domingo, 9 de novembro de 2014

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

Pátria das dúvidas I
Uma das descobertas dos Estados Unidos, em nível de importância e utilização, foi o cinema como instrumento de propaganda do 'poderio' e da 'defesa da liberdade' como valores capazes de existir somente a partir da 'terra da liberdade'. O império assim se constituiu. Não somente os valores estadunidenses seriam capazes da pacificar o 'universo'. Para tanto, sues super heróis povoaram o planeta e são internalizados nas mentes de todos os quadrantes.

A propaganda, pois, é a tônica dos EUA. Por tal viés são propagadas façanhas as mais diversas. algumas até hoje não absorvidas.

Uma delas, o pouso do homem na Lua, em 1969. As provas e argumentos de que tenha sido uma farsa são abundantes. (Mesmo afirmam que o diretor Stanley Kubrick teria participado da 'cinematografia', ele que acabara de lançar o antológico "2001 - Uma Odisseia no Espaço", em 1968).

Leia/veja mais em  http://www.afraudedoseculo.com.br/

 
Buzz Aldrin e a bandeira dos EUA tremulando onde não existe vento. Aldrin não seria visível, na Lua, estando no meio de uma sombra.

Pátria das dúvidas II
Não bastasse a (não)chegada do homem à Lua, outra 'ficção' estadunidense está sendo posta à prova: a morte de Bin Laden.

Para muitos Laden morreu, em decorrência de insuficiência renal, em dezembro de 2001, negando qualquer participação no 11 de setembro, circunstância admitida pelo próprio FBI, tendo seu obituário sido publicado em vários jornais estrangeiros e árabes, incluindo na Fox News.

O que teria ocorrido em Abottabad, no Paquistão, não passaria de uma armação para resolver problemas internos do presidente Obama, incluindo suas relações com membros do partido Republicano, como relata Paul Craig Roberts em "Mais uma estória falsa de Bin Laden" no http://resistir.info/

Em quem acreditar?



Cubanização I
Perguntava um amigo como víamos o atual processo de ‘cubanização’ do Brasil. Diante do questionamento que fizemos  qual o conceito que ofertaria a 'cubanização  adiantou-nos: "Por aquilo que tenho lido...".

Deveras preocupante que alguns estejam preocupados com a ficção criada por profetas do macartismo tupiniquim, ainda não (cons)cientes de que a guerra-fria há muito acabou e que muitos dos problemas que estão a afligir o mundo contemporâneo tenham origem na substituição do inimigo 'bolchevique' pelo amigo 'mercado', com o financeiro ocupando o controle da situação, uma teoria nada amparada no marxismo-leninismo.

Não há a mínima razão a justificar os temores que o amigo nos trouxe, em busca de uma resposta de pessoa em quem confia. O que muito nos envaidece.

O 'temor' do amigo só encontra amparo naquilo que "tem lido". Oriundo de unilateral posicionamento de conteúdo reacionário, ultrapassado, tema a que tem se dedicado parcela considerável de nossa 'grande' imprensa. Tanto que o caro amigo nem mesmo leu naquela 'grande' imprensa que são os Estados Unidos, através de lideranças expressivas, que estão a postular (fato já cobrado pela quase unanimidade da ONU) para que o nefando e inútil bloqueio econômico a Cuba tenha fim.

Isso porque  natural e precisa a observação  nenhum risco de 'cubanização' há, como havia nos anos 60, norteada pela luta universal guevariana (cuja imagem/foto se tornou mercadoria do capitalismo) que pretendia envolver a América Latina na experiência socialista implantada em Cuba. E que somente pela guerrilha/luta armada obteria sucesso, para repetir o que acontecera na ilha.

Cubanização II
A expressão  como bolivarianismo  é apenas meio de assustar com velho chavão (reacionário e ultrapassado, repetimos) uma parcela da sociedade brasileira suscetível às mensagens repetidas pelos mesmos caminhos de outrora, como o fizeram os jornais Tribuna da Imprensa e o Globo na tentativa de golpe que terminou por levar Getúlio Vargas ao suicídio, em 1954, e ao sucesso em 1964, com o processo de implantação da ditadura militar respaldada em segmentos da sociedade civil, incluindo parcela da 'grande' imprensa. 

A parcela do conservadorismo/entreguismo nacional, que proclamava/proclama o caos das instituições, mantem-se sustentada nos mesmo 'princípios'. Apenas substituiu os instrumentos do discurso: do 'comunismo ateu' à 'cubanização' e 'bolivarianismo.

Para compreender-se como tudo ocorreu/ocorre basta leituras. Todas. Não as mesmas. Percebível que a história se repete. Como farsa  para lembrar Marx em "18 Brumário".

Cubanização III
Circunstâncias do instante impediram que continuássemos a conversa  adiada para dia incerto  quando leváramos ao interlocutor a indagação "qual o conceito de cubanização" vista por ele em suas leituras e os meios que estariam a sedimentá-la.

Temos que se o conceito vier a ser o de implantação de um regime socialista pela via armada falece na impossibilidade de que tal ocorra; se pela via democrático-eleitoral, mais impossível, porque incompatível.

No entanto, se pudermos entender 'cubanização' como o acesso universal à saúde e à educação... E mais: disponibilização humanitária para por em risco a própria para servir em terras longínquas atendendo aos povos submetidos a epidemias, como fazem os 400 médicos cubanos na África do ebola, não deixa de ser um exemplo.

Caso tal 'cubanização' efetivamente ocorresse teríamos um Brasil de universitários e técnicos qualificados e os médicos brasileiros atendendo nas periferias das grandes cidades e nos distantes rincões do país.

Esse papa Francisco!
João Pedro Stédile, expressão maior do MST, e outros líderes de movimentos populares (incluindo Evo Morales, como líder cocalero) foram recebidos pelo papa Francisco.

Stédile, um dos organizadores do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, acontecido no Vaticano, sentiu-se tão em casa que chegou, em uma das sessões, a sugerir a canonização de "Santo... Antônio Gramsci".



Dinheiro é sempre bom!
Ainda mais para gastar na campanha política. Mesmo porque sem dinheiro não se faz campanha.

No entanto, até que haja uma reforma político-eleitoral que reflita no financiamento privado de campanhas, tornando-o público, conviveremos com situações imorais como a doação de 13 envolvidos no escândalo Alston/Siemens destinando 76%, dos 16,1 milhões distribuídos, para a campanha de Geraldo Alckmin (correspondendo a 33% do total dos gastos declarados ao TSE). 

Para o Jornal O Globo, autor da matéria (onde apresenta outros doadores), Paulo Skaf (PMDB) recebeu 2.75 milhões e Alexandre Padilha 19 mil reais 

Os 'mecenas' de Alckmin estão envolvidos em negócios ilícitos envolvendo licitações de trens e metrô no período em que o PSDB governa São Paulo.

Para o Ministério Público, só em quatro dos lotes do metrô licitados, ficou comprovado um prejuízo de 232 milhões de reais.

Dinheiro é sempre bom! Mas, não deixar dúvidas quanto à origem seria bem melhor!


Em busca do mar
A ausência de planejamento em infraestrutura – já que a falta de água existia como ‘morte anunciada’ – transforma Geraldo Alckmin num lunático. 

Não só esgoto, mas também água do mar, será transformado em água potável..

Não que tudo que anuncia seja impossível. O problema é o custo. Só para trazer o mar de Santos para o nordeste paulista precisa de 6 bilhões de reais.

Talvez 'evacuar São Paulo' seja solução mais barata, como sinalizamos em "Solução não descartável", em postagem publicada na quinta. 

A não ser que tudo que anuncia tenha o condão de manter um riso contido. Que sabemos se de ironia. 



De carneiro a lobo
Em discurso no Senado o senador Aécio Neves se lançou aríete da oposição. Na esteira dos votos recebidos, que imagina representarem ‘aplauso’ subserviente do eleitor (como da mídia que o serviu) se vê como o Alexandre tupiniquim, general único da oposição.

Primeiro: é bom começar a trabalhar. Porque até agora Tiririca se faz muito mais presente à Câmara que Sua Excelência ao Senado.

Segundo: pode estar ofertando o pescoço à corda. Seu expressar deixa presumir que esteja  a imaginar que o PSDB de São Paulo o acolheu para a eternidade. 

Outrossim, como mineiro que conhece o mar (do Leblon) tem obrigação de saber que a onda pode enganar o surfista. 

Especialmente para quem começou o processo eleitoral com 20% de rejeição e superou os 40% no limiar do segundo turno.

Sua imagem de lobo feroz e voraz pode engolir o dono. Por acreditar piamente no que pode não ser.



Avacalhando
Virou piada: aquele punhado de brasileiros que pede intervenção do presidente Obama, e das forças do poderoso Estados Unidos, para evitar a assunção do comunismo no Brasil, avacalhou de vez o sítio criado por Obama para conversar diretamente com ‘seu povo’.

Empolgados com o exemplo dos que postaram no We The People (instrumento da ‘democracia direta’ que aqui condenam) contra “a expansão bolivariana comunista" promovida pela presidente Dilma Rousseff, deram de postar bobagens.

'De envergonhar o capeta', como diria Aécio Neves.

Avacalhado
A decisão do STF de transferir (ainda que 11 anos depois) o ‘mensalão’ do PSDB de Minas Gerais para a primeira instância avacalha a anterior, quando controlada pelo ministro Joaquim Barbosa, que negara aplicação dos princípios constitucionais do juiz natural e do duplo grau de jurisdição àqueles que não tinham mandato na AP 470.

Preparara, para gáudio da mídia, a fogueira e o Tribunal da Inquisição para o PT.

Porque para o PSDB, autor, com todos os méritos, de igual façanha, e seu honorável criador, está fora da Inquisição. Ainda que fosse o mesmo Barbosa ‘dois pesos e duas medidas’ o relator do processo.

O STF, ao remeter para instância inferior os processos em que presentes quem não possui mandato fez retomar o respeito à Constituição como ditame maior.

Jornais demitindo
Começaram as demissões, como a de Catanhêde, anunciada em em seu twitter. 

A estimativa é de que mais de 20 caíram na guilhotina na Folha de São Paulo. 

O "Diário do Comércio" fechou. 

Demissões também no "Diário do Povo" e no "Correio Popular de Campinas".

Não tardarão encontrar um culpado para suas agruras financeiras: o Governo Federal.

Na muda I
Todos os pretendentes à chefia do Município de Itabuna encontram-se 'na muda'.

Incentivam a lembrança dos nomes em rádios, jornais, velórios, esquinas e conversas de botequim. Tudo serve. 

Não ser lembrado é a morte do projeto.

Na muda II
Outra razão para alguns: medo de aumentar contas de campanha.

Inclusive gastos em 2014.

Pagando as contas I
Ainda que a eleição não tenha sido municipal tem muito prefeito pagando a conta.

Que o digam os servidores!

Pagando as contas II
Enquanto servidores esperam algumas categorias estão com os dentes nas mãos.

Aquelas que emprestam a juros 'razoáveis'.

70 anos
Faria hoje o piauiense Torquato Neto, uma das mentes construtoras do Tropicalismo. Preferiu ir-se desta vida ainda menino, em 1972, aos 28 anos acabados de completar no dia anterior.

Aqui uma das pérolas de sua poesia, musicada por Edu Lobo, que a interpreta.
________

Nenhum comentário:

Postar um comentário