domingo, 25 de janeiro de 2015

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

Martírio I
Há 70 anos, feitos no último dia 27, os soviéticos libertavam Auschwtz, salvando os remanescentes dos 1,1 milhão que ali foram mortos nos crematórios. O mundo se via conhecedor de uma tragédia inominável.


Martírio II
Ultrapassados os 70 anos de libertação dos presos em Auschwitz permanece o mundo convivendo com outro martírio. 

Este causado não pelo nazismo, mas pela inominável concentração da riqueza.




De cortar o coração I
Sensibiliza sobremodo a situação de crianças pelo mundo. Onde a miséria campeia são elas as maiores vítimas.

Há quem seja contra o Programa Bolsa Família. 

Ainda que se sinta abalada emocionalmente com o quadro além país.


De cortar o coração II
Hoje 1% da população mundial detém quase 50% da riqueza do planeta. O que representa um total de 263 TRILHÕES DE DÓLARES em números de 2014

Bastaria 1% dos lucros dessa riqueza para aliviar/eliminar a miséria e a fome no mundo.

No entanto, alimentam os urubus com crianças.


Recado
Evo Morales – que preside um país antes nem mesmo com direito a ser chamado de ‘república de bananas’ – afirmou, no discurso de posse, que em sua economia “no mandan los gringos, mandan los índios”.

Prestigiando a posse lá estava a presidente Dilma Rousseff. 

Que levou um gringo para seu Ministério da Fazenda. Que já abriu seu saco de maldades.

Premiando o criminoso I
Houve época em que a corrupção rendia 10%. Que o diga o famoso Relatório Saraiva, nos anos 70, denunciando Delfin Neto enquanto embaixador na França.

Caminha-se no Brasil, conforme denuncia Paulo Moreira Leite no Brasil 247 (clique em, http://paulomoreiraleite.com/2015/01/25/operacao-escancarada/) para uma vergonhosa ‘negociação’ onde o doleiro Yousseff perceberá 2% dos recursos por ele desviados que retornem ao Brasil. Para ganhar seus 2% basta ‘dedurar’.

Ou seja: o ladrão passa a ser premiado pelo crime.

Premiando o criminoso II
O que mais espanta é a bandidagem encontrar apoio nas autoridades. O escândalo está respaldado pelo juiz Sérgio Moro.

A indignação alcança o mundo jurídico. Registra PML: “Para Claudio José Lagroiva Pereira, professor de Direito Processual Penal na PUC paulista, instituição da qual foi vice-reitor, a decisão envolve uma medida absurda: ‘como é que o Estado brasileiro vai tirar uma porcentagem de um dinheiro que deve ser devolvido ao povo brasileiro, pois é fruto da corrupção, para entregar a um bandido?’”

Indagação outra que se faz: O que leva o juiz Moro a promover tal absurdo?

Racionamento I
Claro que pode ocorrer um racionamento. Afinal, a matriz da energia brasileira em muito está centrada em hidroelétricas. 

E as do Sudeste apresentam nível nada ideal para suportar uma estiagem prolongada.

Racionamento II
Ninguém é louco de hospício para colocar a mão no fogo sem correr o risco de ficar maneta. Mas a insistência com que vem sendo afirmada a iminência de um apagão seguido de um racionamento prolongado no fornecimento de energia elétrica (modelo FHC 2001/2002) deixa entrever falta de análise técnica.

Em 2001/2002 não ocorreu falta de energia, mas investimentos em linhas de transmissão que fizessem transportar energia gerada em uma região para outra.

Os investimentos em linhas de transmissão foram efetivados nos últimos anos.

Não bastasse, o aumento da oferta de energia ocorre com a entrada em funcionamento de novas hidroelétrica sediadas na Região Norte.

Racionamento III
O Brasil tem feito uma opção, inclusive por pressão de parte da sociedade, e insiste em não produzir mais energia nuclear. Que independe de chuvas.

Além do mais, o Brasil poderia dispor de muito mais energia gerada em hidroelétricas se não houvesse a resistência de órgãos governamentais, ONGs e povos indígenas. Que chegaram a atrasar a construção de hidroelétricas por mais de 30 anos.

Agora mesmo uma área está sendo questionada para que não sejam afetados os seus ‘encantados’.

Descobrindo a pólvora
Há sinais de que descobriram a pólvora. Afinal, é o que depreendemos a partir da veiculação, alardeada : aqueles que zeraram a prova de redação do ENEN estão entre os que têm o hábito da leitura como função biológica.

As declarações de alguns dos próprios estudantes afirma ter sido a leitura, como hábito, um elemento capital para o sucesso.

Eis a pólvora descoberta.

Das lições mais antigas: quem lê escreve e raciocina melhor, tem melhor concordância e e salutar vocabulário.

Alarde deve ser à escola. Que não desenvolve o hábito e o gosto pela leitura.


Ataque mortal
Já comentamos em outro instante neste blog que os ataques a Petrobras (mais acentuados que aos que rouba(ram) a estatal) têm objetivo definido: enfraquecê-la para alimentar a sanha dos que desejam tê-la, como hoje têm a Vale do Rio Doce, a Telebras, os bancos estaduais etc.

Artigo do economista Adriano Benayon traduz à perfeição o que está ocorrendo. Clique em http://jornalggn.com.br/noticia/golpe-final-na-soberania-do-pais-por-adriano-benayon 

Caso o leitor lembre das campanhas que levaram Getúlio a suicidar-se, à origem do parlamentarismo, ao golpe de 1964 perceberá que tudo se repete. Com os mesmos personagens travestidos em outros nomes.

Duvide quem quiser
Por mais que diga não difícil não existir o dedo de Geraldo Simões na divulgação de apurações na DIREC em relação a ex-dirigentes dos órgão.

Mais se aperfeiçoa este raciocínio a circunstância de o fato ter ocorrido (se ocorreu) há muito tempo e somente agora ser levantada a poeira.

Mormente quando alguém que não interessa a GS pretende (re)assumir a função.

Razões
Geraldo manda um recado: o de que não pensem que está morto.

No contraponto: conquistar um espaço que ora não dispõe no atual governo.

A tal sindicância pode ser seu último trunfo. Ou o único de que dispõe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário