domingo, 10 de janeiro de 2016

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________


Argentina
Não se deve negar que a eleição de Macri na Argentina vai realizando os sonhos neoliberais de alguns brasileiros, que esperavam em Aécio o seu mágico e redentor.

A recente atitude dos hermanos foi dispensar os médicos cubanos do programa Mais Médicos de lá. Que  como aqui  trabalhavam onde os de lá  como os daqui  não queriam servir.

Há gente exultante por aqui.

Possivelmente pronta e disposta para atuar no exército de Macri quando as mobilizações populares começarem a reagir.

Laboratório de nosferatu
A Argentina vai funcionando como laboratório para o decadente neoliberalismo.

Típico laboratório de nosferatu, palavra aqui posta em sua significação românica, como sinônimo de vampiro.

Para quem deseje sentir o clima pode buscar os filmes homônimos de Friedrich W. Murnau (1922) e Werner Herzog (1979).

A banca exulta.

O filme perfeito
Nos tempos do ‘milagre econômico’ na ditadura a mensagem do dia era ‘fazer o bolo crescer para depois distribuir’. 

Ao lado, sustentando tal política no imaginário da população, como mantra da elite, o famoso ‘ensinar a pescar é melhor que dar o peixe’. Vinculando o ensinar a pescar com o fazer crescer o bolo chegaríamos à perfeição na distribuição de renda.

Quarenta anos são passados. O mantra se repete a cada instante. Temos mais de 600 bilhões de dólares escondidos no exterior e anualmente a sonegação beira outro meio trilhão de reais.

Não precisamos ir longe para compreender quem fica com o bolo. Ainda que o povo tenha aprendido a pescar.

                 Miniatura

Até os indiozinhos de colo!
Em nosso Amendoeiras de Outono (Via Litterarum) um dos personagens, aboletado em Paris, por lá sempre ouve que somos descendentes "dos 'irresponsáveis' perante a mata e o índio:  se a este matam, àquela extinguem."

Doída realidade. Já dizimaram praticamente os povos indígenas. Pela fome, doenças e aculturação.

Passam à conclusão pelo extermínio direto. 

Como fizeram com a criança índia Kaingang, de dois anos, no município de Imbituba-SC, conforme denúncia do CIMI-Sul; degolada enquanto era amamentada dentro de uma estação rodoviária.

Em avançado estágio a destruição da biodiversidade. E de roldão, a fauna primitiva: índio.

A ilusão
O não-sujeito de direitos preenche considerável parte do universo adolescente brasileiro. O ordenamento jurídico – capitaneado pela Constituição Federal – outorgou-lhe garantias várias. Dentre elas – a mais elementar e primordial – o direito à vida e à liberdade de ser e viver como criança e adolescente. Na esteira, a educação.

Na sociedade excludente – por vocação e princípios – onde o indivíduo não passa de peça de reposição na massa uniforme da força de trabalho para corresponder à máquina coordenada pelo capital, negar o menor dos direitos à criança e ao adolescente corresponde a torná-lo inexistente, porque nunca chegará àquela utilidade. 

E não chegando jamais se tornará parte desta sociedade. 

A saída – dolorosa – é buscar quem o reconheça, enquanto vida ainda tiver.

Amparando-o, o crime, o único que o reconhece útil.

Esclarecendo
Bastante singular o que está ocorrendo no seio da Operação Zelotes (e seus promovidos desdobramentos). Os senhores investigadores esqueceram-se – pelo menos por conveniência ou desinteresse – de vazar informações (certamente por falta de algum petista entre os apurados) em torno do real objeto daquela operação: definir autoria e indiciar os responsáveis pelo escândalo que envolve prejuízos de cerca de R$ 20 bilhões para o Governo.

Esqueceram-se do Bradesco, do Bank Boston, do Pactual, do Santander, do Itaú, do Safra, da Gerdau, da Ford, da MMC-Mitsubishi, da RBS (Globo), etc. etc. e cuidam de ‘apurar’ vantagens obtidas por parlamentares para a aprovação de Medidas Provisórias.

Para tanto o ex-presidente Lula foi convidado a esclarecer em torno de fatos envolvendo a edição de Medidas Provisórias que desoneraram empresas.

O que falta esclarecer
Lula esclareceu. Não custa agora o brasileiro comum cobrar da Polícia Federal, e seus delegados, bem como do MP, do Judiciário, o "esclarecimento" – à sociedade que paga seus gordos salários, como funcionários públicos que são – do porquê da guinada da operação Zelotes em relação a seus objetivos originais. 

A operação já em abril de 2014 se arvorava em apurar até as últimas consequências o que começou com a venda de "soluções mágicas" dentro do CARF, órgão de apoio a Receita Federal, com vários empresários gordos do Brasil, bem como bancos, rede de televisão, e um monte de gente graúda envolvida, e que agora descamba para uma suposta investigação sem pé nem cabeça.

Limites (ou a falta de...)
Queremos crer que se trate de uma montagem veiculada por algum irresponsável na internet.

Caso contrário estamos nos limites da irresponsabilidade. 

Miniatura

O outro lado
De postagem/comentário do delegado da Polícia Federal Armando Rodrigues Coelho Neto no blog de Marcelo Auler:

Sr. Repórter. Sou contra o impeachment da presidente. Como delegado federal atesto que a PF vive seu melhor momento. Só Dilma, entre 2011/2014, aprovou 13 normas pró PF. A citação ao meu nome está truncada. A PF não está lutando contra a corrupção e sim contra o PT. A campanha salarial está contaminada pelo clima de golpe. Os delegados têm feito uma avaliação equivocada do momento político e descontextualizado, seja da crise mundial, da crise nacional e descontextualizada no tempo. Afinal, não comparam passado e presente. Usam a LAVA JATO como chantagem, mas a democracia sobreviverá”.

Para não esquecer
Há coisas que não podem cair no esquecimento. Por mais amparados que estejam os atores principais.

Miniatura

Insaciabilidade
A grita da PF por mais recursos não destoaria da realidade se não estivesse ela exercitando sua atividade em dimensões como nunca antes.

O número de operações confessa a melhoria/aumento de recursos alocados pelo Governo para a PF.

No entanto imaginar-se insuscetível de contingenciamento – quando até a Saúde e a Educação sofreram cortes – é imaginar-se ou sentir-se a ‘dona da bola’.

Chapéu alheio
A ‘ajuda’ da Veja pode complicar o juiz Moro, divulgando o que ele dispôs (depósito judicial) quando não podia dispor.

Mas – talvez – para quem compete apurar ‘não venha ao caso’. 

A ‘bondade’ do juiz Sérgio Moro para com a PF no Paraná cheira a esmola roubada de chapéu alheio.

Dinheiro havia
A 'ajuda' do juiz Sérgio Moro decorreria (no condicional, mesmo) da falta de recursos para a manutenção de veículos. Tal não ocorria, demonstra-o Fernando Brito no Tijolaço. Que observa:

"Mas creio que está mais do que suficiente – e existem mais valores – para demonstrar que há algo de muito estranho com este chororô de que o Governo, malvado, não dava verbas para manter os carros da PF paranaense e os delegados da Lava Jato tiveram de ir passar o chapéu diante do juiz Sérgio Moro que, embora “não sendo apropriado”, liberou recursos sob sua guarda para evitar o colapso da operação".

O homem (Moro) ou anda mal orientado ou mal intencionado, a ponto de cometer um ilícito para beneficiar a turma insaciável.

O mais grave
Para Fernando Brito, em "Documentos: Moro tirou da própria cabeça 'urgência' e ameaças a Lava Jato", todo o 'enfeite' moriano saiu de sua própria mente.

Inclusive a alusão  desnecessária  à Lava Jato.

Stalinismo I
Muito de desgraça já aconteceu neste país sob a égide da guerra fria. Pensar contrariamente ao consenso nascido nos EUA e levado ao planeta pela CIA constituía crime de lesa-majestade. Todos comunistas. 

E por tal razão muitos não só presos, também torturados e mortos. 

A prisão de ‘comunista’ poderia constituir-se na sua sentença de morte. Coisa assim, tipo stalinismo – o método pelo qual uma prisão ou julgamento já tinha antecipadas a sentença e a execução; bastava ser adversário. O processo instaurado dele já se sabia o resultado.

Assim caminha esta terra de São Saruê. A Polícia Federal quer autonomia total. 

Polícia só tem autonomia em ditadura. Quando age no modus operandi stalinista.

Stalinismo II
O stalinismo em regime democrático somente pode ocorrer à luz da ausência de comando, de desrespeito à lei. Assim têm agido alguns policiais e delegados federais.

Mas, na falta de comando, a bagunça se torna ‘lei’.

Como bem observa Paulo Henrique Amorim em comentário em sua TVAfiada, a proeza de José Eduardo Cardozo é haver transformado a Polícia federal num DOI-CODI em plena democracia. 

                 
Apareceu a Marina
Não a Margarida, como diz a canção. Marina Silva aparece para defender a cassação da chapa Dilma-Temer por possível recebimento de recursos de propina para a campanha.

Não lembrou – ou deixou de aproveitar a oportunidade – de informar a quem pertence o jatinho que a conduzia na campanha política até a morte de Eduardo Campos.

E – para mostrar quão límpido era o seu dinheiro de campanha – explicar aquele jogo contábil que fez transferir R$ 2,5 milhões da conta pessoal de Eduardo Campos (depois de morto) – valores superiores a cinco vezes ao que declarara ao TSE – para os gastos de sua campanha em 2014.

Lição não aprendida
A situação por que passa o jornal O Estado de Minas é gravíssima. Assim que ficou um ano longe da cornucópia do poder capitaneado por Aécio Neves/PSDB se viu no que sempre foi: um nada, que só vivia como dependente de recursos públicos.

A lição pode ser levada a outros veículos de comunicação

Quem nunca exerceu a lição governamental foi o Governo Federal.


Estrela branca
O símbolo do Partido dos Trabalhadores é uma estrela vermelha. Impregnado no imaginário popular (ou de parte dele) pela força de ações do Governo Federal.

Não tenhamos dúvida de que a ‘estrela’ deu de amarelar. E brevemente será branca. Ou seja... nada.

Mas o ministro amarelado, José Eduardo Cardozo, permanece no trabalho de branqueamento.

Não faltando o apoio da presidente Dilma... que aproveita as horas vagas para escrever artigos para o ‘”Opinião” da Folha de São Paulo.

Licitação questionada
Robenilson Torres  vice-presidente do Conselho Municipal de Transportes de Itabuna  questiona em artigo publicado no Pimenta o processo licitatório para o transporte urbano itabunense lançado pelo Município.

Sua análise decorre do fato da inserção dos critérios "Melhor proposta técnica" e "Menor tarifa de remuneração' concomitantemente, fato que  na forma do art. 46 da lei geral das licitações (8.666/93)  somente poderia ocorrer exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual.

Assiste razão a Robenilson.

Bastaria o Município exigir a 'melhor proposta técnica' para todos e – dentre os que a apresentarem em igualdade – vencedor seria o que oferecesse a 'menor tarifa de remuneração'.

Simples assim. Evitaria suspeita de possível interpretação subjetiva em torno da 'proposta técnica' para assegurar a alguém desvantagem, ainda que apresente 'menor tarifa'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário