domingo, 1 de março de 2015

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

Piada
Agências de risco são uma picaretagem para alimentar o sistema financeiro internacional assegurando tranquilidade para os do centro e intranqüilidade para a periferia. Em outras palavras: produzem o que o seu freguês precisa.

Assim Europa e Estados Unidos permanecem como exemplos de liquidez. Aquela bolha imobiliária que estourou em 2008 era um exemplo de administração financeira até que quebrou quem acreditou nas agências de risco.

Vivem de alimentar a especulação.

Assim, o rebaixamento da Petrobras na avaliação da Moody's apenas visa criar clima de sonhos para ocupação especulativa na empresa que é típica joia da coroa para os interesses financeiros internacionais.

Que em nada interessam ao Brasil como nação soberana.

Apenas para ilustrar em torno da 'seriedade' da agência: o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu investigação contra a Moody's (assim como contra a Standard & Poor's) em razão de sua atuação anterior à crise de 2008, uma vez que todos os envolvidos encontravam avaliações altamente positivas da agência, o que levou investidores a embarcarem na barca furada do subprime.

Como pérola do que representa a Mood's, ao banco Lehman Brothers atribuiu 'grau de investimento' no imediato anterior à sua quebra.

Maldade!
Maurício Dias, no Andante Mosso de sua Rosa dos Ventos, adianta que circula 'nos corredores dos tribunais de Brasília' escancarada defesa do juiz Flávio Roberto (aquele que se apropriou de um Porsche apreendido, por ordem sua, do empresário Eike Batista e guardava-o na sua própria garagem). 

Dizem os defensores que nada há de ilegal no comportamento de Sua Excelência: "Afinal, a lei diz que é dever do juiz conduzir os autos do processo". 

Juiz no carro de Thor Batista (Foto: Arquivo Pessoal)

Outra maldade!
Há quem afirme que o Ministério Público Federal somente busca investigar o escândalo das contas 'harmonizadas' no HSBC suíço para ver se descobre algum petista, já que tucano lá não falta.

No caso de petista, Lula preferencialmente.

Preocupação
O senador Aécio Neves, líder da oposição, está preocupado com o que acontece no Paraná, administrado pelo tucano Beto Richa.

Como a coisa não anda nada boa para o lado da administração, que destruiu as finanças do estado, teme Aécio que possa repercutir negativamente na imagem do movimento contra Dilma.

Solução
A crise na engenharia de construção nacional, decorrente da Operação Lava Jato (que mais está para lavar o país do mapa mundi) exige iniciativas concretas do Governo Federal, para o que desemprego dela decorrente não afete milhões de brasileiros.

O BNDES pode ser caminho. Afinal, se financiou a Friboi para comprar fábrica de frangos nos Estados Unidos pode bem financiar as empreiteiras para manter empregos brasileiros.

O detalhe fica em perguntar se o juiz Moro deixa.


Mostrando a que veio
Ou mostrando as unhas. Certamente para garantir o poder que ora dispõe dar o alheio parece coisa simples para Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados..

Não pode ser entendido de outra forma a extensão de passagens de deputados a suas respectivas esposas.

E nem se fale que a coisa cheira a inconstitucionalidade, uma vez que dinheiro da Câmara é dinheiro público e a iniciativa significa desvio de recursos públicos uma vez que o eleito (e destinatário das regalias) é o deputado e não o cônjuge.

Caso a moda venha a pegar não tardará passagem para vovô, vovó, papai, mamãe, titio, sobrinho e, não tardará, para o cachorrinho da madame, para o papagaio, periquito etc. que também são filhos e criação do Altíssimo



Ah! Levy
Do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em flagrante crítica à política de desoneração implantada pelo Governo Federal nos últimos anos como forma de garantir empregos, em declaração ao jornal O Globo:

— Essa brincadeira nos custa R$ 25 bilhões por ano e não tem criado e nem sequer protegido empregos — afirmou.

Da presidente Dilma, diretamente do Uruguai, ao tomar conhecimento das declarações de seu ministro para o arrocho:

"A desoneração da folha, ela foi importantíssima e continua sendo. Se ela não fosse importante, nós tínhamos eliminado e simplesmente abandonado. Acho que o ministro foi infeliz no uso do adjetivo."

De lembrar que a política de desoneração da folha de pagamento das empresas ajudou o Brasil a manter a menor taxa de desemprego do planeta.

De lembrar, também, que o ministro Levy já anunciou que sua declaração não foi feliz.

Um lado
Demora não é substantivo qualquer. Especialmente quando envolve o Poder Judiciário. Que o digam os que esperam do STF decisões que em muito interessam ao Brasil e muitas dormitam em pedido de vistas – como Gilmar Mendes retendo processo onde a derrota sua (se mantiver ponto de vista contrário) já está configurada.

No entanto, Poder Executivo não pode explicar a demora na indicação de um ministro para ocupar vaga no STF, o que mereceu críticas de dois dos decanos da Casa, os ministros Marco Aurélio Melo e Celso de Mello.

Das duas uma: ou se encontra sem quadros ou está justificando a PEC da Bengala.

Quando a coluna se refere a estar ‘sem quadros’ diz respeito à possível indicação do atual ministro da Justiça.

O outro lado
No entanto a grita de dois dos decanos ministros do STF pode ser o pontapé que rompe a inércia do Executivo. Como na Física a presidente Dilma carecia de um toque para realizar o que poderia ter feito anteriormente.

Ocorre – e aí é o outro lado – que se tivesse feito anteriormente teria alimentado a campanha de que estava aparelhando o STF. Fazendo-o a partir da grita dos ministros apenas atende ao pedido etc. etc.

Pode ter sido uma jogada de mestre.

Mais um
O Parque Eólico Geribatu, em Santa Vitória do Palmar-RS, com capacidade para gerar 258 megawatts de eletricidade para atender 1,5 milhão de habitantes, obra do PAC, acresce a oferta de energia ao país, suprindo a redução da originada de hidroelétricas sacrificadas pela crise hídrica.

É mais um dos muitos espalhados pelo país interligados ao sistema nacional. O mais importante: estão integrados por linhas de transmissão, o que pode fazer com que energia gerada no Norte venha a ser utilizada no Sudeste ou Centro-Oeste.




Fracasso
Itabuna como ‘cidade da paz’ fracassou. Passados vinte e seis meses de administração o resultado da ideia é um redundante fracasso.

Volta-se à velha solução: convocar a sociedade para dividir com ela o ônus da fracasso daqueles que se disseram ungidos.

Sempre foi difícil entender como uma frase de efeito poderia resultar em solução para a violência quando as políticas públicas não são suficientes para convencer a sociedade.

E mais que isso: quando falta unidade na administração em torno de tais políticas, onde uns querem ocupar/usurpar o espaço do outro que esteja fazendo alguma coisa.

Confirmando
De uma fonte segura ouvimos, em diálogo com terceiro, que ‘ele’, Geraldo Simões, disse que assumirá uma diretoria da Codeba. “Não a presidência” – afirmou.

Vindo a se consumar a nomeação confirmada a especulação levantada neste blog em 1º de fevereiro.

O organograma da CODEBA está lá. Para conferir.

Em mortório
GS não sairá do PT. Por enquanto.

E o PT pode tê-lo como candidato em 2016.

Há quem diga que continuará infernizando os adversários internos até 2016. Inimigo a ser respeitado. Até que perca a Codeba. Quando então terá o álibi para a sua saída do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário