terça-feira, 21 de agosto de 2018

Especulação, incluindo o eleitor


Há quem afirme que a ausência de unidade e concentração eleitoral da esquerda levará, fatalmente, a vitória na eleição presidencial para a direita, incluindo possibilidade de Bolsonaro e Alckmin disputarem o segundo turno.

À esquerda ocorreria o contrário, com Lula/Haddad e Ciro Gomes disputando a presidência da República. 

Até agora não vimos ninguém aventar a possibilidade.

Não nos parece improvável.

Especulamos: basta que Bolsonaro pare de crescer (o que já chegou a ocorrer) e Alckmin não avance como espera no programa eleitoral e abocanhem, ambos, parcela ínfima dos indecisos que votarão em alguém. Mantido Lula/Haddad no patamar de 20% a 30% e Ciro Gomes alcançando entre 15% a 20% tal cenário seria provável. Ou seja, apertado o resultado não seria impossível um segundo turno disputado pela esquerda.

Mantido Bolsonaro o seu eleitorado, estaria no segundo turno. Disputando com Lula/Haddad ou Ciro. A lógica, no entanto, em razão da infraestrutura de que dispõe sugere Alckmin.

Este – assim pensamos – o que pensou Lula. E pode dar certo. Ainda que o PT/Lula/Haddad percam a eleição Ciro a venceria.

O país não perderia.

O eleitor 
No fundo, no fundo, nossas ilações passam por um quesito não diretamente abordado na matéria: o eleitor.

Observando-o, qual dos candidatos está mais próximo dele, compreendendo suas mazelas contemporâneas? Quem perdeu o Bolsa Família, quem perdeu vaga na universidade, quem vê as farmácias populares sendo fechadas, a fome retornando com furor, as doenças, a mortalidade infantil, o desemprego etc. etc.

Tudo o que dissemos acima em conflito com a realidade pode ser resumido na resposta atribuída a Garrincha ao técnico Feola, em 1958, na palestra antes de enfrentar os russos: já combinou com eles, ‘seu’ Feola?

A não ser que houvesse necessidade de combinar com os militares referidos pelo vice de Bolsonaro, para quem as forças militares se levantarão, em mais um golpe, contra a eleição de Lula (ou de seus seguidores progressistas, dizemos nós).

Estamos pagando para ver. O povo pode estar pensando assim... ou reagirá assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário