domingo, 23 de agosto de 2015

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

Ainda que tenhamos avançado
Há duas versões da Carta Testamento de Getúlio Vargas: a manuscrita e a datilografada. Na primeira  para os fins a que ora nos propomos  destacamos:

“Deixo à sanha dos meus inimigos, o legado da minha morte. Levo o pesar de não ter podido fazer, por este bom e generoso povo brasileiro e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que pretendia. A mentira, a calúnia, as mais torpes invencionices foram geradas pela malignidade de rancorosos e gratuitos inimigos numa publicidade dirigida, sistemática e escandalosa.
... 
"Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas."

A versão datilografada, que veio a público na manhã daquele 24 de agosto, acentua as fontes da reação às políticas de Estado postas em andamento por seu governo.

"A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a Justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios.

Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras, mal começa esta a funcionar a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o povo seja independente.

...
Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio.

Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.”

61 anos passados. De voltas e reviravoltas. Ainda que no geral pareça que tenhamos avançado não neguemos que as mesmas forças e os mesmos interesses continuam presentes hoje como ontem. E mais: com os mesmos atores.

Talvez mais vitoriosos do que pensamos.

Daquele 24 de agosto a lembrança do suicídio de Getúlio Vargas, para evitar o golpe que se armava a partir da república do Galeão.

A insensatez que o levou ao gesto extremo permanece atavicamente no imaginário de uma parcela da elite brasileira, encastelada secularmente nas benesses originadas da promiscuidade público-privada.

Getúlio retardou o golpe. Que vingou em 1964. Que muitos querem fazer retornar.

O sonho de Getúlio
A extração de óleo do pré-sal já atingira 800 mil barris/dia em abril. Em apenas oito anos um patamar que a produção em outras áreas da plataforma continental levara mais de 20 anos para alcançar. Um sucesso econômico e singular demonstração da capacidade técnica da Petrobras.

Ainda assim não falta quem queira entregar ao capital estrangeiro as conquistas da estatal. Que será  permanecendo sob controle brasileiro  a redenção deste país.

Afinal, as estimativas para as reservas encontram-se entre 70 e 300 bilhões de barris em dados mais recentes.

Do resultado da parcela que ficará com o país – integrando o Fundo Soberano  50% para a Educação, 25% para a Pesquisa e o restante para a Saúde.

Certo é que  ainda que existindo a Petrobras  não esqueçamos a campanha "O Petróleo É Nosso", na atual versão: evitar a entrega do arduamente conquistado.



Grotesco
Não se pode negar que  não fora o direito de exercer a liberdade de expressar e protestar  muitos dos que estiveram nas ruas no domingo passado não deixaram exemplo de fidelidade ao que tanto anunciavam: defesa da democracia.

Viu-se de uso da infância em ato para ela incompreensível ao absurdo de manifestante empunhando a bandeira dos Estados Unidos. E mesmo quem pedisse (em inglês, naturalmente) a intervenção da Army USA.

 
                                        Outros tempos
Parte da transposição do São Francisco foi entregue na sexta 21, em ato onde presente a presidente Dilma Rousseff. Águas captadas do “velho Chico” começaram a correr a partir de Cabrobó(PE) rumo ao semiárido.

Enquanto o Nordeste caminha para solucionar o secular problema, São Paulo vai vivendo seu tempo de escassez. 

O que inclui haver gasto R$ 28,9 milhões para captar água e ver o investimento tornar-se obsoleto por falta do que captar aqui.

Nas fotos os dois retratos. Inimagináveis em outros tempos. 
Roberto Stuckert Filho/PR / Divulgação/PR  

Fotografia pensante
A fotografia abaixo colheu instante em que manifestantes passavam em frente a uma lanchonete.

Para muitos a fotografia fala a verdade, onde a placa traduziria a composição social do movimento.


Dado interessante
Pesquisa nacional do Data Popular, divulgada pela Rede Brasil Atual aqui, realizada antes da mobilização de domingo passado, levantou dados interessantes. Como o de que para 92% dos entrevistados "Todo político é ladrão".

E o ainda mais interessante: "71% dos eleitores brasileiros avaliam que os partidos de oposição à presidenta da República, Dilma Rousseff, 'agem por interesse próprio, não pelo bem do país'”. 

Ah! Gilmar
Na busca de não perder o protagonismo dentre os conspiradores desta terra brasilis o ministro Gilmar Mendes (aquele que no STF segura a decisão vitoriosa contra o financiamento privado de campanha com um pedido de vistas desde abril de 2014), no exercício da função no STE, acaba de pedir investigação sobre as contas de campanha da presidente Diulma Rousseff.

O detalhe fica a conta de que as ditas contas já foram aprovadas pelo próprio TSE.

Coisa assim tipo o colega ministro Barroso de autorizar a prisão preventiva de quem já cumpre prisão por condenação.

No caso do pedido de Gilmar Mendes entendemos que o grave crime cometido por Dilma reside no fato de a presidente haver sido reeleita.

A espatafúrdia cria de FHC – Gilmar Mendes – permanece onde sempre esteve: desrespeitando as leis que sustentam o Estado Democrático de Direito. 

Afinal, mesmo afirmando que o TSE não tem como cassar Dilma aqui o ilustre ministro vai alimentando a crise política.

A resposta
A resposta do Governo veio de pronto. Certamente o ministro Gilmar mendes não imaginava ser 'chamado às falas' para respeitar a Constituição.

Nota à imprensa

1 – A decisão tomada pelo Ministro Gilmar Mendes em relação à prestação de contas da campanha da presidenta Dilma Rousseff será devidamente questionada no TSE. Desde o final do segundo
turno eleitoral, outros três processos estão em curso na Justiça Eleitoral, com o claro objetivo por parte do PSDB de questionar uma vitória eleitoral conquistada legitimamente na eleição presidencial de 2014.

2 – Mais uma vez, líderes oposicionistas procuram, a partir de processo judicial criar, de forma oportunista, um factoide político completamente descabido. Aliás, o PSDB chegou a solicitar até mesmo uma auditoria das urnas eletrônicas, que são sabidamente seguras.

3 – Reitera-se, novamente, que todos os recursos financeiros utilizados na campanha da presidenta Dilma Rousseff foram arrecadados de forma absolutamente legal e lícita. As contas de campanha da presidenta Dilma foram aprovadas por unanimidade pelo TSE, com parecer favorável do procurador eleitoral do Ministério Público Federal, após rigorosa auditoria.

4 – Felizmente, o Brasil é uma democracia sólida e aqueles que perdem as eleições devem respeitar o resultado das urnas.

Edinho Silva

Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom)



Pouco sabemos
Ainda que não chegue à consciência do eleitor o que efetivamente ocorre, não deixa de ser interessante manter-se na mira o financiamento privado de campanhas eleitorais. Por sua dimensão nociva. 

Apenas para ilustrar: dos 513 deputados federais cerca de 430 receberam dinheiro de empresas investigadas pela Lava Jato para suas campanhas.

Um escândalo que deixa a Lava Jato na rasteira está no quanto apurado pela Operação Zelotes, que envolve o Carf e seus conselheiros, em propinas para liberar obrigações tributárias de contribuintes, que geraram prejuízo aos cofres públicos na ordem de 19 BILHÕES de reais.

Na CPI que investiga o caso, no Senado, 10 dos 11 senadores tiveram suas campanhas financiadas com dinheiro de ditas empresas. Mais detalhes aqui

Crise I
A Folha de São Paulo destacou aqui o aumento de embarques e desembarques no primeiro semestre deste 2015. Incluindo também aumento nos voos regionais. 

Não temos como duvidar dos dados divulgados. Testemunhamos, em viagem recente entre Ilhéus e Recife (com conexão em Salvador): nenhuma poltrona vazia entre as mais de duzentas.

Crise II
Ironia que seja, a situação anda relativamente boa para a população em geral (poderia estar bem melhor), tanto que a arrecadação federal vem em mais de 90% da classe média, já que os ricos deste país – com renda média de 341 mil reais mensais – pagam apenas em torno de 6% da arrecadação total do Imposto de renda.

São dados apresentados pela Carta Capital que mostram que apenas 71,4 mil brasileiros, detendo 21,7% da renda nacional e 29,4% dos bens declarados à Receita, são beneficiados pelo atual sistema fiscal do país.

É a turma que fala em crise.

Já o milionário que perceba acima de R$ 1.904,00 já começa a ser dentado pelo leão, em 7,5%. E se cair na besteira de superar 4.665,00 'contribuirá com 27,5%.  

É a turma que deu de viajar de avião. Para irritação daquela.

Ainda que tardia
A verdade é lenta mas sempre chega. A sabedoria popular pode – caso haja juízes – se materializar no alcance aos tucanos. Ainda que a realidade insista em demonstrar que ilícitos cometidos por tucanos não são tão ‘ilícitos’ assim.

Matéria de Helena Stephanowitz, aqui, publicada no Rede Brasil Atual, aventa a possibilidade de os tempos da ‘privataria’ estarem referidos na denúncia de Janot, como observou a articulista a partir da folha 40 da peça denunciante.

Os fatos correspondem ao denunciado em “A Privataria Tucana”, documentados por Amaury Jr. e aparecem na denúncia de Janot contra Eduardo Cunha – quando é estabelecido o elo entre movimentações em paraísos fiscais por pessoas próximas de Serra, incluindo o sócio oculto de Cunha, Fernando Baiano – como a sinalizar que o PSDB pode estar na mira. 

Caso haja interesse e vontade em apurar/confirmar o que é já de domínio público.

privataria

Cunha acunhado
Na sentença de condenação de Nestor Cerveró, Fernando Baiano e Júlio Camargo o juiz Sérgio Moro faz expressa menção ao deputado Eduardo Cunha, limitando-se – no entanto  a registrar que a competência para julgá-lo está reservada ao STF.



Primeirão
Nem concedeu ao indigitado denunciado o benefício da dúvida. Assim agiu Silas Malafaia em relação a Eduardo Cunha: antes elogios; agora, desdiz os encômios.

Acompanhe os estágios da solidariedade de Silas Malafaia a Eduardo Cunha aqui

Metralhadora bumerangue
Atirando para todos os lados o deputado Eduardo Cunha chega até a ameaçar em interferir/influenciar na sabatina de Rodrigo Janot no Senado.

O efeito bumerangue pode atingi-lo e a outros políticos envolvidos. Afinal, Janot foi o mais votado para a lista tríplice, com mais votos que para a anterior. E sua não-recondução pode ativar a atuação dos pares contra a políticos.

É pagar para ver!

Revelações arrasadoras

O vídeo – ou parte dele – de entrevista de Paulo Henrique Amorim a Carta Capital (Mino Carta e Sérgio Lírio) é uma sinopse de quão arrasadoras são as revelações contidas em “O Quarto Poder  uma outra história”, livro de PHA recém lançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário