domingo, 10 de agosto de 2014

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
__________________

Orgasmo
Em tempos como o presente  de processo eleitoral  quando tudo é servido na bandeja do factóide político, os analistas vibram com o fato de que o lucro da Petrobras caiu no segundo semestre. Trabalham eles com a parcela que interessa aos investidores, não aquela que interessa ao povo e à Nação.

A parcela que interessa aos investidores está representada pela distribuição de dividendos sobre as ações da empresa vendidas na Bolsa de Nova York, em generosa contribuição do tucanato made FHC  aquele que serve ao capital e que, por pouco, não privatizou a empresa; a que interessa ao povo e à Nação está representada nos investimentos no pré-sal e na distribuição futura de tais recursos em favor da Educação, Saúde e Pesquisa Científica.

O orgasmo dos analistas reside em inverter a visão do atual governo: de servir ao povo e não ao mercado.
Associated Press

Solução cubana
Na última terça 5 a UNESCO  órgão das Nações Unidas para a Educação  aceitou o relatório enviado pelo governo da Bolívia e reconheceu o país como livre do analfabetismo. Evo Morales havia aplicado  como fizera a Venezuela de Hugo Chaves  o método originário de Cuba, através do projeto "Yo si puedo" (Sim, eu posso). (Do Brasil de Fato).

Tem atualmente a Bolívia o índice de 3,4% - abaixo dos 4% admitidos pela ONU - o que legitima a declaração da Unesco.

Em nível de Brasil o método é utilizado pelo MST.

Para a História
Neste agosto, no próximo dia 24, muitos lembrarão o suicídio de Vargas. O que ‘deixou a vida para entrar na História’.

Também neste mês de agosto iniciou-se o período de aposentadoria de Joaquim Barbosa.

Que tende a ser descoberto por histórias que o farão mais esquecido e menos lembrado. 

Começando pelo número de processos que não distribuiu para julgamento enquanto presidente do STF.

São cerca de 2.600  entre eles o que discutia a legitimidade da Operação Satiagraha – o que levou o ministro Ricardo Lewandowsky, atual presidente do STF, a criar uma força-tarefa para por em dia a distribuição da Corte. (Do site do STF).

Para quem demonstrou cansaço para o trabalho  diferente de vingança, em que é mestre  muito apropriada a postagem de JB na rede.


Dentes na mão
Na quarta 6, enfrentando a imposição dos EUA e Comunidade Europeia em nova leva de sanções contra a Rússia, Vladimir Putin anunciou a proibição de importação dos países que integram o bloqueio econômico  que alcança as exportações do Canadá, Austrália e Noruega – pelo período de um ano.

Na primeira lista produtos como carne bovina, peixes, mariscos, legumes, verduras, leite e derivados, frutas e carne de frango.

Não pode ser boa notícia para produtores europeus, em particular, que vendem 11 bilhões de euros para a Rússia, o que representa 10% de suas exportações.

Produtores brasileiros, chilenos e equatorianos serão os mais beneficiados. Os brasileiros devem estar com os dentes na mão.

Razão a Brizola
A matança perpetrada contra os palestinos em andamento e a TV Globo gasta minutos preciosos de seu principal jornal noticioso para um factóide, como se verá brevemente.

Em razão do factóide e de coisas que historicamente a Globo praticou mais nos aproximamos de Leonel Brizola.


Haja cadeia
A criminalidade em jovens tem íntima intimidade com a marginalidade social, ainda que não deva ser a esta absolutamente tributada como se imaginou em tempos não distantes. A falência das atuais políticas de segurança pública – aliada à ausência de instrumentos de ação estatal imprescindíveis, como a educação que possa ser chamada como tal – têm levado, no entanto, a uma reação cômoda e fascista de atribuir à repressão o condão de solucionar o problema.

Para essa conclusão – a repressão pela confinação – a contribuição de programas de radiodifusão exercita diariamente uma campanha pela redução da maioridade penal como panaceia para a gravidade em que nos achamos.

Cadeia é a solução. Assim a turma pensa.

Oportunismo
Embalado na rede do oportunismo o PT ensaia apoio à redução da maioridade penal.


Chá de levante
A audiência da TV Globo não anda bem das pernas. Anuncia deixar de transmitir a F1 na TV aberta a partir de 2015; chama clubes de futebol para ‘conversar/sugerir’ (sinal de que pode deixar de transmitir ou fazê-lo com repasses/cotas menores para os clubes): demissões na RBS etc.

Notícia nesta sexta 8 gastou considerável tempo do JN para mostrar que dois próceres da emissora tiveram seus perfis alterados: Míriam Leitão e Sardemberg.

Singular que a insinuação de que o próprio Governo teria responsabilidade  por ter saído de computador do Palácio do Planalto a origem da irregularidade  ainda que nenhuma prova tenha sido posta em torno de efetiva responsabilidade governamental.

Nunca devemos esquecer que repórteres têm sido mestres em violações  da Veja, a fonte por excelência, e seu Policarpo, e os grampos sem áudio, Demóstenes Torres, Gilmar Mendes etc.  e bem que qualquer deles pode ter manuseado indevidamente um computador. Inclusive pelo sistema hi-fi.

Não há resposta para um fato: como conseguiram descobrir o IP do computador que fez a alteração?

Um outro detalhe: ainda que tais invasões tenham ocorrido há tantos meses só agora são denunciados. Quando não podem ser apuradas as responsabilidades.

Dúvida: ou tudo foi deixado para uso político-eleitoral ou nem os autores das ‘biografias’ acessam o que sobre eles está escrito.

Tudo mais está para um 'chá de levante' geral.

Essa nossa mania!
Com essa nossa mania de enxergar coisas além do horizonte, dentre os desdobramentos do factóide futura defesa do atual sistema de concessão para a radiodifusão.

Quando tentarem mudar – licitação do G4 foi suspensa – dirão que nasce do Planalto uma campanha contra a liberdade de imprensa.

Também tentativa de manter a cornucópia de recursos da publicidade federal para a Globo para ‘calar a boca”.

Não descurar da possibilidade de ‘legitimar’ as desmoralizadas avaliações da economia por Leitão e Sardemberg. 

Acesse o vídeo postado em http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2014/08/08/urubologa-explica-inflacao-zero/ ilustrado com o comentário abaixo
A comentarista (tucana) da Globo fica sem palavras quando se vê diante de dados que comprovam a já indiscutível eficiência social do Governo Federal.
Não entendo qual a dificuldade da Mirian Leitão em reconhecer que o Brasil tem se tornado cada vez mais igual! Economicamente forte e estável!
Das duas uma, ou ela é uma péssima economista, ou ela não quer aceitar que o Governo atual ´bem melhor do que o candidato que ela apoia, já que faz parte da elite milionária de MG, dona de universidades particulares entre outras empresas."

Perícia
Ainda é cedo - para nós - enveredar por tudo que desconfiamos. Mas há pesquisa demonstrando manipulação naquela fita utilizada pela Veja para afirmar manipulação em relação a depoimentos na CPI da Petrobras.

Incômodo
A catadora de lixo Maria Nazaré dos Santos, de Volta Redonda, agora é estudante de Direito da Universidade Federal Fluminense. Ingressou na UFF através de nota do ENEM. (Do Diário do Vale)

Este Brasil de Lula e Dilma que deu de inventar tal coisa incomoda. Imagine quando 'alguém' encontrar a moça viajando de avião! 

Coincidência
O avanço dos denominados nanicos – que chegaram a somar 8% na pesquisa Datafolha – reduz-se para 6% no Ibope. Quem ganha a diferença total (de 2%) é Aécio Neves.

O que significa que Aécio consegue convencer e conquistar de toda a parcela de um eleitorado mais radical como o do PSTU, PSOL, PCB e PCO.

E nossa mania de desconfiar da urna eletrônica pode gerar a diferença nela manipulável ‘adivinhada’ nas pesquisas.

Política
Na Bahia há a expectativa pelo horário eleitoral. Para uns, reverter tendências; para outros, ampliar.

Pais
Nossa homenagem em verso e melodia. Bem mais que alimentar o consumismo. "Meu Velho" (Mi Viejo), (de Piero, em versão de Nazareno de Brito), com Altemar Dutra.
https://www.youtube.com/watch?v=WUn6iqUI58M

_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário