terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Consummatum est ou Como sobreviver em tempos de estio


Manual de sobrevivência em tempos de estio

Verifique se você se confirma dentre pessoas com qualquer um dos seguintes perfis, não necessariamente pela ordem de referência:

a) militante do PT, do PSOL, do PCdoB, do PCO, PSTU, especialmente do PT;
b) integrante do MST, MLT, MTST, CUT etc.;
c) defende reformas agrária e urbana, demarcação de terras indígenas e quilombolas e já manifestou estas posições em discussões nos ambientes em que frequenta;
d) aplaude a UNE e o movimento estudantil, faz, ou fez, parte de Diretórios e Centros Acadêmicos etc.;
e) é artista ou ativista em defesa da cultura, do teatro, do cinema, da dança etc.;
f) entende a defesa dos Direitos Humanos como conquista da Humanidade e o Estado Democrático de Direito como paradigma da Civilização;
g) é contra – e já manifestou sua opinião – o capital estrangeiro especulativo, o neoliberalismo e, por excelência, à política externa dos Estados Unidos;
h) defende o regime de cotas como instrumento de redução das desigualdades;
i) defende a soberania nacional como instrumento da nacionalidade brasileira;
j) defende o uso das riquezas minerais e aquíferas do país para benefício da sociedade brasileira;
k) é contra a qualquer forma de fascismo e de autoritarismo;
l) criticou em algum instante o juiz Sérgio Moro e demais figuras do Judiciário pela prisão de Lula;
m) admira Lula e o tem como um grande Presidente da República e liderança mundial de seu tempo.
n) defende Sociologia, Filosofia, Ciência Política e Economia Política como matérias obrigatórias nos currículos escolares.
o) tem a escola como meio de formação do pensamento crítico e a academia como espaço para o debate e conformação da sociedade.
p) é contra a qualquer forma e manifestação de preconceito.

Caso confirmado em qualquer dos perfis acima e para evitar riscos por ser reconhecido como defensor de qualquer deles atente para as seguintes lições:

1.  Não discuta com quem quer que seja sobre ideias. Nem mesmo as alheias, muito menos as suas;
2.  Não as exponha em qualquer lugar, a não a ser na intimidade de seu lar, caso não tenha algum membro da família que participou de caminhadas contra a corrupção, pelo impeachment, pela prisão de Lula.
3.  Caso seja do conhecimento dos que estejam a sua volta que votou no PT não discuta com eles nem mesmo sobre a vitória ou derrota de seu time de coração
4. Até que a poeira baixe (Deus sabe quando!) não utilize a cor vermelha no vestuário, saias e calças, camisas e blusas, boné (uso de bandeira nem pensar!).
5.  Não fale em Karl Marx e nem mesmo de “O Vermelho e o Negro”, de Sthendal. A recomendação alcança Gramsci, sem dispensar Proudhon, Rosa Luxemburgo e Mao Tsé Tung.
6.  Nunca utilize Bíblia com capa vermelha.
7.  Quando alguém disser que a tortura é natural, porque Cristo se deixou torturar para salvar a Humanidade não faça cara de espanto. Apenas meneie a cabeça como um bom ator, dando a parecer que concorda. Nunca expresse discordância.
8.  Retire de qualquer de suas falas em público a palavra ditadura.
9.  Ponha em prática, como nunca o fizera antes, a lição de Carl Jung: “Aprendi a não dizer aos outros o que eles não podem entender”.
10.  Feche os olhos para tudo que aconteça à sua volta, de briga de vizinho à prisão arbitrária de um amigo; do pedinte ao desempregado; incluindo a criança esfomeada que lhe estira a mão pedindo esmola à que acaba de ser assassinada como assaltante, viciada em droga, especialmente se negra e pobre de periferia.
11.  Para aperfeiçoar esta lição, NUNCA indague por quê.
12.  Por uma questão de segurança, para instante mais aflitivo, tenha à disposição para uso uma camisa estampada com a frase de Juraci Magalhães: “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”. Supimpa estar escrita sobre as bandeiras dos dois países entrelaçadas sob uma foto vigilante da estátua da liberdade ou daquele clássico “Tio Sam” com o dedo em riste..
13. Considerando que cabe ao bom brasileiro reconhecer a vontade soberana dos que ora salvam a pátria dos comunistas e anticristos, hereges e ateus, entenda necessário o patriótico sacrifício decorrente das políticas econômicas proclamadas pelo governo e aceite o empréstimo que lhe fará o bondoso agente financeiro da esquina para pagar o aluguel até que sua vida permita voltar a comprar leite e pão.

Seguindo as orientações acima você poderá sobreviver por alguns anos em paz. Até que a morte o alcance por desnutrição ou doença não assistida pelo sistema público de saúde.

E para não pensar que o mundo acabou de vez feche-se em seu quarto, a cadeado, e (re)comece leituras de Voltaire (muito sugestivo o Dicionário Filosófico’) a Franz Kafka e volte a escutar “Opinião”, “Vai Passar”, “O Bêbado e o Equilibrista”, “Apesar de Você”, “Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores”, Cálice”, “Angélica”, “Querelas do Brasil” etc. etc.

Podendo dispor dos filmes, assista Cabra Marcado Para Morrer, O Caso dos Irmãos Naves, Olga, Batismo de Sangue, Pra Frente Brasil, Eles Não Usam Black Tie, O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, Zuzu Angel, Manhã Cinzenta, Nunca Fomos Tão Felizes, Terra em Transe, Cabra Cega, O Que É Isso Companheiro? etc. etc.

Para ironizar a história e rir de tudo, mesmo tragédia shakespeariana, aproveite para (re)ler Febeapá 1, 2 e 3 (Stanislaw Ponte Preta), e Máximas e Mínimas (Barão de Itararé).

Do quarto somente saia para o plebiscito sobre a nova constituição “moderna, viva e adequada” (Costa e Silva) elaborada por ‘sábios’ e ‘notáveis’ (ou – quem sabe – um só deles, nos moldes de Chico Campos, Carlos Medeiros Silva, Alfredo Buzaid, Gama e Silva), que poderá incluir uma proposta de monarquia absolutista, que será promulgada por uma constituinte originária nos moldes das ‘convicções’ que permeiam a atualidade, ou seja, para ratificação do que pensam os ‘sábios’ e ‘notáveis’ ou – repetimos – apenas um deles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário