à inflação; os cuidados com a política macroeconômica; os necessários investimentos em infra-estrutura; as políticas públicas no campo da educação, da saúde e da cultura.

O combate à corrupção é necessário e fundamental evidentemente, mas não é uma agenda propriamente dita, não se deve suspender os programas e projetos de Estado ou de governo por conta disso, pois ele [o combate à corrupção] deve estar contido em todas as ações cidadãs, nas ações de Estado e de governo e em todas as estruturas e instituições públicas e privadas do País. Por outro lado, nossa postura em relação à corrupção deve ser denunciar, combater os efeitos e eliminar as causas, sempre nos termos da lei.”

Palavras postas sob a égide da lucidez. Que muitos insistem em não querer vê-la em prática.

Globo ao vaso
Para atender às necessidades dos telespectadores e do mercado quem não tem onde se socorrer é a TV Globo. Caso o sinal analógico fosse interrompido hoje e a publicidade da platinada dependesse de aparelhos ligados na TV digital estaria simplesmente quebrada.

Registre-se que ‘estaria quebrada’ – a rede Globo – não os seus proprietários, herdeiros de bilhões acumulados durante todo o período da ditadura militar e da sua própria, quando nomeava e exonerava ministros etc.

Há quem esteja sugerindo aumento para o faturamento da Globo com o lançamento do game ‘globo ao vaso’. 

Miniatura

Não é piada
Um deputado – para percebermos o nível de preocupação de muitos deles para com o país – propõe a proibição de sutiã com bojo no Brasil por se tratar de propaganda enganosa. 

Para o deputado Gilmar Quintanilha (DEM-RJ) “é deveras frustrante para o homem ao desabotoar o sutiã e perceber o seio da sua desejada desabar abruptamente. Perdemos a excitação e somos abatidos pela frustração de termos sido enganados por este truque infame.

Para o ilustrado deputado – que vê na relação entre homem e mulher um pacto de natureza mercantil – “o jogo da sedução se dá numa relação de oferta e procura. As mulheres se valem de adereços desonestos para publicizar seus corpos e potencializar sua possibilidade de seduzir. Usar elementos que driblam a percepção plena do produto que o consumidor do atributo irá consumir é crime”.

Ah! Stanislaw Ponte Preta... Ah! Nestor de Hollanda...

Avanço democrático
A impressão do voto – para fins de conferência, de recurso, se necessário – é a confirmação da legitimidade e da democracia do voto. Alvíssaras ao Congresso por inseri-lo na reforma política. O lamentável veto de Dilma – dizem que sob pressão dos arautos do TSE – foi revisto. 

Felizmente!

Ao lado da proibição do financiamento empresarial de campanhas político-eleitorais abre-se um caminho por trilhar para aprimorar a lisura de pleitos.

Não faltarão – certamente – os que buscarão burlar os avanços. Com o risco concreto de cometerem crime.

Como registro histórico: uma vitória das propostas de Leonel Brizola e de Roberto Requião.

Kama Sutra
Para atender “às necessidades dos leitores e do mercado” a Abril anunciou o fechamento de mais três revistas, incluindo a Playboy.

Considerando a informação poderíamos deduzir que o brasileiro não gosta de mulher pelada.

Não falta gozador para dizer que a questão é outra: a exportação brasileira de jegues causa danos irreversíveis ao universo leitor da Abril.

Além de que não causa nenhum problema à editora, pelo fato de a Veja – outra revista da Abril – já andar expondo sexo explícito – sacanagem, mesmo – há muito.  

No mais, nada contra ao novo caminho para reformulação do nome de fantasia em relação ao objeto da natureza jurídica da editora.
                       Miniatura

Antônio Lopes
Como não é texto para mísero rodapé – tamanha a magnitude do autor de “Com o Mar Entre os Dedos” dentre os luminares de nossa Literatura – traduziremos nossa impressão sobre o recém lançado trabalho de Lopes proximamente.

Registramos haver o pernambucano/macuquense brindado admiradores na última sexta 20 com lançamento da obra em Buerarema. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário