quarta-feira, 18 de março de 2015

Nova

Conformação
Evidente que em andamento uma nova conformação envolvendo a hegemonia mundial em diversos aspectos. Não mais a concentração entre Estados Unidos e Rússia, muito mais simbólica ao tempo em que esta se apresentava como o conglomerado URSS-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, pautando a agenda planetária e tendo China, Japão, Alemanha, Inglaterra  entre outros  como periferia de apoio.

Recentemente  aqui em Fortaleza  foi realizada uma reunião dos denominados BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)  países que formam novo bloco de participação no xadrez da economia mundial  oportunidade em que criaram instituições financeiras e controladoras nos moldes da Banco Mundial e do FMI. Um claro recado aos Estados Unidos de que não mais são eles o centro de decisões e controle no universo terráqueo, mesmo que poder ainda detenham.

A reunião de Fortaleza não mereceu de nossa imprensa o destaque merecido, ainda que ali flagrante a inserção do Brasil no complexo das discussões mundiais em foro bastante significativo. Não fazia  a imprensa  nada mais que beber nas fontes dos mesmos interesses que alimentam significativa parcela do pensamento nacional: a de nos mantermos atrelados ao controle dos EUA.

Circula recente informação  já questionada pelos Estados Unidos  da adesão da França, Alemanha e Itália a um outro formato de participação no controle da economia mundial. Desta vez através da adesão dos europeus ao Asian Infrastructure Investment Bank, o banco de investimento da China que visa expansão geográfica para os seus interesses desde o extremo oriental de seu território (Xian) até Rotterdan (Holanda), passando por Cazaquistão, Uzbequistão, Irã, Rússia, Atenas e Veneza.

Os limites de atuação do banco voltam-se para investimentos em infraestrutura. Como já o faz a China diretamente na América Latina e África. Em relação ao Brasil, recentemente assinou acordo para construção da ferrovia que unirá nossa rede ferroviária ao Pacífico (onde tem significativa importância o novo porto de Ilhéus como referência no Atlântico).

É o mundo se movendo (pressionando os Estados Unidos), que reagem no limite do poder que ainda detém para tentar evitar o inexorável: a perda de espaços de controle antes absoluto.

Por aqui  nesta terra de são saruê, capitaneada pelo pensamento que emana dos estados unidos de São Paulo  há quem pense que a nova conformação mundial só cabe na Aliança do Pacífico, atual instrumento de controle regional pela influência estadunidense, que substituiu a ALCA, queimada por Lula quando assumiu em 2003. 

Fato não perdoado pelos de e pelos de .

Resultado de imagem para aS ÚLTIMAS CHARGES DE bessinha NO cONVERSA aFIADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário