segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Bahia

De todos os "santos"
Quase ninguém lembra do revolucionário empreendimento que tornava a Bahia referência no universo dos hotéis de 6 estrelas. Não fora qualquer lugar o escolhido: uma das encostas voltadas para o Atlântico, dentre as muitas oferecidas pela região de Itacaré e a sua tão particular Mata Atlântica. O luxuoso Wuarapuru Resort debruçava-se sobre a praia da Engenhoca.

O governo da Bahia, nos idos de 2004, violou toda a legislação pertinente e criou uma singular figura "de interesse público" no decreto que autorizou o empreendimento. Notícia na imprensa do exterior, incluindo a The New York Times. Um refúgio para aquinhoados.

Quando as obras foram embargadas a partir do enfrentamento promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia não faltou o ministro Gilmar Mendes - sempre ele - para liberar as obras, onde via "prejuízos ao emprego" e à renda do município. 

Certamente nunca seria espaço para brasileiros, a não ser aqueles que veem em Itacaré e na península de Maraú o sonho de consumo, inclusive próceres da Globo, Natura e quejandos. Os mesmos que lutam contra a implantação do complexo intermodal em defesa da natureza (para eles).

Até hoje tudo está como antes. Sem emprego e sem renda para Itacaré. Apenas um elefante branco pendurado na encosta olhando para a praia da Engenhoca.

Abençoado por alguns "santos" da Bahia.

Mais detalhes em matéria do Estado de São Paulo http://www.tribunademinas.com.br/ultimas/primeiro-hotel-6-estrelas-do-pais-esta-abandonado-1.1365304 e em http://www.osarrafo.com.br/v1/2011/10/28/qual-a-ong-ambiental-que-fez-esta-consultoria/


Nenhum comentário:

Postar um comentário