domingo, 5 de julho de 2015

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

A Grécia resiste
Nesta maratona não sabemos até onde.

Brasil x Estados Unidos
As falas brasileiras durante a visita aos Estados Unidos – inclusive da presidente Dilma Rousseff – demandam interpretação que vá além da picuinha que norteia a ‘interpretação’ da imprensa nativa. Esta – sabemos – mais se preocupa com sua função de partido político aliado da oposição e há muito esqueceu o jornalismo que lhe cabe como função.

Por lá – entre quejandos outros – até o mercado foi elogiado. Sinal de que discurso há para atender aos interesses de lá.

Um sinal mais singular para o observador está na conversa privada entre a Presidente e o megaempresário Murdoch – que hoje enfrenta a Globo no universo das transmissões esportivas, inclusive Olimpíadas. Neste particular, considerando a incompetência do Governo petista em ocupar espaço na televisão – sucumbido à editoria comandada pela Globo – estaria buscando intervenção privado-midiática em nível internacional para repercutir aqui ou mesmo ampliar os espaços de Murdoch em território pátrio, especialmente através das novas tecnologias.

Os elogios do Citi não deixam dúvida de que o mercado (leia-se financeiro e especulador) gostou do que ouviu.

De nossa parte mais compreendemos a visita de Dilma aos Estados Unidos como uma genuflexão até há pouco evitada.

Afinal, falar em acordo comercial amplo nos lembra a ALCA (enterrado por Lula em 2003), assim como a ‘fé’ no mercado (a ponto de receber elogios até de William Rhodes) mais atende à banca da especulação.

A fala – para o nível da plateia – não cometeu deslize.



Pedagogia
O Brasil – caso expressado em razão de alguns de seus ‘pensadores’ – torna-se um país sui generis: edição de leis como solução para problemas crônicos. Mais que isso: alguns até imaginam que prender contenha uma dimensão pedagógica.

Nada tão estúpido. Se punição fosse solução nunca haveria homicídio – especialmente onde punido com a pena de morte – tampouco corrupção e quejandos.

A China é exaltada por punir com pena de morte quem for pego corrompendo. Mais exaltada porque ainda cobra a bala do tiro fatal da família do executado. Nem assim deixa de lá haver corrupção.

E somos o país em avançada experiência de fazer justiça (com letra minúscula mesmo!): caminhamos para ter a imprensa como última voz em julgamento. 

Desde que tenha petista envolvido.

Essa pedagogia nem o ministro Marco Aurélio ainda a compreendeu.

Até que...
A PF investiga a Globo.

Até ser convidada para entrevista no Jornal Nacional. Nesse caso metendo o pau em Lula e PT.

Escuta
A turma do ‘fala que eu te escuto’ ficou escancarada com a denúncia de um agente da Polícia Federal perante a CPI da Petrobras de que instalara, a pedido dos superiores, escuta ilegal em cela de presos no Paraná. O abuso já fora objeto de matéria na Veja. Cheira a fato corriqueiro.

Poderia – colocamos no condicional – invalidar toda a apuração decorrente da Lava Jato. 

Tal dificilmente ocorrerá. Não faltará aparecer uma autorização judicial para validá-la. De Moro, naturalmente.

A (in)coerência
Deixai vir a mim os pequeninos  lecionou Cristo. Com todas as letras, cuidar deles porque quem não for como eles não alcançará o reino dos Céus. 

Por aqui abandonamos a infância e a tornamos igual àqueles que deveriam ser como ela e não o são. 

Enquanto o parlamento se enche de cristãos Cristo só é lembrado em oração. 

E assim, a Câmara hoje reza. Para lançar a infância não amparada na cadeia.



ONU discorda
A pretensão à redução da maioridade penal é um retrocesso. Diz a ONU.

Mas quem é a ONU e seus organismos diante de deus Eduardo Cunha?

"A turba quer sangue"
Do ministro Marco Aurélio aqui

"Aí, muitos daqueles que defendem a alteração da maioridade estão mais é jogando para a plateia, para a turba. E a turba quer sangue."

Crise na informação
O Valor publicou que os parlamentares do PT estão receosos de que Lula volte a fazer críticas duras à atuação da bancada diante da crise, o que pode agravar ainda mais a situação. Mas também há a expectativa de que um acerto de contas seja feito, pois Lula, já na semana passada, transmitiu, via Rui Falcão, um 'mea culpa' em relação às falas de que o PT só pensa em cargo e precisa se reinventar”.

Leitura do blog: Caso Lula tenha dito, não mentiu; caso desminta, tem culpa no cartório.

“O jornal também observou que Lula deve cobrar uma postura mais ofensiva da bancada do PT, para evitar situações constrangedoras ao governo e ao próprio partido - como a aprovação da convocação do presidente do Instituto Lula para explicar doações da Camargo Corrêa à CPI da Petrobras.”

Leitura do blog: Caso seja verdade o que o jornal escreve está redondamente enganado em imaginar que Lula tem alguma preocupação em que o seu Instituto seja investigado.

Nesse particular quem tem que se preocupar – para não se desmoralizar – é quem utilizou o nome do Instituto.

Solução errada
Circula na rede informação sobre pedido de Habeas Corpus preventivo interposto por amigos/advogados de José Dirceu.

Erram os que querem proteger Dirceu. O melhor HC é filiá-lo ao PSDB.

Mais humana
A entrega da ciclovia na Avenida Paulista constitui-se simbólica reconfiguração da capital paulista em favor de seus habitantes. A humanização da cidade vai sendo escancarada, aberta para o convívio de sua população. O povo vai para a rua caminhar, pedalar, skeitar.

Acompanhamos o Jornal da Band em matéria sobre o assunto. Entrevistas de populares apoiando a iniciativa.

O jornalismo da Band, no entanto, em nenhum momento se referiu ao pai da iniciativa: prefeito Fernando Haddad.

Natural. O prefeito é do PT.


Do nada para coisa nenhuma
O ministro da Justiça diz que pretende sair. Como Cervantes sobre os cavaleiros de Granada: para quê? Para nada.

Não sabemos se já vai tarde. Se é que vai!

O que sempre foi continuará sendo: uma inexpressividade inexpressiva.

Autismo
A Nota emitida pela liderança do PT na Câmara Federal em defesa da postura do (ainda) ministro José Eduardo Cardoso mais está para demonstração explícita de autismo político. 

Defender o inoperante Cardozo é não reconhecer a crise político-institucional instalada a partir da falta de comando de Sua Excelência.

Lotomoro

A que já vem premiada. Será o grande sucesso a ser lançado pela CEF.

Pagou para ver...
A lamúria do PT com os absurdos cometidos por delegados, procuradores da república e um juiz chamado Moro precisa ser olhada pelo próprio partido, a partir de suas omissões e conchavos recentes. Conchavos políticos, diga-se de passagem. Certamente para salvar alguns dos seus assegurou a salvação dos ‘outros’ que hoje lhe batem sem dó nem piedade.

Caso o leitor duvide basta lembrar a quem pode ser atribuída a responsabilidade por enterrar a CPI do Banestado (que feria de morte o tucanato lavando dinheiro através das CC-5), valorosa contribuição de José Mentor (PT); como aquela CPI sobre a Privataria (tucana, naturalmente) não levada adiante por Marco Maia (PT); ou o enterro da CPI do Cachoeira (que chegaria na Veja e na Globo) graças a Odair Cunha (PT).

E para completar pôs o insignificante José Eduardo Cardozo (acusado de trabalhar para Daniel Dantas) no Ministério da Justiça.

...e está vendo
Todas as conquistas apoiadas na política de Estado implantadas pelo Governo petista podem ir para as calendas.

Muito mais por culpa do PT que governa sem a consciência do poder. Ou – poderíamos acrescentar – por elementar incompetência no exercício do poder.

Criou cobra, cevou um ovo de serpente. A esculhambação é tanta – a partir da incompetência de um Ministro da Justiça que não se impõe – que um agente da Polícia Federal (subordinada ao Ministério) se jacta de colocar um grampo ilegal para escutar presos.

O ovo de serpente foi posto quando o PT deixou de cumprir com sua função institucional e tentou agradar os adversários, fazer média com eles diante do que fizeram de errado como se fossem respeitá-lo quando seguisse por igual caminho.

Nem a lição do denominado ‘mensalão’ o fez aprender, quando via o do PSDB, ainda que anterior, sob a mesma relatoria de Barbosa, nem mesmo ser julgado. Ainda que o operador do caixa 2 de ambos (Marcos Valério) fosse o mesmo


Pondo em dúvida
O ministro Marco Aurélio, do STF, põe em dúvida a espontaneidade das delações feitas a Moro. 

Talvez não tenha entendido que o método moriano de conseguir delação (contra o PT, naturalmente) acontece por livre e espontânea pressão.

Para o bom entendedor
Paulo Henrique Amorim denuncia no seu Conversa aqui estranho encontro realizado nas dependências da Folha de São Paulo.

O trio presente não deixa dúvida quanto ao que se trama.

Só não enxerga quem está a favor.

Dimensione a coisa aqui no alerta de Fernando Brito no Tijolaço. 

Aí quem não enxerga, por incompetência, é o Ministro da Justiça.

E para compreender a plenitude da arapuca leia



Nenhum comentário:

Postar um comentário