quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Nem o enterro

Esperar
Certo que não estamos no Paraíso. Mais chegamos ao Purgatório – depois de considerável período no Inferno – e nos preparamos para vôos mais altos. Há, no entanto, os que se beneficiaram do Inferno e o querem de volta, sob seu inteiro controle.

Controlá-lo é exercitar ao bel prazer a retomada de políticas antinacionalistas (privatizações e quejandos) onde, neste instante, não só a entrega do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e dos Correios (apenas exemplos do que restou de uma época) mas – e principalmente – o pré-sal (que já sinaliza mais de 1 trilhão para a Educação nos próximos 15 anos) e o espólio da Petrobras.

O escrito acima é reflexo da comparação entre duas posturas de governo (anos recentes versus anos FHC  – PT versus PSDB).

Não há pejo, nem comiseração, para os que defendem esta turma. Não o demonstrou quando ocupou o poder. Na sua busca tudo usa – da mentira ao desrespeito – como agora o faz em relação à morte de Eduardo Campos.

A seu serviço, o noticiário ‘formador de opinião’ debruça-se sobre o espólio de Eduardo Campos trabalhando em duas vertentes: 1. Para quem os votos que teria serão transferidos; 2. Valorizar o que representava pelo crivo do sentimentalismo/emoção gerado pela tragédia.

Com o segundo pretende internalizar o primeiro no imaginário de parcela do eleitorado.

Nem sepultado foi Eduardo Campos e já se encontra escancarada a campanha da turma para assegurar o segundo turno (conseguido em 2010) transformando aritmética eleitoral em idealismo. Para tanto, Marina Silva é a solução.

Marina Silva foi o sonho de consumo do conservadorismo brasileiro (capitaneado politicamente por PSDB, PFL/DEM, PPS) para garantia de um segundo turno em 2014, como já ocorrera em 2010, quando repetiu a Heloísa Helena em 2006. Falhou, quando o partido REDE (que criou) não obteve registro no TSE para viabilizar sua candidatura, o que a levou a filiar-se ao PSB.

Morre Eduardo Campos, de quem Marina era vice. A fatalidade reacende a euforia da direita em ter Marina Silva como candidata que venha a assegurar a realização de um segundo turno (que estava praticamente descartado) em 2014. Que não perde tempo e põe em campo sua máquina para garantir o projeto.

Perceba o leitor a dimensão do que acontece quando os mais comezinhos valores são postos à margem. 

Pesquisa a serviço do Datafolha já entrou em campo, com objetivo definido: favorecer Aécio Neves, seja-o pela transferência de votos de Eduardo para o tucano, seja-o pela viabilização de um segundo turno (provável) arrastado por Marina.

Mal começou o velório e a viúva já namora. Não carece esperar nem pelo enterro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário