domingo, 7 de dezembro de 2014

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________
Sinais


A presidente Dilma Rousseff, em entrevista concedida em Quito, no Equador, onde participa da Cúpula das Nações Sul-Americanas (Unasul), afirmou que o mundo, como um todo, sofrerá as consequências dos preços do petróleo. Tanto os que dependem da tributação pela venda da commoditie como os que dela dependem.

O Bundesbak (o BC da Alemanha) reduziu a expectativa de crescimento do PIB alemão à metade para 2015. Sinalizam 1%.

Sinais de arrocho.

Digitais de Gilmar
A Isto É lança pérola insinuando que o Procurador-Geral da República estaria abrindo caminho para livrar o Governo de investigações de corrupção que encontra empreiteiras como tradicionais corruptoras. 

A conclusão que ilustra o texto se sustenta (como sempre) em declaração de uma autoridade judiciária. Preservada em seu anonimato, como sói acontecer.

A matéria segue aquela linha de criar factoides para para pressionar Ministério e Judiciário. Como ocorreu com a AP 470.

O interessante - para os que analisaram o texto - reside na declaração atribuída a um ministro do STF, de que "Isto é um absurdo".

A turma jogou no Google a expressão "Isto é um absurdo, diz ministro do STF" e, naturalmente, encontrou no Gilmar Mendes a repetida locução.

São as digitais do golpista Gilmar Mendes.


Integração
Ainda que combatido e criticado, o Mercosul pelo menos já produziu um resultado: a internacionalidade de placas para veículos automotores de alguns dos países que o integram.

O Denatran anunciou nova placa para veículos automotores a partir de janeiro de 2016, que será adotada pelo Brasil, Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai.

Trata-se de placa-padrão para o Mercosul.

Destaca o InfoMoney:

"Não haverá necessidade de trocar as atuais placas, sendo que as novas serão obrigatórias apenas para veículos novos, transferidos de munícipio ou com troca de categoria. Com 4 letras e 3 números, são 450 milhões de combinações possíveis, contra 175 milhões do atual modelo. As placas terão as mesmas medidas, de 40x13.

Agora, haverá um fundo branco com letras pretas, com uma faixa horizontal azul em cima, com o emblema do Mercosul e a bandeira brasileira. O novo modelo conta com algumas especificações de segurança que devem facilitar a identificação de placas falsas.

Agora, a categoria do carro será explicitada pela cor das letras e números. O preto representa o carro particular, enquanto o vermelho o comercial. Verdes claro para carros especiais, enquanto o azul é para oficial e laranja para diplomático. Roxos claro indicarão carros de colecionadores." 

Discussão aberta
Evidente que a discussão sobre o uso de drogas (lícitas ou ilícitas) é profundamente complexa e polêmica. A complexidade gira em torno dos inúmeros fatores sociais e biológicos que as envolve; polêmica porque os argumentos sempre estão amparados em circunstâncias que nem sempre representam a verdade real. Sob esse viés, a propaganda em torno de cada vertente (legalidade ou ilegalidade) ainda pesa sobremodo na discussão, que exige aprofundamento.

E diremos: é imperativo – como caminho para uma solução que atenda à sociedade – afastar-se da hipocrisia do esquecimento da realidade em benefício de conveniências várias.

Particularmente, sempre colocamos no centro de qualquer discussão uma indagação: a quem interessa ou – natural em sociedade de consumo – quem ganha com isso. 


Abstinência
O senador Aécio Neves, em seu papel de convocador de protestos, deu de ocupar redes sociais, exibindo-se como líder incendiário.

No leque de razões para protestar nada sobre a COPASA. Aquela empresa estadual que desviou recursos através de Youssef.

Ah! O leitor não sabe quem é COPASA?

Simplesmente a empresa de saneamento do estado de Minas Gerais.

Há quem diga que Aécio está sob efeito de uma crise de abstinência.

Uns dizem que de golpe militar, já que aderiu ao udenismo lacerdista.


Outros dizem que pode ser de outra coisa.

Há quem acredite I
Aécio Neves – autoalcunhado líder da oposição – convoca o povo para protestar contra o Governo (leia-se Dilma/PT).

E não comparece!

Há quem acredite na seriedade de propósito desta gente, além de incentivar um golpe nas instituições democráticas.

Há quem acredite II
Interessante – para perceber-se o nível da coisa – a divisão (conflito mesmo) entre participantes (sem número definido – 800, 2.000!) deste mais um protesto: uns querem intervenção militar para deposição de Dilma; outros, são contra os que defendem tal intervenção.


A ironia fica por conta de uma coisinha elementar: todos querem derrubar um governo democraticamente eleito. 

Racionalidade
O governador Geraldo Alckmin realça como  de cooperação e republicana a atitude da presidente Dilma Rousseff na questão da água que falta para atender parte da população paulista/paulistana.

Enquanto Geraldo Alckmin vivencia o outro lado da eleição – o de que já se encontra encerrada – o senador Aécio Neves permanece no palanque engrossando o discurso.

Nossa premonição é de que o candidato do PSDB em 2018 para presidente da República não será Aécio. Muito provável que Geraldo Alckmin.

Que demonstra menos palanque e mais racionalidade política.


Filão
Empreiteiras estrangeiras de olho nos desdobramentos das apurações no Brasil, onde envolvidas grandes construtoras. 

Caso as ‘nossas’ venham a integrar o rol das suspeitas de participação em certames os bilhões de dólares em obras previstas poderão cair no colo das estrangeiras.

Não dá para acreditar!
Ainda falta Aécio explicar – ou que sua assessoria o faça – as razões por que lançou dinheiro da campanha para custear parecer particular.

Não dá para acreditar que Aécio tenha visto como correta a aplicação de dinheiro de sua campanha presidencial para remunerar pareceres  sobre possível legalidade do uso de dinheiro público de Minas em aeroporto em fazendo de um tio, no município de Cláudio. 

Admitir tais gastos como divulgação de seu nome, suas idéias e propostas  como sói ocorrer em campanha/propaganda eleitoral – cheira a nos ver a todos como aqueles 'ignorantes' de que fala FHC.

Não dá para acreditar!
Mas – entendemos nós – que o tucano não precisa se preocupar.

Gilmar Mendes relatará a interpelação criminal proposta pelo PT contra Aécio no TSE.

Alguém acredita que Gilmar dará o andamento que o caso exige.

Um pirulito para quem acredite!


Discussão em aberto
O prazo para a entrega das conclusões da Comissão da Verdade se esgota neste dezembro. Por aquilo que temos acompanhado a importante iniciativa vai ficar na seara de buscar militares e policiais envolvidos nos crimes de lesa humanidade perpetrados durante a ditadura militar.

De fora ficarão os diversos representantes da sociedade, incluindo órgãos da grande imprensa e empresários, que legitimaram e mesmo deram apoio material para que tudo acontecesse. Não foram poucas as vítimas de suas atuações. Direta e indireta. Tanto que até veículos de jornais e de empresas estiveram a serviço de sequestros e desaparecimentos.

Buscar a verdade e não encontrar todos os responsáveis leva à ideia de maniqueísmo. E mantém aberta a discussão em torno dos responsáveis pelas atrocidades. 

Até agora mais vinculadas a alguns setores do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Já que 'esquecidos' os colaboradores da sociedade civil.

Solidariedade
E dizem que há embate entre o Bahia e o Vitória. A solidariedade falou mais alto. Aabos estão na segunda divisão.

Verdadeiro abraço. Aquele abraço!

____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário