domingo, 5 de abril de 2015

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

Nobel
Justo seria outorgar-lhes o Prêmio Nobel da Paz coletivo. Afinal, o trabalho humanitário e inteiramente desprendido efetivado por médicos cubanos pelo mundo, em especial na luta contra o Ebola, soa como exemplo a ser seguido.

Infelizmente os interesses que alimentam o ‘clube em defesa da doença para que eu fique cada dia mais rico’ (leia-se, laboratórios) não reconhecem um trabalho dessa magnitude.

O Ebola nem mesmo está nos noticiários. Praticamente desapareceu na África Ocidental onde afligia Serra Leoa, Nigéria, Guiné e Libéria.

“Os meios de comunicação internacionais, controlados pelo grande capital, censuram e se calam sobre a grande ajuda humanitária prestada por esses profissionais aos povos da Libéria, Serra Leoa e Guiné, os três países mais infectados pela epidemia.” – registra o jornalggn.com.br considerando a análise e reconhecimento de um punhado de jornalistas comprometidos com a verdade.

Seis meses depois os 256 médicos cubanos voltaram para casa como heróis. (Um deles morreu em combate, na linha de frente). 

Não somente Cuba os reconhece. Também os salvos por eles.



A serviço 
Não descansa o senador José Serra de seu propósito maior: entregar a Petrobras. Como difícil fica a retomada plena de uma privatização total apresentou projeto no Senado para ‘desobrigar’ a estatal de participar do pré-sal. 

Ou seja, a Petrobras continua controlando o pré-sal, ma não obrigada a deter o quanto contido na lei que instituiu o sistema de partilha.

Simplificando: pode dizer que o pré-sal é dela mas que não teve condição de operá-lo e – até que o possa – transfere as responsabilidades para as petroleiras internacionais.

Supimpa!

Dissera ao Estadão em fevereiro, com todas as letras: “tem que ser refundada" (leia aqui). "Mudar radicalmente os métodos de gestão, profissionalizar diretoria, conselho administrativo e rever as tarefas que exerce. Sua função essencial é explorar e produzir petróleo. No Brasil, a Petrobrás diversificou demais e foi muito além do necessário, acabou se lançando em negócios megalomaníacos e ruinosos. O que dá prejuízo precisa ser enxugado, concedido, vendido ou extinto".

"E tem que começar pela revisão do modelo do pré-sal: retirar a obrigatoriedade de a empresa estar presente em todos os poços, ser a operadora única dos consórcios e ter que suportar os custos mais altos da política de conteúdo nacional. Não se trata apenas de contabilidade, a empresa tem que ter vigor, porque o petróleo continuará por muito tempo sendo uma grande mercadoria".

Para o analista político Paulo Vannuchi, em entrevista à RBA (leia aqui), o projeto de Serra é "um artifício, ou ardil, para quebrar o monopólio de produção da Petrobras sobre o pré-sal, monopólio que já é absolutamente flexibilizado, com limite de 30%, que permite a participação de empresas privadas em até 70%, como ficou comprovado na licitação do mega campo de Libra, com a atração de empresas chinesas e europeias".

Não à toa – e a cada iniciativa vai sobrando razão ao jornalista – Paulo Henrique Amorim está sempre a perguntar ‘de que vive o Cerra’ (sic).

Ao que parece é assalariado de, pelo menos, uma petroleira dos Estados Unidos chamada Chevron, a quem promete a brasileira Petrobras. 

Manuel de Oliveira
Aos 105 anos, morreu onde nasceu (cidade do Porto, em Portugal) o aclamado cineasta Manuel de Oliveira.

Por aqui filmou “Palavra e Utopia”, sobre a vida do Padre Antônio Vieira.

Detalhe: na produção regional de elenco Ari Rodrigues e Eva Lima.

Denunciado
Na quarta-feira 1º o grupo Brigadas Populares protocolou denúncia contra o ministro Gilmar Mendes no Senado por reter, com fins meramente pessoais, uma ação  que já é vencedora por maioria de 6 x 1  contra o financiamento privado de campanhas eleitorais. 

Desde abril de 2014 Sua Excelência pediu vistas e  apesar de já vitoriosa a ação  posterga a publicação do resultado enquanto mantém conversa com o presidente da Câmara Federal  Eduardo Cunha, envolvido em denúncias de corrupção  que tem a intenção de promover a votação de uma reforma política que mantenha ditas contribuições privadas.

Ainda que reconhecida como causa de corrupção a doação privada encontra em Gilmar um defensor. Para tanto até mesmo zomba dos que são contrários, ainda que seja quem propôs a ação (OAB) ou mesmos seus pares, como o fez em entrevista recente.

Espera-se o que fará o Senado Federal. Que tem poder para promover o impeachment de Gilmar Mendes.



Como incomoda
Prestação de casa própria custando 37 reais. Como incomoda!

Sonegação
Chega já a 500 bilhões anuais a sonegação no Brasil. 

E não venha o moralista de plantão imaginar que seja causada por quem se beneficia do Bolsa Família. 

Ao contrário: algumas famílias é que metem a mão na bolsa e no bolso do Brasil.

A outra sonegação
É que outra sonegação se faz pelo modo ilícito de conseguir junto a órgãos fazendários a redução ou extinção de dívidas. 

Apenas dando uma ‘ajudazinha’ – de milhares ou milhões de reais – a quem o faz.

Que o diga a Gerdau, acusada de ‘ajudar’ com R$ 50 milhões para fazer desaparecer o débito de 4 bi para com a Fazenda Nacional.

Fedeu! I
O Altamiro Borges, do blog do Miro  implacável pesquisador  desencavou o resultado de uma ação judicial, que tramita desde 2003, em que o SBT enfrenta o IBOPE para ter acesso à ‘caixa-preta’ do instituto, aquela que registra, por aparelhinhos instalados em televisores pré-selecionados, a audiência que – dizem – tanto beneficia a Globo.

A sentença transitou em julgado e o IBOPE está obrigado a abrir sua 'caixa-preta'.

Como diz a montagem: ‘Ih! Fedeu!’

Teve alguém por aí que andou trocando a primeira vogal.


Fedeu! II
Já no próximo mês a GFK competirá com o Ibope em torno da medição da audiência da TV aberta.

Dizem os que entendem do assunto que a queda de audiência da Globo – passada a ser anunciada pelo Ibope – tem a ver com a manipulação que fazia para ‘ajudar’ a Globo. Que tenta agora reverter para a desmoralização não ser maior quando dados mais realísticas chegarem ao mercado.

Tudo por medo que a GFK – que vende seus serviços ao mundo todo e não alimenta BV (aquele bônus criado pela Globo para controlar a publicidade das agências) – tende a mostrar. Um freio de arrumação do Ibope para não se desmoralizar de vez.

Se tudo caminhar como os fatos anunciam a rede Globo anunciará como apunhalada a redução de verbas da SECON ajustadas à audiência real – que adora pagar para o Governo apanhar – como bolivarianismo.

Não terá – no entanto – como dizer o mesmo quando as agências de publicidade que vivem do BV deixarem de acatar a ‘mamata’ e se enquadrarem na realidade do mercado.

Fedeu! III
Quem vem do golpe de 1964 não suportará o golpe da audiência real. Que não é a de 1964 (que inexistia), que apenas alimentava a TV Globo que seria criada em abril de 1965 para ajudar a ditadura e dela se beneficiar.

Imagine a reação popular, que vai ocorrendo como fogo de monturo.


Fedeu! IV
Escândalo a partir da Operação Zelotes – aquela em que descobriu também a Gerdau – mostra afiliada da Globo (a RBS) afundada em sonegação e ilícito para escapar dela.

Com um detalhe picante: Armínio Fraga  dono da Gávea Investimentos  é dela sócio.




(Des)Igualdade
Tratamento igual para todos. É o mínimo que se pode esperar dos desdobramentos da Lava Jato.

Estranho, no entanto, que – entre 2007 e 2013 – de cada 100 reais distribuídos por empreiteiras a partidos políticos 42 deles tenha sido para o PSDB.

Pelo noticiário – vazado ou manipulado – parece que só tem PT, PP e PMDB.

A ênfase
Combate à corrupção ou aplauso ao combate: there is the question.

O sucesso

Pelo novo paradigma Eduardo Cunha é um sucesso. 

Onde vai a vaia come solta.

Como é bom ser tucano mineiro
O “mensalão” do PSDB de Minas está parado. Aguardando apenas o julgamento – já que inteiramente processado no STF, que declinou pelo juiz natural (o que não fez com o do PT) – dormita nos escaninhos da 9ª. Vara Federal, que está sem Juiz.

O inusitado – tão comum quando tem que ser julgado ou investigado alguém do PSDB – mereceu a seguinte manchete na Folha de São Paulo: “Prescrição, atrasos, incúria e engavetamento beneficiam políticos do PSDB acusados de irregularidades, inclusive no dito mensalão tucano”. Pode ser lido aqui.

Não tarda Azeredo ser declarado inocente.

Acinte
Durante a disputa para a presidência da Assembleia Legislativa ficou claro que a reiteração de mandatos do deputado Marcelo Nilo está atrelada ao fato de controlar os pares que o apoiem com a liberação de recursos da Casa.

A aprovação de um aumento de 18% na denominada Verba Indenizatória, elevando-a de 78 para 92 mil reais – aquela que cobre gastos ostros que não a coberta pela Verba de Gabinete controlada por Marcelo Nilo, soa como compromisso de campanha.

Não fora o acinte para com o contribuinte fere o controle de gastos proposto pelo Governo do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário