domingo, 31 de julho de 2016

E la nave va

Geopolítica
O jogo turco – em andamento – sinaliza o andamento de reformulações das políticas estadunidenses em relação ao avanço chinês.

O Brasil – em nível sulamericano – refizera sua geopolítica aproximando-se da China e Rússia.

O golpe na Turquia escancara o conflito geopolítico em que os Estados Unidos se veem perdendo espaço para a China e a Rússia.

O golpe no Brasil cada vez tem tudo a ver com os Estados Unidos e sua geopolítica.

O que está em jogo
Ao leitor para ofertar a interpretação que queira. No artigo de Emiliano José e Ariadne Barreto, na Caros Amigos, que levamos ao leitor, apenas um contraponto ao mundo cor-de-rosa pintado pela mídia em defesa do atual estado de coisas. E de como tudo é construído/legitimado.

Em jogo o claudicante projeto de país e de uma Democracia que não consegue sedimentar instituições. Todas elas historicamente vivendo os mesmo vícios de origem. Plantados na monarquia absoluta que aportou no Brasil Colônia e que insistem em fazê-lo ‘colônia’ contemporânea de interesses tais quais os de antanho. Apenas em novos personagens.

Turquia x Brasil
Golpismo lá e cá. Por lá, prisões; por cá, aplausos, inclusive com o beneplácito do STF em omitir-se diante das violações à ordem jurídica, já que anda entendendo que o processo é ‘político’.

Caso o Brasil tivesse agido como a Turquia – punindo (não nos referimos aos exageros e às vinditas) – depois de 1954 não teríamos tido 1961 e 1964. Muito menos 2016. 

Alcântara, de novo!
José Serra abre as tratativas para a retomada das negociações em torno da ocupação da base de lançamentos de Alcântara-MA pelos Estados Unidos, denuncia Tereza Cruvinel 
Tucano4.jpg
Nada de surpresa, caro leitor. Faz parte do que está em andamento, planejado e bem planejado. 

Aos propósitos, a charge perfeita.

Pode ser, pode ser!
Às vezes coisas nos acometem o juízo. Como o de levantar a hipótese – para nós pouco provável – de reversão do impeachment. Temos que a ‘grana grossa’ em jogo por si só é capaz de definir o voto dos indecisos.

No entanto, uma outra suposição é cabível: político quer perpetuar-se no mandato/poder. 

Aí entra o ‘apoio’ de Temer e o desastre em andamento.

Talvez isso mude mais as intenções que a legalidade que a decisão exige.


Pelo tamanho do bico
A anunciada redução dos políticos relacionados na lista da Odebrecht – antes quase três centenas, caindo para, no máximo cem – leva a uma conclusão: conforme o tamanho do bico afastado fica de integrar a delação.

Só bicos pequenos. Preferencialmente sem bico. Tucano, por exemplo, só em caso de exceção.

Insegurança judiciária
A interposição de recurso junto a ONU por Lula escancara a quantas anda o STF no quesito omissão. É o primeiro brasileiro a fazê-lo. Deixou de acreditar na imparcialidade do Judiciário brasileiro.

Não deixa de ser uma medida excepcional, mas em tal circunstância (a excepcionalidade) são necessárias atitudes igualmente excepcionais, para enveredarmos por frase do rebelde britânico Guy Fawkes.

Afinal, fingir que Sérgio Moro e a 'sua' Lava Jato pautados estão na neutralidade é alimentar a não percepção de a quem ambos servem.

A reação de Lula deixa claro, pelo menos, uma coisa: cansou de defender aquele ‘purismo’ na linha Dilma/Mercadante/Cardozo em defesa de um republicanismo no traseiro alheio.

Não afirmemos que Moro se sentirá ‘desconfortável’ diante da denúncia internacional de Lula sobre suas práticas. Sendo 'homem do momento' não lhe faltará mídia – que o dispensa de responder por seus crimes lesa-pátria – e certamente continuará na freudiana postura de que tem Deus a ilustrá-lo.

Mas, se queria fama internacional, chegou...


Juízes… não mais os há!
A reação de associações de magistrados demonstra o nível da ‘subjetividade’ que norteia “Suas Excelências”.

Não vimos igual reação quando Lula foi ‘constrangido/sequestrado’ em São Paulo e só não embarcado para Curitiba porque o Coronel da Aeronáutica, comandante em Congonhas, deu a testa.

A reação cheira a coisa de feitor: apanhe, mas não grite; se não o chicote canta mais. Apanhe caladinho, se não a chibata será multiplicada.

Ninguém gritou contra as violações cometidas, tampouco quando o ‘superior’ Gilmar Mendes antecipa decisões e faz pronunciamentos político-partidários.

O detalhe fica numa questão: quem o mundo conhece, Lula ou os juízes que subscreveram o protesto? Pelos destaques na imprensa internacional sobre a ação de Lula podemos sabê-lo. clique


Freud explica
No fundo “Suas Excelências” ainda não compreenderam que seus defeitos não podem ser escondidos. 

Talvez reflexo daquela declaração de Lula nos idos do primeiro mandato, de que precisávamos abrir a caixa preta do Judiciário.

Se Freud não explicar, o matuto explica: vingança.

Temer por quê?
Se nada há de errado na atuação de alguns dos senhores juízes errado está Lula. Não custaria dar tempo ao tempo para provar. Afinal, quem não deve não teme. Ou como dizia vó Tormeza: não há bem que sempre dure nem mal que não se acabe!

Imparcialidade – que deve ser a tônica de quem julga – poderia ser comprovada. Caso não houvesse o corporativismo.

O rei nu
Talvez a reação de colegas abrigados na AMB – posta sob sofismas – seja o viés de confissão de que Sérgio Moro corre riscos.

Como medida preventiva, cautelar, a de atacar o acusador para desviar a atenção do cerne da questão.

Lula está certo I
Sem entrar no mérito da pretensão de Lula, diante da reação de alguns juízes, só resta a confirmação de que Lula está certo.

Muitos dos que gostam de holofotes (da Globo e quejandos) começam a temer os internacionais. Afinal, passam a espelho na vitrine externa com seu singular modo de conduzir alguns julgamentos. E nela (a vitrine) não está somente o Judiciário, mas também quem lhe dá vezo na prática de ilicitudes.

A iniciativa de Lula não é confissão, mas denúncia que aqui não se apura.

Afinal, denúncia é que não falta. Falta mesmo é apuração. O STF e o CNJ que o digam.

Lula está certo II
Certamente não seria hipocrisia corporativista da AMB e quejandos se houvesse(m) emitido nota por Moro Moro receber prêmios televisivos, tipo os dos MArinho. Ou alimentando o ativismo reacionário ao conceder entrevista a uma Veja da vida. E o que dizer de ir à Lide de João Dória/PSDB? 
Provavelmente acharão normal a divulgação de gravações da presidenta e dos advogados do Lula (inclusive de telefone do escritório profissional grampeado), de dona Marisa. 
Muito normal será Sérgio Moro dizer que “não vem ao caso” quando em delações é citado Aécio Neves. Ou vazar seletivamente contra o PT, a Dilma ou o Lula. 
Muitíssimo normal, normalíssimo, conduzir/sequestrar Lula, fato não consumado graças ao Coronel da Aeronáutica comandante da Polícia de Congonhas. 
E nem se fale dos presos mantidos até que confessem o que o 'deus' Moro deseja.
Dirão, certamente, que estamos na plenitude de um Estado de Direito porque delegados fazem da foto da presidente Dilma alvo de tiros. Ou quanto postam nas redes campanhas político-partidárias em defesa do do PSDB.
Muito belo e sublime que Procurador da República use o púlpito de sua igreja para pregar contra a Chefe do país, posando de bom menino.
Não tivemos nenhum conhecimento de uma mísera linha de repúdio.
Lula está certo III
Poderiam os senhores da AMB e quejandos informar a que órgãos do país poderia Lula recorrer que já não o tivesse feito? Que resultados obteve?
Caso outras sejam as respostas que não as pautadas na verdade retro exposta Lula estaria errado.

Mas, não é o caso.

Explicar, bem que podiam!
Grande favor fariam os senhores juízes se explicassem – com a publicidade devida – as pretensões salariais/remuneratórias embutidas na proposta da nova Lei Orgânica da Magistratura Nacional. Como auxílios vários: educação para filhos até 24 anos, auxílio-moradia, auxílio-transporte, reembolso de despesas médico-odontológicas, licença para estudar no exterior. 

Apenas para recordar busque a indecorosa proposta 'reveladas' em Escárnio

Sabe com quem está falando?
Foi Lula criticar a atuação de integrantes do Judiciário e se tornou réu.

E querem que o Brasil seja levado a sério!

Suas Excelências não gostaram. Mas nada dizem em relação ao ministro Gilmar Mendes dando declarações abertas contra Lula, Dilma e o PT ou comparecendo a lançamento de livros abertamente anti-Dilma ou pautando noticiário com o Bonner do JN


Muito menos quando o Moro do “não vem ao caso” – quando denúncia há contra o PSDB – comparece a evento patrocinado por candidato tucano.

Obstrução
O juiz que obstruiu a Operação Zelotes acusa Lula de obstruir investigação.

Só mesmo a ONU! 

O que salva
Todo o escrito acima exige uma ressalva: a crítica a AMB e quejandos não alcança toda a classe de magistrados. Sabemos que é a opinião de suas diretorias. Ainda que respaldadas por aqueles que lá as colocaram.

O mesmo ocrre com a OAB. O que o atual presidente expressa não é a opinião de parcela considerável de advogados que sonha trabalhar em plenitude do Estado de Direito.


Olimpíadas

Entre a autoestima de antes e o clima de velório de agora perde o Brasil. 

Estamos jogando fora uma conquista inelutável: sediar uma Olimpíada. 

Depois do sucesso da Copa do Mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário