quarta-feira, 4 de março de 2015

Crise

Em termos
Estamos vivenciando no Brasil uma bem engendrada propagação de uma crise que efetivamente não existe nos termos em que posta. Dentre elas, a hídrica como reflexo para um 'apagão' no fornecimento de energia.

Não que diz respeito à água a grande crise  além daquela inerente às classes dominantes da mídia, a de nacionalismo e respeito à Pátria  é compreender que no país, de dimensões continentais, o que ocorre aqui não ocorre ali.

O Sudeste e o Nordeste vivem estiagens prolongadas levando à redução do nível de barragens que servem às hidrelétricas. No entanto, Sul e Norte não vivem idêntica realidade.

Que se perceba o que ora ocorre no Acre.



Na realidade a crise alardeada passa pela imperativa crise nas linhas de transmissão da energia produzida onde tem água para onde vive estiagem.

Justamente o que aconteceu em 2001/2002. O estoque de água bastava para atender o país. O que falta era linhas de transmissão. Que FHC nunca se interessou em realizar.

No entanto, com a programada suspensão de obras  a considerar a ação de prepostos do Judiciário e do Ministério Público Federal  em razão do afastamento de empreiteiras afetadas por denúncias/delações na Lava Jato, a permanecer o retardamento da retomada de ditas obras (que envolvem a conclusão de hidroelétricas no Norte e linhas de transmissão que sejam necessárias) pode, sim, levar a um racionamento. Não a um apagão, como anunciado apocalipticamente.

Tanto que é assim que vemos uma crise: muito mais em termos de anúncios que de fetiva falta de água no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário