domingo, 8 de março de 2015

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

Deformidade
No plano internacional, mostrando como lobos se propagam cordeiros, uma grave denúncia de Mohsen Abdelmoumen no  Whatsupic (clique), repercutida neste espaço na sexta (Pax americana, a tragédia para os outros).

O alerta posto no final da denúncia clama por reflexão: "A vous, les responsables de cette boucherie et complices, regardez bien les images de ces enfants, elles reflètent vos actes et votre silence. L’innocence déformée, mutilée, sacrifiée, est le reflet de votre âme immonde." (A vós, os responsáveis e cúmplices desta carnificina, olhai para as imagens destas crianças, elas refletem vossos atos e vosso silêncio. A inocência deformada, mutilada, sacrificada é o reflexo de vossa alma imunda).

Impomo-nos não divulgar diretamente as fotos disponibilizadas, acessíveis, no entanto, através do clique em  Whatsupic.

A deformidade maior vêmo-la nisto que ainda chamam de Civilização. E nos que se proclamam como seus defensores.


Indigência mental
Sérgio Porto, na figura do heterônimo Stanislaw Ponte Preta, cunhou uma expressão para mentes que não alcançaram a alfabetização e se diziam intelectuais, arrotando asneiras: mente indigente tirada a inteligente.

No plano da indigência há de tudo: de personas a institutos que as reconhece e as premia.

Por demais conhecidas aquelas premiações que sustentam mais empresas do que o efetivo objeto da premiação.

O Innovare faz parte deste universo. Só que voltado para a nobre área do Direito, que se pudesse falar recusaria premiações a alguns em seu nome.

Como até a Academia de Letras acolhe figuras incompreensíveis, podemos entender que convidados também o sejam. A não ser pelo cargo que exercem.

É o caso do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de fácil interpretação para a academia pontepretana pela declaração abaixo.

“— O prêmio é um grande ganho para o país. Uma grande ideia de aperfeiçoamento do sistema jurisdicional e que envolve ativamente advogados, magistrados, o Ministério Público. Todos discutindo práticas para melhorar e dotar o Brasil de grandes ideias — disse Cardozo.”

Dizem que a inusitada desenvoltura de Sua Excelência reside no fato de o Prêmio Innovare ter sido parido pelo sistema Globo.

Tá justificado!


Saiu a lista
A cantada e decantada lista de próceres da política nacional oriunda de delações na Operação Lava Jato veio a público nesta sexta-feira. De certa forma – o que causou comentários – coincidindo com a edição do Jornal Nacional da Globo, o que pareceu contributivo para alívio de sua audiência em descambo.

Não há de se estranhar que lá estejam apenas as pessoas vivas. É que os mortos não podem ser imputados. Dessa forma cabe aguardar apenas os desdobramentos de dinheiros recebidos por figuras vinculadas ao PSDB e PSB.

De considerar que muitos dos listados fazem parte de qualquer lista que se elabore no país sobre beneficiários de vantagens indevidas.

Por outro lado, há muito os nomes já eram do conhecimento do público, o que demonstra a importância dos vazamentos seletivos.

Nada de novo no front
A lista de investigados oriunda da Operação Lava Jato alcança nomes de integrantes da base parlamentar do Governo. Não poderia ser diferente se a preocupação dos investigadores é alcançar o PT. Para tanto dispõe de 12 anos como período a investigar.

Em que pese a Petrobras, aparelhada por interesses escusos no curso de sua história recente, que pode ser observada desde Sigeaki Ueki, no governo Figueiredo, passando por Joel Rennó no primeiro governo FHC.

Tanto que Roberto Costa foi guindado a diretor justamente no período de FHC. E delata contemporâneos do período.

Está lá
Como não poderia deixar de ser Eduardo Cunha está na lista dos investigados.

Para sua sorte outras investigações sobre sua atuação não entram na lista que chegou ao STF: Cedae, Lista de Furnas etc.


Laranja
Eduardo Cunha ataca o Governo e o Procurador-Geral da República por sua inclusão nos investigados. No caso específico de ameaçar empresa que não havia repassado o dim-dim com representação na Câmara dos Deputados afirma que nunca ninguém encontraria digitais suas no malfeito.

Roberto Brito, no Tijolaço, já descobriu qual a mão segura por Cunha na dita representação: a da deputada Solange Almeida, atual prefeita de Rio Bonito.

Separando siameses
Rodrigo Janot conseguiu uma proeza raramente alcançada pela Medicina: separou siameses com a caneta.

Não pode ser outra a interpretação da não inclusão de Aécio entre os investigados quando Anastasia lá está.

Inocência
Imaginar que o poste Anastasia fizesse das suas sem que Aécio Neves soubesse ou controlasse é admitir complexo de inocência para quem já não anda bem das pernas diante de outras atuações..

Repescagem
Não há como duvidar de que o senador Aécio Neves pode ter ficado para a repescagem. A que brotará da Lista de Furnas.

Que assusta muita gente beneficiada com a distribuição dos 167 milhões de reais desviados da estatal.

Dois pesos
Não pode haver dúvida – a partir dos depoimentos da Lava Jato – de que o atual senador Aécio Neves foi ali citado. 

A razão do pedido de retirada de seu nome dentre os que serão investigados pelo STF é que causa estranheza.

Entrando na fila
Com a recomendação de não-abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves o PSDB entra no rol dos ficarão com a pulga atrás da orelha.

Alimento não falta para preocupações: metrô e trens de São Paulo, Lista de Furnas etc. etc. e Petrobras – caso seja apurado o período de FHC.

Festa temerária
A imprensa comprometida com o PSDB fez festa com a não inclusão de Aécio Neves entre os investigados.

No entanto, para quem vier a ler as peças da PGR e do STF pode não gostar. É o que podemos inferir do pedido do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, aproveitado pelo ministro Teori Zavascky.

Qualquer leitor tucano ficará de orelha em pé. Afinal, a Lista de Furnas, autenticada pela perícia da Polícia Federal, já está em mãos do Janot.

E, naturalmente, Aécio anda por lá. Desenvolto e fagueiro como mergulhando no Leblon.

Esperança
A esperança do PSDB e penduricalhos reside em que as apurações envolvendo picaretas na Petrobras não vá além do período Lula-Dilma.

Caso chegue ao de FHC será um Deus nos acuda!

Até agora está dando certo. Com a preciosa ajuda de delegados, procuradores e juiz Moro.

Aldo Rebelo
“Queremos que toda a corrupção seja investigada e punida, mas não queremos que a história de grandes empresas seja confundida com o crime cometido por alguns diretores. A Petrobras pertence ao país e não a meia dúzia de dirigentes. Ela é um patrimônio nacional que tem que ser protegido para o interesse e para o desenvolvimento do país. Destruí-la só interessa aos nossos concorrentes estrangeiros”. 

PT no ataque
A considerar as declarações do presidente do Partido dos Trabalhadores de Itabuna a situação do partido como tal está à beira do caos, tantas as derrotas sinalizadas. 

Nenhuma crítica ao PT de São Paulo, que se acha o ‘pensamento nacional’ dos trabalhadores, ainda que ande sem representação, além daquela encaminhada por Lula.

Há quem diga que as críticas do dirigente local são a voz de Geraldo Simões.

Por trás, a participação de GS na luta por manutenção de quadros de sua confiança em pontos-chaves da administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário