domingo, 16 de novembro de 2014

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________
Arquitetura
Para os que, como Vinicius, sonham em emplumar cidades a partir das pranchetas.

Esperança no homem criador que as torne central da Felicidade. Ainda que em futuro distante.


Sinais
"É preciso que os países avançados recomponham sua demanda interna aos níveis da pré-crise, ao invés de tentar resolver seus problemas com o aumento de suas exportações".

Esta a conclusão em trecho do discurso da presidente Dilma Rousseff na abertura do encontro dos BRICS nesta sexta 14, na Austrália. Tal afirmação decorre de uma constatação revelada anteriormente:


Desde nossa última reunião em Fortaleza, a situação da economia mundial, infelizmente, pouco avançou. Os países avançados não conseguiram uma recuperação consistente e o comércio internacional não cresce o suficiente para estimular os países emergentes. Pelo contrário, estamos assistindo a uma queda do preço das commodities, que sinaliza o enfraquecimento da economia internacional e vai comprometer a renda e o crescimento de alguns emergentes. Essa queda no preço das commodities reflete, também, uma reacomodação da economia mundial às perspectivas de elevação futura do dólar americano.”

A manifestação brasileira ocorreu antes da abertura oficial do G-20, no encontro com chefes de Estado dos BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) e teve como objetivo fortalecer e acelerar as atividades do Banco de Desenvolvimentos dos BRICS e o Acordo Contingente de Reservas. O Banco terá seu chefe nomeado antes da próxima Cúpula.

Leitura direta: o Brasil não conta para avançar sua atividade econômica com a plena recuperação de Estados Unidos e Europa. O recado de que não pensem pura e simples em aumentar "suas exportações" enquanto míngua a demanda interna.

Da fala da Presidente podemos entender que "quem não tem tu vai com tu mesmo – como dizia vó Tormeza. Ou seja: nada de dependência e submissão a FMI, Banco Mundial e quejandos; caminhar com as próprias pernas, chamadas ‘mercado interno’ dos integrantes dos BRICS e dos países que estejam em sua órbita de influência.

Por outro lado, ficam visíveis os sinais de que a política econômica do próximo governo Dilma: fortalecimento do mercado interno, enquanto a economia mundial não e recuperar. 

Cuba I
A participação brasileira em Cuba vai ampliando negócios. Foram 120 milhões de dólares o total da pauta de negócios realizados e por realizar nos próximos meses por 45 empresas brasileiras que estiveram na ilha, entre os dias 2 e 8 de novembro, para participar da Feira Internacional de Havana (Jornal GGN).

Nas mais de 400 reuniões de negócios destacaram-se as áreas de moda, cutelaria, casa e construção, alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, higiene e cosméticos, transporte e tecnologia da informação.

Registre-se – como salientou Denis Sponton, diretor da Uniweld – que “Já exportamos para Cuba há 20 anos e o mercado está se ampliando agora, com novas e crescentes demandas que pretendemos suprir”.

Cuba, como a África e a América Latina, faz parte da área de atuação/expansão das exportações brasileiras.


Cuba II
O primeiro Curso Internacional para a Prevenção e o Enfrentamento do Vírus Ebola está sendo ministrado em Havana por profissionais da medicina local, destinado ao público de toda a América.

Amplia a ilha sua atuação no combate ao Ebola. Não só a presença de 400 profissionais na África como a orientação ora promovida.

Você sabia?
Segundo Kenneth Maxuell, traduzido na Folha de São Paulo, "Desde 2012, a Tony Blair Associates também assessora Geraldo Alckmin na "modernização" dos serviços públicos de São Paulo, como parte do projeto "São Paulo 2030".

Não há informação de quanto custa ao 'brasileiro paulista' a assessoria. Tampouco as razões por que Alckmin prefere o ex-primeiro-ministro inglês aos profissionais do país.

Para nosso 'bovino' entendimento de 'ignorante' nordestino: é mais chique.



PF x PF
Em novembro de 2014 cerca de 450 quilos de pasta pura de cocaína, pegos em helicóptero de político mineiro, quando posava em fazenda no Espírito Santo. Tirando o piloto, ninguém incriminado.

Um ano depois nada sobre a cocaína,.sua origem, a quem pertencia ou papel dos envolvidos. Tampouco dos 50 Kg que ficaram numa fazenda em Jarinú, interior de São Paulo.

Podemos compreender. Caso vejamos na atuação político-eleitoral de delegados da Polícia Federal, através do facebook, na campanha presidencial, e a responsabilidade para com vazamentos na Operação Lava Jato atuação para dispensar apurar aquela cocaína toda, com deputados pelo meio.

Bessinha pode estar certo!


PF x Petrobras
O jornal O Estado de São Paulo, em matéria assinada pela jornalista Júlia Duailibi, afirma que delegados da Polícia Federal fizeram campanha aberta para Aécio Neves utilizando-se de peças das apurações da Operação Lava Jato.

É o que dá ter como Ministro da Justiça um cara chamado José Eduardo Cardozo.

E tem quem ache que deveria ser indicado para o STF.

Petrobras I
Avançam as pesquisas para a produção de etanol de segunda geração. O aproveitamento do bagaço de cana tem sido um carro-chefe como fonte.

Parte a pesquisa, agora, para o aproveitamento do resíduo (o cacho vazio) da palma, por nós conhecida também como dendê.

Haja dendê!

Petrobras II
Já se vão 18 anos da denúncia de Paulo Francis no Manhattan Connection, em outubro de 1996, de que diretores da Petrobras haviam depositado 100 milhões de dólares na Suíça. Os sete diretores, capitaneados por Rennó, então presidente da estatal, ajuizaram ação indenizatória nos Estados Unidos. Francis tinha fonte fidedigna, como afirmava, mas não a prova. Perdeu a ação. Morreu de infarto no carnaval de 1997.

Rennó foi o homem que assinou 70 protocolos de intenção para exploração, por empresas estrangeiras, de 138 projetos de petróleo e gás. Início da entrega de campos descobertos pela Petrobras, ‘joias da coroa’, assim que publicada a Lei 9478/97, que acabou com o monopólio criado pela Lei 2004/53.

FHC tentara, em 1995, afastá-lo da presidência da estatal, mas forças políticas asseguraram sua permanência.

Em 12 de outubro de 2005, publicado no Alerta Total: “O ex-presidente da Petrobras Joel Rennó e outros 13 ex-dirigentes da estatal foram condenados a devolver aos cofres públicos US$ 47 milhões e 200 mil. Eles foram condenados por improbidade administrativa”.

Paulo Francis já estava morto. 

Petrobras III
Joel Rennó é um capítulo na história de desmandos na estatal. 10 anos antes, Sigeaki Ueki saiu de sua presidência para tornar-se ‘dono’ de poços de petróleo no Texas, nos EUA, onde é tido como “o mais rico” daquele estado.

Imaginar que a Petrobras não desperte cobiças é acreditar em quimeras.

O que todos esperamos – e assim o deseja a presidente Dilma Rousseff – é a apuração de tudo. Que não sobre pedra sobre pedra.

O que muitos políticos não desejam. Da situação e da oposição. 

Por que acontece
A presidente Dilma Rousseff, na Austrália, disse o que a grande imprensa (aquela a serviço do atraso) não quer enxergar, tampouco reconhecer: 

"- E talvez sejam esses escândalos que não foram investigados que são responsáveis pelo que aconteceu na Petrobras.

(…)

- Eu acho que (a Lava Jato) mudará para sempre as relações entre a sociedade, o Estado e as empresas privadas. O fato de nós, neste momento, estarmos vendo isso investigado de forma absolutamente aberta é um diferencial imenso.

(…)

- Quem praticou atos ilícitos vai ter que ser punido.

(…)

- Você não vai acreditar, não é, que nós tivemos (agora) o primeiro escândalo da nossa história. Nós tivemos o primeiro escândalo de nossa história investigado. Há aí uma diferença substantiva." 

(Os grifos são do blog).


Recado(s)

Em entrevista ao jornal O Globo o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, disse claramente que "Um juiz digno do nome não joga para a plateia".

Não sabemos se falava do ex-ministro Joaquim Barbosa ou de Gilmar Mendes e suas declarações de conveniência político-eleitoral.



Repetindo erros
Tende a Operação Lava Jato a se tornar mais uma sem produzir os resultados que a sociedade espera. Vai demonstrando que mais está a serviço de um golpe contra o Governo do que de efetiva apuração. Erros cometidos – como alguns estão a se fazer presentes – são contributivos para o enfrentamento à própria Operação, como já ocorreu com a Satiagraha e outras.

O açodamento dos que querem transformar uma operação para apurar responsabilidades em instrumento político tende a dar com os burros n’ água.

Começando por imaginar que haja corrupção só com empreiteiras e pessoas ‘comuns’, como doleiros e outros vis mortais.

A manobra visa evitar que o STF assuma o comando das apurações. Isso porque, assim que envolvido um político, por disposição fixada na Constituição quem assume é a Corte.
Como o trabalho mais parece voltado para criar um clima em que o Governo seja acossado sem provas para criar um comoção na sociedade que leve ao impeachment na base do 1domínio do fato' barbosiano.

Para atender a tal fim prisões estão ocorrendo e não são alcançados os políticos. Muitos deles já denunciados em vazamentos seletivos. Com alguns recuos quando surgem Eduardo Campos (e a Abreu Lima) entre outros.


Corrupção na Petrobras financia PSDB de Aécio
Irresponsável o título acima. Quem o disser irresponsável está coberto de razão. Afinal, ninguém pode afirmar que dinheiro de corrupção tenha financiado a campanha de Aécio Neves.

No entanto, assim reage a mídia diante das prisões da Lava Jato, quando qualquer insinuação possa alcançar o PT. Tudo é logo apresentado como prova provada em processo onde exercida a ampla defesa, já em nível de condenação terminativa. 

E o próprio Aécio, como novo arauto do alto clero tucano deu de afirmar, insinuando, que “Tem muita gente sem dormir em Brasília”. Faltou dar o nome da “gente”.

Acresceu Aécio, na condição de “líder da oposição”: “Petrobras incorporou à sua história a marca perversa da corrupção”. Deu a entender que tudo ocorre agora. Esqueceu de Joel Rennó, no tempo de FHC...

Na mesma esteira, Aloysio Nunes Ferreira: “A casa caiu”. Faltou dizer “a casa” de quem.

Mas não sabemos se Aécio, Aloysio e liderados sabiam que os presos na última sexta 14 estavam vinculados a empreiteiras. Caso soubesse descobriria que das 9 empresas com executivos presos ou por prender, 6 delas jogaram em torno de 20 milhões em sua campanha presidencial.

Seguindo (não)lógica de Veja poderíamos afirmar que, estando tais empresas envolvidas em escândalos na Petrobras, e desta arrancaram dinheiro para corrupção, não ficaria difícil imaginar que parte deste dinheiro teria escorrido para a campanha do PSDB de Aécio.

Aqui, para conferir (empresas, valores e partido).


Em alta
O ainda governador Jacques Wagner. Ministro das Cidades ou da Casa Civil. Ou outro que escolher.

Em baixa
O PT paulista da linha Marta Suplicy. Que já se oferece à especulação de que vai para o PMDB se tiver certeza que não terá apoio para candidatura à prefeitura de São Paulo em 2016.

Verdadeira a especulação podemos ter como certa a filiação de Suplicy no PMDB. A não ser que Haddad venha a falecer até outubro de 2015. 

Agradecendo
Os deputados Rosemberg Pinto e Josias Gomes, reeleitos, estiveram neste sábado 15, em Itabuna, na plenária que partidários promoveram na Câmara de vereadores.

Vieram agradecer os votos recebidos na região e começar a ouvir as bases para o que denominam 'novo processo' de ocupação política do PT no cenário nacional. Com a valorização da militância. 

A caminho da perfeição
Não se veja no garoto uma interpretação plena. Mas sinaliza para uma carreira de sucesso. É o que nos mostra Julio Silpitucla, executando, do alto de seus 11 anos, "La Cumparsita", do uruguaio Gerardo Matos Rodriguez (1897-1948) em apresentação no programa "El Casting de la Tele", do Canal 13 (Argentina).
________

Um comentário:

  1. Existe muita podridão na situação exposta da Petrobrás. Basta uma profunda investigação, para que políticos de índole e reputação "ilibadas" façam uma visita ao fundo do poço (e não me refiro a políticos do PT...).
    Parabéns pelo blog, professor Adylson.

    ResponderExcluir