domingo, 19 de abril de 2015

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

Freud explica
Muito comum ouvir-se que o Governo Federal financia este ou aquele blog  daqueles denominados 'blogs sujos'  para defendê-lo. Sustentaria, assim, uma rede de mídia alternativa a seu favor. Para essa turma de crítica dinheiro público somente para a Globo e quejandos.

Afastada a ciumeira  mesmo porque não comprovada a 'denúncia' fica ela muito mais no âmbito de si mesma  descobre-se que a prática (antiga, como aquela profissão, desde que surgiu imprensa) faz parte da atuação oposicionista.

Sabido e consabido que Aécio Neves  através da irmã Andréa  controlava com mãos de ferro os recursos do governo mineiro dirigindo-os para os que liam em sua cartilha. E dizem as más línguas que ainda financiava veículos de comunicação da família etc. Além de encarcerar jornalista que lhe fazia oposição.

Desta vez escancarada remuneração  diante do comum motivo  de um advogado que escreve sob o pseudônimo Gravataí Merengue recebendo 70 mil mensais do governo Geraldo Alckmin para exercer a gloriosa missão de falar mal do PT e de Dilma Rousseff.

Como recebe para falar mal deduz-se que só o faz porque recebe, não por ser contra efetivamente. Se o fosse não carecia de um garangauzinho.

É, a turma fala em defesa própria, para confundir. E assim caminha essa particular humanidade de varões de Plutarco.


Que venham mais protestos
A considerar o nível em que se desdobra o conteúdo dos protestos – baixaria verbal – seria absurdo imaginar que a população em geral venha a concordar com o objetivo ali posto.

Não à toa mínguam de manifestantes as mobilizações.

A falta de propostas – além da saída de Dilma e a grita contra a corrupção – está cansando. 

O esvaziamento decorre da falta de propostas, não fora a mesmice do ‘fora Dilma, fora PT’. 

O impacto político não se sustenta.

Tudo vai se transformando em lugar-comum.

Insensatez
Faltando só alcançar a unanimidade parece estar a sociedade brasileira aguardando apenas a aprovação da redução da maioridade penal para 16 anos para que a pátria esteja salva. A mídia que a sustenta (a redução) demonstra força.

Tudo está a aparentar um consenso (naquilo que nunca foi discutido dentro dos parâmetros exigidos): a cadeia resolverá a criminalidade e os índices alarmantes da atualidade começarão a despencar.

Só não funcionará se não forem construídas as cadeias necessárias.

Nem mesmo é levado em conta que somente em torno de 1% de menores cometem homicídio, por exemplo, enquanto cerca de 30% são dele vítimas.

Para quem perguntar a razão por que tal entender basta ligar a programação sensacionalista da TV aberta. Onde sangue pelo sangue é a expressão-chave.

A verdade para um tipo de telespectador que existe como fruto dela, por ela e para ela. 

Muito a propósito Humberto Eco:

“O futuro nos reserva um populismo qualitativo via TV ou Internet, no qual a reação emocional de um grupo seleto de cidadãos pode ser apresentado e aceito como a Voz do Povo.

Jabuti em árvore
Atribui-se a Vitorino Freire – liderança política do Maranhão antes de Sarney – a pergunta-resposta ‘se há jabuti na árvore alguém o pôs lá’. É o que sempre fez o deputado Eduardo Cunha, inserindo dispositivos em Medidas Provisórias – alheias ao seu conteúdo – para beneficiar interesses particulares com dinheiro alheio (de governos). Como o fez para favorecer a Ford do Rio Grande do Sul, facilitando suas obrigações fiscais.

Não mais podendo ‘emendar’ manda alguém do seu quintal fazê-lo, o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG). Então foi incluída na MP 661/2014 a obrigação de o BNDES indenizar com 50 milhões de reais um incêndio no Shopping Nova América, no Rio de Janeiro, criando a figura do “desastre natural” indenizável fora dos limites da apólice de seguro, obrigando o BNDES.

Desastre realmente. Uma Câmara Federal a soldo de um Eduardo Cunha solto.

Outro jabuti
Eduardo Cunha processa Luiz Nassif por havê-lo incluído no esquema de captação de recursos para Collor através de PC Farias.

Descobriram a denúncia. Em matéria de O Globo. Eduardo Cunha diz que não integrou o esquema de arrecadação de PC Farias.

 

Bodas de ouro
50 anos não são qualquer coisa na curta existência humana. Tanto que de ouro são chamadas as bodas quando completado o período de cinco décadas.

No próximo 26 de abril a TV Globo completa 50 anos de existência.

Uns acham que tem muito a comemorar. Outros, que não.

Nós, particularmente, entendemos que de comemoração mesmo o jornalismo amparado na Lava Jato do juiz Sérgio Moro. 

Que o premia com delações vazadas. E da platinada recebe prêmios.


Dirceu
Há risco – afirmam muitos – de José Dirceu voltar a ser preso. Seria 'espetacular'.

Duvidar não podemos. Afinal, foi condenado por corrupção sem que houvesse provas de desvio de dinheiro público que o beneficiasse. 

Que o diga o inquérito 2474. Escondido por Joaquim Barbosa. Que para condená-lo aplicou  à sua maneira  a teoria do domínio do fato.

Fugindo da cruz
O calvário petista passou a se chamar financiamento de empreiteira para campanha eleitoral. Passa por uma devassa.

Foge da pesada cruz anunciando que pretende não mais receber financiamento privado.

Esquece de perguntar ao ministro Gilmar Mendes o que acha da proposta.

E ao PSDB, ao DEM, ao PMDB, ao PPS etc. se seguirão o exemplo.

Transferindo a cruz
Como tem sido o partido político massacrado pela culpa de todos a iniciativa  a ser confirmada em junho  deixa um recado claro: se o problema é esse não mais faço parte dele.

Não faltará mídia para chamar de jogo sujo. 



A festa
Como não haverá quem siga a decisão do PT a festa está lança 'lá no meu ap'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário