domingo, 16 de agosto de 2020

“Em razão da sua raça” cada um ultrapassa a Era da Razão de seu jeito e maneira

 Há três anos registrávamos neste espaço (Às favas / Nulidade I e Nulidade II) em torno do risco de desmoralização da operação Lava Jato, inda que sua proposta correspondesse a anseios da sociedade. Não fora a primeira vez em que alertávamos para os abusos e violações aos estatutos normativo-processuais ali praticados, o que – afirmávamos – levaria em instante próximo à declaração da impropriedade de seus usos que mais estavam a se voltar para um projeto de natureza político-partidário-eleitoral.

Nossas deduções se baseavam nas notícias veiculadas que nos chegavam. Nunca vimos a grande imprensa (escrita ou televisada) tocar na ferida. Ao contrário, aproveitavam-se para consumar os efeitos do projeto do golpe de 2016 e que se aperfeiçoava para consumação plena de seus objetivos, todos contrários aos interesses nacionais.

Pipocam – inclusive dos meios que a alimentaram, imprensa e judiciário – as denúncias por causa de tais abusos e muitos já reconhecem a possibilidade concreta da declaração das nulidades deles decorrentes e mesmo a anulação de processos e condenações neles amparados.

Mas, caro e paciente leitor, não custa repetir o Cristo do Calvário: Consummatum est (Está consumado). Declare o STF conivente que abusos houve e nada fará mudar o que está feito.

Cabe-nos hoje enfrentar, apenas, e lutar, no limite do possível contra a lava de maldades que o vulcão tupiniquim lança sobre nós.

E neste viés vamos percebendo – com o coração constrangido – que a batalha até agora perdida lega para os presentes e gerações que advirão sequelas as mais terríveis.

Valemo-nos do que nos chega noticiado para alimentar a conclusão: um menino de 8 anos (com necessidades especiais) preso e algemado nos Estados Unidos (GGN); um réu primário condenado a 14 anos, pelo agravante – ao que deixa transparecer o texto da sentença – de ser “seguramente integrante do grupo criminosos, em razão de sua raça” (Migalhas); e o sucesso que vem alcançando o inquilino do Alvorada em meio ao povo, ainda que com parcela considerável de responsabilidade pelas mortes por Covid-19, que se aproximam de 110 mil.

Difícil entender como uma criança de 8 anos, ainda que em plena normalidade mental, possa compreender a atuação estatal pela sanção que a acomete em razão de algo que cometeu. E não entramos na barbaridade do ilícito cometido (analise-o o leitor).

No mesmo viés de entendimento, como uma magistrada – que se presume haver lido pelo menos alfarrábios de Sociologia e de Antropologia – exercite o ‘ato falho’ que a expõe racista ao lavrar uma sentença condenatório-criminal.

Quanto ao inquilino do Alvorada nada de mais neste ‘ao Sul do Equador’. Mesmo porque o Covid-19 – pode ter percebido – torna-se um aliado que não o questiona.

O que a denominada esquerda não parece entender neste instante – tanto que (para citar o uruguaio Mujica) mais se preocupou em criar consumidores em vez de cidadãos – é que os consumidores permanecem ávidos por consumir. Sob tal detalhe – não há como negar – o Auxílio Emergencial agrada e convence bem mais que o Bolsa Família. E, ainda que seja proposta da oposição, o inquilino surfará como seu timoneiro e os dados estatísticos demonstram estar capitalizando o que não propusera.

Ou seja, a oposição tende a perder a batalha para que seja reconhecida como autora do que já atribuem redutor ímpar de desigualdade (Globo através do 247) não pelo discurso mas para a realidade. Resta saber se os discursos em tribunas e os jargões de décadas trarão os convertidos ao ‘messias’ para aceitar serem pares de caminhadas de protesto quando envolvidos estão com as compras nos supermercados.

Por outro lado, mais preocupada com o imediato, certamente nem mesmo tem refletido no que dizia Dom Hélder Câmara, apoiado em Santo Agostinho: “Um homem de barriga vazia não tem como acreditar em Deus”.

Ainda que distante 2022 – não se iluda o caríssimo leitor – se outros fatos (visíveis e plausíveis) não se materializarem, no quesito ‘programas sociais’ Lula perderá para o inquilino.

As lições da história ainda persistem. Houve o tempo de obras contra as secas engordando o latifúndio às custas da miséria nordestina. O Covid-19, alimentando o inquilino, deixa a esquerda a ver navios e os hodiernos coronéis aplaudem.

No mais, aqui, ali e alhures “Em razão da sua raça”, com a interpretação que lhe seja dada, ultrapassamos em definitivo a Era da Razão.

Cada um de seu jeito e maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário