domingo, 9 de dezembro de 2018

Zaratustra em meio a provocações, miséria e incendiários


Assim falou Zaratustra
“A cada dia que passa, a cada declaração dos filhos, dos Ministros da cota dos Bolsonaros, mais nítido fica a falta absoluta de condições de governabilidade. Já se abriram as comportas do escândalo, apesar de todo antipetismo da mídia e do tempo de carência com que, geralmente, se trata um novo governo.
Dependendo do ritmo dos escândalos, será inevitável o enquadramento final de Bolsonaro, obrigando-o a afastar os filhos e a reduzir a máquina de falar besteiras. E, pelo fato de ser o único centro de racionalidade do governo, cada vez mais os militares assumirão poder.” 
Acima falou Luiz Nassif.
Para nós há no ar um cheiro de gasolina encharcando a casa (país) e muitos já riscando o fósforo.
Cutucando com vara curta
Na sua disputa comercial com a China os Estados Unidos de Trump mandam o Canadá prender e extraditar uma executiva chinesa, da Huawei.

O governo daqui anuncia alinhamento com os Estados e criticam a China.

Detalhe no particular da prisão, a partir de dados levantados pelo Conversa Afiada: a Huawey é a maior produtora mundial de equipamentos para telefonia e a maior fornecedora de equipamentos de telecomunicações nesta terra brasilis. É a segunda maior produtora mundial de celulares, líder mundial em inteligência artificial. Tem uma fábrica em Sorocaba com 3 mil funcionários.

Imagine se o ‘alinhamento’ resulta em retaliação!

Essa gente está dando uma de cutucar o dragão com canivete.

Os depósitos chineses em dólar americano nos Estados Unidos beiram 4 TRILHÕES de dólares.

Incendiário internacional
Temeu-se Trotsky, Rosa Luxemburgo. Hoje cabe temer o clã do presidente eleito.

Pelo menos para os negócios internacionais do Brasil.

Retrato destes tempos
O vermelho tornou-se cor altamente perigosa nesta contemporaneidade. Haja vista o que fez um shopping, em Salvador. Dispensaram-no até do velhino da Lapônia.

Papai Noel veste azul e marron, no Brasil. Porque lá fora continua vestindo vermelho. 

Inclusive nos Estados Unidos. Onde o vermelho é a cor do Partido Republicano.

No entanto, louve-se a iniciativa do Papai Noel vestido de marrom. Traduz, pela cor, o que podem pensar seus marqueteiros sobre o que vem para o país a partir de janeiro: merda. 

Provocando
Ainda que não o seja, a indicação de uma médica que vaiou cubanos para o ocupar o Mais Médicos cheira a desafio desrespeitoso.

Coisa que vai marcando o futuro governo. Antes de (mal) começar.

Lembrando Pessoa
Mente tão descaradamente que chega a dizer que é mentira o que sai de sua descarada mente.

Unha e carne I
Não há aquela de “quem te viu, quem te vê!” quando se trata de católicos carismáticos em relação a protestantes. Afinados andam há tempos, desde os anos 70 quando iniciaram suas práticas imitando o que praticavam os pentecostais protestantes.

Deram de retomar a prática da “venda de indulgências” e só não comerciaram ‘lascas’ da cruz de Cristo porque os liderados de Edir Macedo já haviam esgotado o estoque. Mas, não faltam água e areia do rio Jordão.

A existência de Jair Bolsonaro – candidato e presidente eleito – traduz em plenitude a aliança de convicções e princípios entre uns e outros.

Bonito seria caso o fundamentalismo não os norteasse. 

Unha e carne II
Elegeu-se amparado não em propostas e projetos para o país. Tanto que se negou a discuti-los porque não tinha como, tampouco saberia, explicar o que nem mesmo sabe. 

Mas elegeu-se, sustentado naquela constelação do que “sou contra tudo que aí está”. Como símbolo disso se apresentou, e convenceu, de que era inimigo do sistema, um homem incorruptível, defensor da família, homem de palavra, que nunca mente. 

O messias concebido no imaginário dos desencantados, desassistidos e vilipendiados.

Um mito tornou-se, exemplo a ser seguido.

Nem tomou posse e descobrem que a corrupção mora em sua casa, que parece ser corrupto (ou os seus, que tanto elogia), que mente quanto posto diante da verdade.

Na verdade, tudo igual aos tantos criticados. Não mais resta nem o mito. 

A não ser nos bolsões do dogma fundamentalista que dele se aproveitam.

Em tempos de Natal
Mais 470 mil crianças de 0 a 14 anos entraram na linha de miséria somente no ano passado, segundo o IBGE. No total já são 5 milhões.

“Das 470 mil crianças que entraram na miséria no país, 271 mil estão no Nordeste. Somente na Bahia foram 109 mil jovens a mais na miséria. Em Pernambuco, a pobreza extrema entre crianças de zero a 14 anos cresceu 14% - 52 mil crianças a mais. O único Estado nordestino que não teve piora foi a Paraíba.”

“Das demais grandes regiões do país, o número de crianças miseráveis aumentou fortemente no Centro-Oeste (41%) e no Sul (21%). Apesar dos percentuais expressivos nessas duas regiões, elas apresentam as menores proporções de crianças vivendo com no máximo US$ 1,90 por dia - 6% e 4%, respectivamente. Mesmo assim, os dados surpreendem porque o agronegócio tem peso relevante na atividade econômica dessas regiões e foi responsável pelo crescimento da economia brasileira em 2017.”

Beatificação
Considerando a compreensão de Sérgio Moro para com Õnix Lorenzoni e seu confessado caixa 2, sua omissão em relação ao que já chamam bolsonarogate, muito certamente o Ministério das Relações Exteriores e o Itamaraty clamarão ao Vaticano, a partir de janeiro de 2019, em razão da postura milagrosa, a beatificação do ilustrado Ministro da Justiça como o santo padroeiro dos aliados arrependidos. 

Quando janeiro vier
O título deste rodapé parodia o filme Come September (1961), Quando Setembro Vier, na versão brasileira.

Sete foram os presos na operação, deputados estaduais como filho do futuro presidente, do assessor que deu 24 mil à futura primeira-dama.

Corrupção teria sido o motivo das prisões. E o dinheiro do policial motorista teria origem lícita se questionados os valores que movimentou pelo COAF?

Quando janeiro vier tudo será esquecido. E PM, mulher e filha, antes assessores de pai e filho Bolsonaro, tendem a ser assessores ‘para assuntos especiais’ do novo presidente.

Mas, quando janeiro vier o passado será esquecido. 

E, no fim, quem apuraria os fatos? Moro, para quem, naturalmente, a denúncia não vem ao caso... por ausência de Lula/PT e quejandos.

Aguardando
Considerando aquele power point de Dallagnol para Lula, sustentado em ‘convicção’, com o mínimo até agora divulgado do bolsonarogate dá para imaginar uma tremenda exibição em rede nacional muito melhor do que aquele feito com o do Luiz Inácio.

Aguardando. Porque paciência há... só esperar!

Próximo dia 12



Nenhum comentário:

Postar um comentário