domingo, 12 de maio de 2019

"Por quem os sinos dobram"

Para estudo
Temos visto/lido manifestações pró e contra a condenação de Lula no caso do tríplex de Guarujá. Os que acompanhamos várias fases do processo, incluindo ouvida de testemunhas (onde nenhuma, inclusive das arroladas pela acusação, implica o ex-presidente) nunca entenderíamos a razão por que da condenação sustentada em ilações e delação premiada não fora um projeto hegemônico, em nível mundial, que está por trás de tudo, haja vista o que ora testemunhamos em nível de entrega do país.

Mas, do comentado nada seria estranho desde que amparado no noticiário, inteiramente descompromissado com a verdade factual. Tampouco do julgador em si, compromissado em efetivar o que efetivou.

Mas, ainda que este universo de juristas (brasileiros e estrangeiros) afirme que não há fundamentação jurídico-probatória para a condenação poderíamos tê-los, todos, como “lacaios de Moscou”, “comunistas”, “petralhas” e quejandos tais, que adjetivam os comentários.

No entanto, difícil de entender que advogados se deixem levar pela paixão ao comentar dito processo.

Alheio às paixões disponibilizamos a íntegra dos embargos de declaração interpostos pela defesa de Lula (GGN), onde todos os argumentos expendidos podem alimentar a interpretação em torno da verdade factual. Ei-los para a devida contraposição.

Faça a conta
O entreguismo pátrio, em sua versão mais nefasta – a atual – está em fase de permanente orgasmo por entregar a Petrobras às petroleiras estrangeiras aqueles 5 bilhões de barris de óleo adquiridos ao pré-sal por 42 bilhões de dólares, para exploração por 40 anos, ao tempo em que a moeda estadunidense estava a 1,75.

A euforia gira na possibilidade de caixa para a Petrobras de cerca de 106 bilhões de reais desta cessão que será levada a leilão.

Faça a conta o leitor: aqueles 42 bilhões de dólares pagos pela Petrobras hoje representam 168 bilhões. Ou seja: venderá por menos do que comprou, apurando em torno de 2/3 do dispendido à época.

Agora, outra continha: aqueles 5 bilhões de barris representam hoje (barril a 75 dólares) o equivalente a 1,5 TRILHÃO DE REAIS.

Assim, a Petrobras entrega/vende/doa 1,5 trilhão de reais por apenas 106 bilhões, entrega 100% por 8%.

Agora, imagine o leitor que as estimativas de reservas do pré-sal chegariam a, por baixo, 200 bilhões de barris (em torno de 130 bilhões já admitidos), ou seja, 15 trilhões de dólares ou, simplesmente, 60 trilhões de reais, o equivalente a 15 PIBs brasileiros.

Ressalte-se, por fim, que o custo de extração pela Petrobras varia entre 8 e 14 dólares.

Senso de justiça de Cármen Lúcia
O réu, condenado por crime ambiental, flagrado pescando em época de defeso, ainda que nenhum peixe houvesse pescado, não obteve habeas corpus, impetrado em fevereiro último, denegado pela ministra Cármen Lúcia, do STF, denuncia Luis Nassif

Morreu aos 33 anos, na cadeia, deixando sete filhos. 

A mesma Cármen Lúcia, que deixou prescrever procedimento por crime atribuído a Aécio Neves. 

Não sabemos para quem Ernest Hemingway  dedicaria sua obra famosa: se aos filhos do falecido (todos crianças) ou se à ministra, enquanto se regala com um medalhão de lagosta e vinho importado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário