segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Gaudium

Et Spes
A Encíclica Gaudium et Spes (Alegria e Esperança) é documento originado do Concílio Vaticano II, voltada para tratar de uma visão originada do evento sobre a Igreja no mundo contemporâneo. Naturalmente pensado a partir dos anos 60. De lá muita coisa aconteceu. (Parece-nos que a proposta de meio século é retomada pelo papa Francisco, especialmente quando valoriza em seu pontificado a atuação e a participação concreta da massa cristã católica, sacrificada sob o cutelo do conservadorismo que alijou experiências como a Teologia da Libertação e as Comunidades Eclesiais de Base).

Mas o que nos leva a escrever inspirado na encíclica não diz respeito a ela em si e sim ao contido em seu título: Alegria e Esperança. Tudo porque ficamos profundamente comovido com depoimentos trazidos no bojo de uma matéria reproduzida no http://jornalggn.com.br/noticia/os-usuarios-de-crack-que-trabalham-na-prefeitura-de-sp 

Superando a política da "dor e sofrimento" posta em prática por gestões anteriores sob os postulados da repressão e internação compulsórios - resposta ao usuário de drogas pela ótica da criminalização para um problema mundial de saúde pública - o experimento da Prefeitura de São Paulo através do Programa Braços Abertos nos remete, sem proselitismos, a reconhecer que ainda há vida e humanidade em gestores públicos. Mesmo que contra eles se levantem forças conservadores que sobrevivem ou da miséria das drogas ou das drogas como negócio (aí integrado de agentes públicos ampliando renda através da corrupção).

Nem enveredemos por tratar o problema a partir da discriminação social, quando encarados os grupos de consumo em faixas de renda.

A coragem e a determinação do prefeito Fernando Haddad abrem uma perspectiva concreta de solução em nível nacional para um problema que aflige a todos. Falta-nos compreender tão somente que a resistência em enfrentar o novo e o diferente simplesmente retardará a saída. Inclusive para redução da corrupção e dos que ganham - em todas as dimensões - com a existência de viciados.

Acesse o leitor a matéria. E nos entenderá. É que se vemos "alegria e esperança" em programas de tal envergadura mais alegria e esperança percebemos naqueles que se achavam perdidos e ora encontram a esperança de vida para a alegria de viver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário