domingo, 22 de março de 2015

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

Como sempre
Ainda que anacrônica e ultrapassada – para não dizer surrealística em pleno século XXI – a ‘pátria’ da liberdade continua a de sempre.

Denúncia de Mark Weisbrot ("Obama prepara o cerco à Venezuela"), no  Outras Palavras, dimensiona a postura do governo estadunidense de Barack Obama, e seu caráter intervencionista em assuntos alheios, ao remeter ao presidente do Congresso comunicação de “emergência nacional com respeito à inusual e extraordinária ameaça à segurança nacional e à política exterior dos EUA que se manifesta na situação na Venezuela”.

Pelo alarde é de presumir-se que há no país de Maduro concentração e abrigo de forças militares e terroristas para invasão dos Estados Unidos, ou – quem sabe? – prestes a testar uma bomba atômica em terras do Tio Sam, como aventa ironicamente o articulista.

Não esqueça o caro leitor o reconhecido envolvimento, pelo próprio Departamento de Estado dos EUA, na tentativa de golpe militar contra Hugo Chávez, em 2002. 

Como por demais sabido, a Venezuela nada em petróleo.

Como em jogo está o petróleo, não custa o Brasil por suas barbas de molho. Afinal, o pré-sal é a menina dos olhos da turma de lá.

Não à toa nossa elite e seu apoio político agem como a turma na Venezuela. 

E o Governo não investiga a origem dos recursos que alimentam as diversas manifestações. 

Nenhuma importância
A mídia se ocupou da exoneração de Wilson Santarosa, gerente de Comunicação Institucional da Petrobras.

Nenhuma linha para o novo recorde de extração no pré-sal: 737 mil barris/dia, no final de fevereiro. 

Em pouco mais de 8 anos de exploração.

737

Confirmado
Desvios na Petrobras ocorrem desde o primeiro governo de FHC. Não bastasse o contido em delações na Lava-Jato (sempre omitidas/distorcidas nos vazamentos seletivos, que buscam apenas criminalizar a empresa, o PT e o Governo) a coisa escancarou de vez.

A Setal Engenharia e Construção, em acordo de leniência firmado com o CADE-Conselho Administrativo de Defesa Econômica confirma, entre outras, a denúncia de Augusto Mendonça, ex-diretor da Toyo Setal à Justiça Federal: o 'clube de empreiteiras' que controlava licitações para obras na estatal atua desde meados dos anos 90, mais precisamente desde o primeiro período de governo de FHC. 

Para avivar a memória, lembrai-vos de Joel Rennó, no primeiro governo de FHC.

Piada pronta
Na semana passada acompanhamos o inusitado ocorrido em Coronel Fabriciano-MG. Por lá a Câmara Municipal proclamou o Dia da Esposa do Pastor.


Há quem esteja sugerindo também o Dia da Amante do Pastor.

Não é piada
Há quem diga que prepostos do Ministério Público fazem política com suas intervenções. 

Há quem diga que não. 

Fica com o leitor a conclusão.

Destacamos  á guisa de ilustração  a iniciativa do Parquet paulista contra as cicloviaa implantadas pela Prefeitura de São Paulo.

Que  – por ironia – é administrada pelo PT.

Outra ironia: há quem afirme estar a ilustre promotora preocupada com a falta de água. Quem anda de bicicleta precisa tomar banho; aumento do uso de bicicletas consequentemente implica em aumento do consumo de água.

Primeira no ataque

Do site Poder Aéreo: A Tenente Aviadora Vitória Bernal Cavalcanti é primeira mulher a comandar uma aeronave de ataque na Aeronáutica brasileira.

vitoria

Fora
“Fora Supremo, Fora Dilma. Queremos só Ministério Público e Polícia Federal”.

Caso bem entendamos o que pretendem os que escreveram a faixa, nenhuma utilidade para a Justiça, às favas a soberania, às calendas as instituições democráticas, governos etc. etc. etc. 

É o nível da turma 'em defesa do meu pirão". 

CAJzbfTWEAAHiM8 (1)

Jatinho

Aquele jatinho doado à campanha de Eduardo Campos/Marina Silva (ou ao próprio candidato – quem sabe?) teria sido comprado com dinheiro desviado da Petrobras, através de um agiota citado em delações na Lava-Jato.

Globo
A situação da Globo não anda boa. Já não nada de braçadas como em tempos pretéritos, desde que incensada ao Olimpo pela ditadura. Sua programação tida como carro-chefe – Jornal Nacional e novelas – capengam, com audiência em declínio a cada ano.

O futebol – onde foi hegemônica – enfrenta a concorrência ‘profissional’ da Fox News. 

Muitos ainda não perceberam que o futebol da Globo já não mais dispõe do Coríntians como antigamente, muito menos na Libertadores e da Champions League. 

Para transmitir jogos importantes destes torneios precisa do aval da Fox, o que nem sempre concede.

Foto que fala
Melhor que todos os textos sobre as mobilizações contra o Governo, o que demonstra a indiferença de parcela significativa da população.

  

Greve
O leitor provavelmente não sabe que os professores de São Paulo entraram em greve. Segundo o blog do Miro pelo menos 30%, em todo o estado, já haviam aderido ao movimento, iniciado na segunda 16. Passeatas e assembléias tendem a ampliar a particpação.

Com certeza o leitor que não busque informações alternativas saberá da greve.

Ainda que real a grande imprensa silencia.

Bessinha e o Brumário tupiniquim
Napoleão Bonaparte assumiu a França, derrubando o Diretório, a 9 de novembro de 1799, convocado pela burguesia. A ditadura napoleônica assim surgiu.

Por aqui há quem sonhe com uma reedição de ditadura. Buscam motivos. Há quem veja na atuação de delgados e promotores o Napoleão destes tempos (veja a faixa acima).

O outro caminho é a intervenção judicial na economia, quando decisões visam quebrar empresas que empregam milhares como forma de puni-las por seus atos de corrupção, atingindo quem nada tem a ver com a cor da chita. Mas que causa comoção.

Bem enxerga o Bessinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário