segunda-feira, 25 de junho de 2012

Retalhos

Estados Unidos, como sempre
Memorando vazado pelo Wikileaks, datado de 23 de março de 2009, produzido pela embaixada estadunidense em Assunção, previa a derrubada de Fernando Lugo por meio de um golpe parlamentar. Envolvidos na trama, segundo o documento, o general Lino Oviedo e o ex-presidente Nicanor Duarte. Mais detalhes no Luís Nassif Online no www.advivo.com.br desta segunda 25.

De ressaltar que Hillary Clinton se negou a responder em torno do assunto, quando de passagem pela RIO + 20 (a ponto de o jornalista Fernando Rodrigues, da Folha, ter sido impedido de lhe fazer novas perguntas) e o presidente Obama está calado.

Quem cala consente. Inclusive quando detém uma base militar em terras paraguaias, ali instalada não para brincadeiras.

As elites, como sempre
No plano interno há denúncias de que o golpe contra Lugo foi capitaneado por Horacio Cartes, principal líder do conservador Partido Colorado, empresário pecuarista e pré-candidato presidencial.

O dito cujo teria vinculações com o narcotráfico e lavagem de dinheiro, sem dispensar o amor por Pinochet. Tanto que mesmo contratou como assessor político advogado chileno porta-voz da ditadura de Pinochet. (Fonte: no Luís Nassif Online, a partir de texto de Zanuja Castelo Branco – Mentor de golpe no Paraguay teria relações com Pinochet).

Uma das promessas de Lugo era a reforma agrária.

Expulsos
Os chanceleres da Unasul foram mandados embora do Paraguay pela oposição golpista, sob pena de determinar o início de um processo de violência no dia seguinte.

A denúncia é do chanceler argentino, Timerman.

Próximo passo, caso não seja abortado: ditadura.

Coisa do Paraguay
Por lá foi inventada uma nova forma de golpe “democrático”. Basta que o governante não corresponda ao que entenda o congresso quando lhe for contrário.

O motivo que desencandeou a derrubada de Lugo teria sido a incompetência na condução de uma solução para um conflito campesino.

Imaginemos a moda aqui no Brasil, com exemplos como os milhares de mortos no campo, os ataques do PCC em São Paulo, greve em universidades, segurança pública sofrível etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário