domingo, 16 de março de 2014

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
_________________

A África existe
Segundo o sítio português publico.pt quinze países do Caribe vão pedir indenização a europeus devido à escravidão no período colonial. A pretensão se volta contra Portugal, Espanha, Reino Unido, Holanda e França.

Não custa inserir na representação todos os povos africanos.

Precedentes há. Os judeus têm conseguido indenizações em decorrência do holocausto cometido pelo nazismo. O holocausto africano não fica atrás. Para ilustração basta assistir “Amistad”, de Spielberg e ouvir/ler “Navio Negreiro”, de Castro Alves.

O papa do milênio
Nenhuma dúvida de que o papa Francisco já é considerado o papa do milênio, tantas as intervenções – ainda que curto o tempo de papado – voltadas para tornar a Igreja Católica uma instituição transparente em defesa de valores cristãos.

João XXIII reformulou a nova Igreja; Francisco busca consolidá-la.

Bem posto o expressado por frei Leonardo Boff: “Francisco não vestiu o figurino clássico do 'papa monarca' com o primado jurídico absoluto e com a supremacia doutrinal e pastoral".

Para que serve a Lei de Anistia
A Folha de São Paulo ouviu do general Newton Cruz: não pode ser punido pelo episódio do Riocentro, ocorrido em 1981, porque alcançado pelos benefícios da Anistia.

O general admite que foi avisado com duas horas de antecedência de que militares estavam deixando a sede do DOI-Codi carioca para detonar uma bomba no centro de eventos, onde centenas de jovens assistiriam a um show pelo Dia do Trabalho, diz que não tomou nenhuma atitude por entender que a explosão ocorreria na casa de força do Riocentro, sem machucar ninguém.

Detalhe: no Riocentro se encontravam milhares de pessoas, inclusive artistas. Centenas morreriam caso a bomba não tivesse explodido no colo do militar, antes de instalada no local do evento. O atentado seria atribuído aos comunistas.

Assim agia a ditadura militar. Em 1968 tentara explodir o gasômetro do Rio de Janeiro, também para atribuir a responsabilidade aos comunistas.

50 anos depois
Não podemos prever o que acontecerá. Mas o primeiro enfrentamento em defesa da ordem institucional está posto; a Presidente da República determinou, na sexta 14, às três armas (Exército, Marinha e Aeronáutica), através do Ministro da Defesa, a sinalização de que não quer celebrações alusivas ao golpe militar.

Não sabemos se a imprensa que ajudou o golpe militar vai aproveitar a oportunidade para pedir intervenção armada para garantir a comemoração.

Comício antecipado
A turma do ‘blocão’ – que alguns passaram a denominar ‘do bocão de Eduardo Cunha’ (PMDB) – conseguiu “vitórias” (na linguagem ufanista da mídia tupiniquim) ao conseguir convocar ministros do governo Dilma – incluindo a presidente da Petrobras – para prestarem esclarecimentos perante a Câmara.

Considerando o ano eleitoral, ótima a oportunidade para um bom comício. Basta que seja dito o que cada ministério convocado vem realizando. Afinal, não deixa de ser um instante para revelações não veiculadas pela mídia.

A Petrobras, por exemplo, pode falar da ampliação das reservas do pré-sal, os planos de investimento diante de sua viabilidade e os desdobramentos para os setores industriais e da criação de empregos.

Não faltam elementos de propaganda: volume de recursos investidos na infra-estrutura (estradas, portos, ferrovias e aeroportos), na instalação de refinarias, na indústria naval, apenas para ilustrar.

Bem pode ficar demonstrado de que as atuais políticas de governo tem feito o país mais servir ao povo, gente prioritariamente.

E nem se fale na redução das desigualdades e na geração de emprego e renda. Aí é covardia!

Na moita
O presidenciável Aécio Neves estava na moita pedindo em juízo medida preventiva para que ninguém veiculasse na rede detalhes sobre fatos que dizem respeito à sua vida privada, com destaque para “uso de entorpecentes” e desvio de dinheiro durante sua gestão como governador de Minas Gerais.

A Justiça de São Paulo negou a liminar.

Entretanto, pior que a decisão judicial, é a argüição dos advogados do Google, para os quais o senador Aécio Neves “parece sensível demais às críticas sobre sua atuação”.

Talvez se Aecim tivesse ficado na moita (sem trocadilhos) não se ofertasse à galhofa.

Blindagem
Inquérito instaurado para apurar relações entre Marcos Valério e o governo de Minas Gerais, entre 2003-2006, quando Aécio Neves governador, encontra-se a passos de cágado. As operações das agências de Valério com o governo mineiro foram suspensas diante do impacto do ‘mensalão’ (tucano/1998 e petista/2003).

Mas as investigações que poderiam esclarecer tudo (culpando ou inocentando) encontram-se em ponto morto.

O que levanta suspeitas.

Não sai do ar
Nos próximos dias tende a retornar ao noticiário a AP 470 por um desdobramento: a decisão do ministro Joaquim Barbosa sobre a manutenção/fixação do regime prisional do ex-deputado José Genoíno.

Oportunidade de confirmar se Barbosa busca reencontrar-se com a Justiça ou permanecerá com a Inquisição.

Por onde começar
O racionamento no fornecimento de água pela SABESP, vinculada ao governo do estado de São Paulo, depois de declarações várias de que tudo estaria sob controle, efetivamente começa para os que dependem do sistema Cantareira.

E começa atingindo um município governado pelo PT: o de Guarulhos.
Detalhe precioso: bairros de classe média tiveram o fornecimento de água transferidos do sistema Cantareira para o do Tietê.

Não custa observar que quem vai sofrer é a camada pobre da população.

E a imprensa passando óleo de peroba na situação, para não atingir o PSDB paulista em ano eleitoral.

Afinal, não bastasse o PCC ainda a falta de água!

Giberto Gil
A passagem do baiano pelo Ministério da Cultura foi um divisor de águas. Ainda que não suficientemente sequenciados os seus projetos restou a certeza de que há quem pense em defesa do país e de sua multiculturalidade.
Gil tem se mostrado o nacionalista, pela escolha de lado, não refletida em Caetano Veloso.

Sua atuação política é concreta. Se fez presente, pela rede, em defesa do marco civil da internet, projeto em discussão no Congresso, obstado em seu andamento pelas intervenções comandadas por Eduardo Cunha(PMDB), sempre a serviço de outros interesses que não são os do povo.

Aceitamos a convocação de Gil e subscrevemos mensagem a deputados em defesa do que nos interessa.

PCdoB x SBT
O PCdoB ingressou com representação junto a Procuradoria-Geral da República contra Rachel Sheherazade e o SBT por crime de apologia ao crime, à tortura e ao linchamento, pedindo, ainda, que o governo suspenda o repasse de verbas publicitárias à emissora de Sílvio Santos (que recebe do governo federal em torno de 150 milhões de reais por ano).

Um começo, certamente. Porque outros apresentadores e emissoras também fazem parte da apologia à violência.

Vai ter Copa
As mobilizações contra a Copa do Mundo vão alcançando o limite do idealismo que as justifica: esta semana, numa delas, em São Paulo, havia mais policiais (para controlar baderneiros) que manifestantes. 

Exatamente 1,7 mil policiais (segundo o tenente coronel Eduardo Almeida, da PM paulista) para 1,5 ‘contrários’ ao Mundial de Futebol.

Maniqueísmo
do Brasil 247
:
Reportagem deste fim de semana sobre José Dirceu, por quem Veja nutre um estranho fascínio, é mais um exemplo da esculhambação da imprensa e da Justiça no País; todo o texto está ancorado em relatos de supostos servidores da Papuda que teriam falado sem se identificar, o que configura o chamado "off" no jornalismo; essas "fontes" teriam dito que Dirceu vem tendo direito a picanha e lanches do McDonald's na Papuda, além de um podólogo para tratar uma unha encravada; reportagem de Veja será usada numa manobra para enviar Dirceu a um presídio de segurança máxima, contrariando a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, que lhe garante o regime semiaberto
15 DE MARÇO DE 2014 ÀS 07:29
247 - A revista Veja, que já invadiu um quarto de hotel em Brasília, numa operação feita em parceria com o bicheiro Carlos Cachoeira, entrega, neste fim de semana, mais uma armação jornalística a seus leitores, com o objetivo de manipular o Poder Judiciário. O alvo, mais uma vez, é o ex-ministro José Dirceu, por quem Veja nutre um estranho fascínio, tantas as capas que lhe foram dedicadas. Desta vez, a reportagem trata de supostos privilégios que Dirceu estaria recebendo na Papuda.
Em resumo, os privilégios seriam picanha, lanches do McDonald's, visitas fora de horário e acesso a um podólogo, para tratar uma unha encravada. As provas... bem, as provas, elas não existem. Todo o texto de Veja está ancorado em declarações em "off" de supostos servidores da Papuda. Ou seja: supostas fontes que se mantêm no anonimato. "Nas últimas semanas, VEJA ouviu funcionários da Papuda que, sob a condição de anonimato, revelaram detalhes do regime especial a que estão submetidos os mensaleiros. 'Aqui já teve até picanha e peixada feitas exclusivamente pra eles', conta um servidor", diz um trecho da reportagem.
Notícias desse naipe, sem nenhuma comprovação factual, atingem seus objetivos. Foi a suspeita de uso de um celular no presídio, lançada na imprensa mas negada por uma sindicância interna, que impediu a análise do pedido de trabalho externo de José Dirceu. Foi também uma nota sobre uma feijoada o argumento usado pelo juiz Bruno Ribeiro, filho de um dirigente do PSDB no Distrito Federal, para mandar Delúbio Soares de volta para a Papuda.
Com a capa desta semana, Veja tem alguns objetivos. Um deles é garantir a volta de José Genoino à prisão. "Numa conversa entreouvida por um servidor, um médico que atendia Genoino revelou ter escutado do próprio petista a admissão de que deixara de tomar alguns remédios para provocar uma arritmia cardíaca e, assim, poder pleitear a prisão domiciliar", diz Veja. A prova? Mais uma vez, uma "conversa entreouvida".

Presente de consumo joaquínico
Como o ministro Joaquim Barbosa é muito dado a informações ‘criteriosas’ – porque as apuradas e verdadeiras são sonegadas de seu ‘entendimento’ como aconteceu com o inquérito 2474 que ele retirou da AP 470 e escondeu dos advogados dos réus do núcleo político, porque os absolvia dos crimes de corrupção e quadrilha – não se duvida que José Dirceu, diante das ‘provas’ da revista, seja remetido a um presídio de segurança máxima.

Pedrinhas, no Maranhão, de preferência. Como presente para seus 68 anos completados hoje.

Cheiro de fritura
As coisas não andam bem no universo político-administrativo de Itabuna. Quase a unanimidade (18 dentre os 19 dos vereadores) aprovou a convocação do prefeito Claudevane Leite para se explicar perante a Casa. O que significa votos de vereadores da bancada.

Procurando entender: a bancada de Sua Excelência age como oposição.

Carga pesada
O prefeito Claudevane Leite parece haver entrado num beco sem saída: de um lado as cobranças do PCdoB; de outro, as do universo evangélico. 

Sonho comum de quem cobra: cargos, para os que somos otimistas em relação à moralidade ansiada pela atual gestão.

No meio a sociedade, apanhando.

Leitura

Dia desses morreu Paco de Lucia, expoente da execução flamenca. Neste espaço já exibimos um vídeo de Paco executando Tico-Tico no Fubá. Hoje disponibilizamos uma vertente brasileira que bem pode ter inspirado o espanhol. Trata-se de “Los Índios Tabajaras”, executando o clássico de Zequinha de Abreu em andamento que pode ter inspirado Lucia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário