terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

De Rodapés e de Achados- 24 de fevereiro de 2013


AdylsonQuando o tema se esgota em si mesmo, um rodapé pode definir tudo e ir um pouco além.  

Adylson Machado

Mantendo a natureza

Bento XVI voltará a ser Joseph Ratzinger na próxima quinta 28. Assim antecipou. No vácuo entre o anúncio e o dia aprazado, assegurou novo dirigente para o Banco Vaticano e mesmo transferiu para a Colômbia, como Núncio Apostólico (embaixador), bentoum de seus braços direitos, Ettore Balestrero, então subsecretário de Estado do Vaticano, em meio às especulações sobre o contido em relatórios que se referem a escândalos da Santa Sé.
Para quem se dizia com a saúde em frangalhos, a ponto de a fé não mais ajudar a carregar a cruz, podemos entender o lapso entre o anúncio e a efetivação da renúncia como suficiente para promover alguns lances no tabuleiro de xadrez que temia não poder fazê-lo se permanecesse.
O tempo dirá se jogou a contento da Igreja ou dos interesses dos que alegou enfrentar. Ou, quem sabe, apenas manteve a sua natureza, como o escorpião da fábula.

Omissão

A presença de Yoani Sanchez, a blogueira cubana exibida como paradigma de luta pela liberdade de expressão etc. etc. etc., esconde uma circunstância omitida pelo noticiário das grandes redes do escrito, do televisado e do radiofonado: ainda que vivendo em Cuba – destino de todas as críticas por ainda manter um regime socialista, o que faz há mais de 50 anos – se encontra desancando o que entende por desancar, para gaudium et spes (em tempos de Vaticano em evidência maior, nada melhor que lembrar de uma encíclica, cujo título se faz da própria expressão que inicia o texto, então promulgada por Paulo VI em 1965) dos que anseiam o retorno da ilha às maravilhas de antes da revolução triunfante em 1º de janeiro de 1959.
Diferente, muito diferente, de Bradley Manning, soldado do exército estadunidense no Iraque que andou denunciando atrocidades cometidas pelos Estados Unidos (dentre elas o ataque de um helicóptero a civis em 2007, em Bagdá), “enjaulado” em condições subumanas na base de Quantico, na Virgínia, desde maio de 2010, e que corre o risco de, simplesmente, ser condenado à morte.

Utilidade pública

Pesquisa na Grã-Bretanha revela que o mosquito da dengue aparenta haver desenvolvido resistência a um princípio ativo presente na maioria de repelentes comercializados no mundo, incluindo o Brasil. A substância conhecida como DEET, ou dietiltoluamida, que age interferindo nos receptores sensoriais de mosquitos, pernilongos, muriçocas e borrachudos inibindo-os do desejo de picar. (BBC Brasil).
A pesquisa, publicada na Plos One analisou a reação de mosquitos da espécie Aedes aegypti, observando que, apesar de inicialmente repelidos pelo composto químico os insetos o ignoraram na segunda investida. Já haviam criado resistência depois do primeiro contato, tornando inócua a atuação da substância.
Não custa adotar a experiência cabocla de repelir os inconvenientes com cravo-da-índia e limão rosa ou folhas de cidreira ou eucaliptos queimadas. 

Alvíssaras

Localizamos a informação abaixo, refletindo a participação dos salários no PIB que, em 2009 já alcançava o percentual de 51,4%, depois de haver chegado a 46,3% em 2003. De lá para cá o crescimento é constante e demonstrando estar ampliando a diferença crescente a partir de 2006.
Evidente que contribuiu para tal recuperação – a participação do salários no PIB já esteve próximo dos 60% em fins da década de 50 e início dos anos 60 – os aumentos reais que tem beneficiado a classe trabalhadora com a atual política para o salário mínimo.
Ainda assim, com todos os méritos para a política governamental voltada para a recuperação do salário mínimo, hoje em 678 reais (em torno de 340 dólares), longe está do salário real que corresponderia às necessidades fixadas na Constituição para atender a uma família média (marido, mulher e dois filhos), que o levariam hoje ao patamar 2.398 reais segundo o DIEESE.
grafico

Ouriçando

O senador Fernando Collor apresentou proposta de emenda à Constituição (PEC 3/2013) para aumento do número de Ministros do Supremo Tribunal Federal (para 15) e mandato fixo de 15 anos.
O tema – mandato para o Judiciário – tem ocupado espaços nos últimos anos, ainda que sem a devida repercussão. Caso venha a ser aprovada em relação ao STF abrirá caminho para alcançar, no futuro, outros estágios judiciários.
Aguardemos as reações. O senador ouriçou, com certeza, a turma da toga.

Afago

A morte de um garoto torcedor em estádio de futebol, decorrente do disparo de um morteiro/rojão/sinalizador por torcida futebolística, não pode ser considerada uma fatalidade, como alguns querem fazer crer.
Não nos importa aqui nomes, seja do garoto, do estádio, do torcedor e mesmo da torcida, e sim o fato. É que o comportamento de muitos criminosos travestidos de torcedores sob o “manto” de torcida organizada deste ou daquele time ocupa estádios e espanta espectadores.
Como tais “expressões” da estupidez sempre encontram apoio de dirigentes e mesmo da imprensa esportiva (para quem duvidar veja programas de rádio e televisão) não custa punir, em defesa da coletividade, o próprio time, afastando-o dos gramados por um razoável espaço de tempo. Sem o time jogando a torcida “organizada” não terá o que assistir.
Seria um exemplo. Que cremos difícil de por em prática diante da espúria relação entre dirigentes e torcidas organizadas. Razão por que o “manto” sagrado deste ou daquele time continuará comandado por tais expressões da primitividade humana.
A decisão, em sede cautelar, da Conmebol nesta quinta 21 determinando que, por 60 dias, os jogos do Corínthians em casa o sejam com portões fechados e que nas partidas fora do Brasil não haja venda de ingressos para seus torcedores nos soa como “freio de arrumação”, uma premiação. Quando nada um afago.
Uns dois anos, pelo menos, suspenso de suas atividades futebolísticas internacionais e uns seis meses internamente seriam um sinal de que não se pode alimentar leões para lançá-los na arena repleta de inocentes.
No fundo a proteção existe: para os patrocinadores.

Possível razão

mandiocaO preço da farinha disparou na região. A alegação dos comerciantes é de que há falta de mandioca, segundo os produtores. A região produtora mais tradicional, a de Buerarema, não mais consegue atender à demanda diante da escassez da Manihot esculenta.
A escassez – atribuem alguns observadores – pode estar vinculada a atuação de indígenas que não só reivindicam área no entorno da serra do Padeiro como trazem insegurança e incerteza ao futuro dos proprietários e posseiros que estão há décadas cultivando na região, utilizando-se de invasões e depredações como instrumento de pressão, o que afasta agricultores tradicionais do exercício da atividade.

Silogismo

Foi lugar comum no noticiário o aumento da violência no curso dos festejos carnavalescos onde não havia programação momesca. Efetivos da Polícia Militar são deslocados para reforçar o policiamento ostensivo nos espaços das festas, o que vem ocorrendo com o contingente sediado em Itabuna desde que por aqui não se promove carnaval.
Uma dedução contrária emerge da constatação: onde presente a Polícia Militar, reduzidos os índices de violência. Tal fato é palpável, basta que se perceba que maior presença de contingentes da PM obviamente afasta a presença de marginais.
Tal ponderação, comparativa, nos permite uma conclusão lógica: mais polícia nas ruas, menos bandidos em ação, o que resulta em mais segurança para a população. Por fim, a segurança da sociedade está vinculada diretamente a uma maior presença de policiamento nas ruas.
Assim, como muitas das nossas cidades encontram-se nas estatísticas negativas pelos altos índices de violência, não custa deduzir que há policiamento reduzido.
Resta saber se tal ausência decorre de falta de efetivo policial (quantitativo) ou de decisão em retirá-lo da ostensividade para deixá-lo no quartel.

Crédito

Registramos que bela foto de Eduardo Anunciação, ilustrando a imagem de “Gaguinho” nos texto da semana passada, se origina da lente do premiado itabunense Geraldo Borges.

Maria Creuza

A baiana de muitos álbuns, nascida em Esplanada, voz de segura personalidade, encantou gerações a partir de seu surgimento nos anos 60. Nunca alcançou o estrelato como outras de igual vertente conseguiram, apesar de reconhecida e parceira de mitos, como Vinicius de Moraes e Toquinho, e de haver conquistado espaço no exterior. Tampouco encontrou na crítica nada além que o reconhecimento aos seus méritos vocais. Intérprete não se pode dizer que tenha sido, no sentido mais profundo do termo, se a comparamos com uma Elis Regina. Sua interpretação limita-se ao intimismo formal, se assim podemos dizer em relação à estética de seu canto. Cantar é de sua essência e soube fazê-lo através de primoroso repertório.
Aqui, com “Cantador” (Nelson Motta-Dori Caymmi).

_________________
Adylson Machado é escritor, professor e advogado, autor de "Amendoeiras de outono" e " O ABC do Cabôco", editados pela Via Litterarum

Nenhum comentário:

Postar um comentário