domingo, 13 de outubro de 2019

Palco do Apocalipse


O que nos tornamos
Óleo bruto avança sobre praias brasileiras. Parte dele já ocupa algumas áreas do litoral. Mancha de 21 K² detectada por satélite caminha para a costa. Ibama localiza barril de óleo da Shell em praia de Sergipe. Há quem fale de óleo de origem venezuelana, o que seria uma ataque do país vizinho ao Brasil.

Parcela do pré-sal entregue a preço vil. Petroleiras internacionais, as grandes beneficiadas. Trilhões de dólares trocados por uma centena de bilhões de reais.

O comando vivendo a Idade Média. Inclusive amparado na venda de Indulgências no atacado.

Palestram para plateias 01, 02, 03...

Irmã Dulce dos Pobres, a baiana canonizada neste 13 de outubro, tem pela frente realizar um milagre: salvar o Brasil do Apocalipse em que nos tornamos.

Piada I
Dos arautos do caos a declaração de que o óleo que ameaça o litoral tem origem venezuelana e estaria no mar de propósito, como típica agressão à nossa soberania. Eis a versão da Petrobras e do governo brasileiro.

Este surrealismo – que se tornou lugar comum nesta hoje triste terra brasilis – encerra uma típica piada: caso tivesse partido da costa venezuelana fez uma curva para chegar ao Nordeste evitando a costa da Venezuela, das Guianas e Suriname, de ilhas do Caribe, do Amapá, Pará, Maranhão e Ceará escolhendo Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia.

E há quem duvide de inteligência na Natureza bruta!

Piada II
Em declarações o atual chanceler Ernesto Araújo (cuidando da representação diplomática do Brasil como Ministro das Relações Exteriores) diz que o clima tornou-se discussão ideológica. “Capturada por uma ideologia” – diz o ilustrado.

Para ele “O climatismo está para a mudança climática como o globalismo está para a globalização. A mudança climática deveria ser estudada de maneira serena, racional, mas também foi capturada por uma ideologia".

Como nos tornamos uma piada pronta eis aí um gênio a serviço da Pátria.

Reviram-se nos túmulos Santiago Dantas, Afonso Arinos de Melo Franco, Joaquim Nabuco, Ruy Barbosa, Graça Aranha...

Talvez careçamos de compreender Saint-Hilaire (1779-1853) como profeta ao metaforizar com sua imortal percepção: Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil. 

Por hoje chega, caro leitor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário