segunda-feira, 2 de março de 2015

A caminho

Da denúncia
O título desta postagem não se vincula à denúncia judicial, mas àquela que tende a ocorrer em relação a toda a Operação Lava Jato se o método de apuração de delegados, procuradores e, especialmente, o juiz Moro demonstrarem o que muitos suspeitam: violações ao devido processo, considerando o modus operandi de Moro na forma do fique preso enquanto não disser o que eu quero.

Ao que parece o Procurador-Geral da República, no que diz respeito aos nomes de políticos citados na Lava Jato (e omitidos por delegados para não perderem a instância moriana), pretenderia pedir a abertura de inquéritos. Pelo menos é o que arrepiou o jornal Folha de São Paulo, levado à insatisfação demonstrada na manchete "Janot pedirá só abertura de inquéritos contra políticos" (clique em http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1595542-janot-pedira-so-abertura-de-inqueritos-contra-politicos.shtml).

Aquele "só" é o sinal de que a coisa pode não corresponder ao ritmo sensacionalista de que se vale a grande imprensa, especialmente no quesito politização seletiva.

Nossa observação, no entanto, vai um pouco mais além: tal ocorrendo (pedido de abertura de inquérito) significa desconfiança no trabalho até aqui desenvolvido pela Lava Jato. Pelo menos em relação aos políticos.

Em outras palavras: as denúncias de violações cometidas na apuração fazem sentido. E podem levar a Lava Jato a naufragar no plano das intenções até aqui postas em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário