quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Futuro

Pouco dimensionado
O anúncio da licença do IBAMA, autorizando a construção do Porto Sul, não mereceu  como entendemos devesse  as festas a que a região competia promover. A importância do empreendimento  parte do complexo intermodal  deve constituir-se no divisor de águas para todos, não somente Ilhéus e Itabuna, seus imediatos beneficiários. 

A Bahia aporta investimentos que repercutirão na geração de milhares de empregos e fará convergir, especificamente para o eixo regional considerável contingente populacional.

Independente do outro lado  a ausência de planejamento nos municípios para o que está por acontecer, inclusive no âmbito da mobilidade urbana  o retardamento na autorização do IBAMA não prejudica o futuro que está à vista.

Temos que a região ainda não dimensionou o que está por acontecer com o complexo intermodal. Não percebemos o debate no patamar correspondente.

Em nível nacional  tamanho o volume de recursos financeiros para os investimentos  o anúncio da licença pelo IBAMA repercutiu muito mais do que por aqui.

Ainda que não perdendo a sua vertente irônica (para sacudir consciências), o jornalista Paulo Henrique Amorim, em seu Conversa Afiada, não só traduziu a importância do Porto Sul como até emitiu sugestão para nominar a ferrovia Oeste-Leste.

"...
O mesmo PiG cheiroso, na mesma página A4, revela que depois de QUATRO ANOS  – QUATRO ANOS, amigo navegante –, o Ibama aprovou o mega-projeto de R$ 2,2 bilhões para construir um super-porto no sul da Bahia, perto de Ilhéus.

(Só no Brasil do verdismo entreguista se admite atrasar uma obra dessa relevância por causa da cópula dos bagres.)

Serão dois terminais – um para embarcar minério de ferro que vem de Caitité, na Bahia, e outro, de propriedade do Estado da Bahia, para carga em geral.

O mega-projeto se casará com a FIOL, a Ferrovia Oeste Leste, ainda em obras.

A FIOL sai de Figueirópolis (TO), passa por Caitité e vai a Ilhéus.

Na verdade, na modesta opinião do Conversa Afiada, essa ferrovia deveria se chamar “Ferrovia Gabriela”, madrinha de Ilhéus."

Lembremo-nos todos do futuro promissor que se está a nos oferecer. preparemo-nos para ele. Pelo menos dimensionando-o em nível da importância que representa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário