domingo, 20 de abril de 2014

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
_____________

Para consumo
Não cumprimos com nossa obrigação de cuidar do espaço em que vivemos. Em todas as dimensões. Sejam elas para com a Natureza, sejam para com o próprio homem, como espécie em permanente estágio de sobrevivência e em processo de evolução social.

Nossa Ciência demonstra avanços - inimagináveis a não tão distantes anos - se a consideramos como único paradigma . (Sumérios há 5 mil anos conheciam o sistema solar, lido de fora para dentro).

Aí está o Kepler 186-f, detectado pela sonda de igual nome, na constelação de Cisne, a apenas 500 anos-luz de nós e com condições em muito semelhantes ao nosso. 

Para sonho de consumo terráqueo quando Orlando pouco representar.
Charge O Tempo 19/04

Solução científica
No futuro as convocações para que doadores compareçam a um hemocentro podem se tornar desnecessárias, caso não se torne o custo proibitivo – o que pensamos, diante da sanha em ganhar dinheiro que envolve os que produzem em favor da saúde... e do próprio bolso.

A notícia alvissareira vem da Inglaterra, onde cientistas já visam testar sangue artificial dentro dos próximos três anos, a partir do cultivo de células sanguíneas em laboratório, originas de células-tronco.

Não bastasse a oferta de sangue, também a redução dos riscos de infecções e doenças várias causadas por transfusões ou sangue contaminado.

Mídia I
O papa Francisco perorou em torno do que denominou ‘pecados dos meios de comunicação’: "Para mí, los pecados de los medios de comunicación, los más grandes, son los que van por el camino del embuste, de la mentira, de la falsedad, y son tres: la desinformación, la calumnia y la difamación”... "Pero la desinformación es decir la mitad de las cosas, las que son más convenientes para mí, y no decir la otra mitad. Y así, el que ve la tv o el que oye la radio, no puede formarse un juicio perfecto, porque no tiene los elementos y no se los dan".  (A íntegra da fala pode ser lida na página do Vaticano).

Sua Santidade falava para trabalhadores da RAI (a rede de TV e rádio italiana), mas parecia se dirigir especificamente ao Brasil, já que desinformar (e distorcer fatos), caluniar e difamar faz parte da agenda editorial da maioria das redações nativas, 'descomprometidas' em formar "um juízo perfeito", voltadas que estão para dizer o é "mais conveniente" para corresponder aos seus interesses.

Mídia II
David Puttnam questiona o lucro como prioridade da mídia: “Será que ela tem obrigação moral de formar cidadãos bem informados, ou ela é livre para buscar lucros a qualquer custo, como qualquer outro negócio?

Mídia III
Do senador Álvaro Dias ao Blog do Noblat:
“São as más notícias que desgastam e derrubam o governo. Temos um tempo de maturação para que esse noticiário reflita nas intenções de voto”.

"A oposição tem que ter clareza no discurso e ser mais afirmativa. Tem que se apresentar como alternativa real de mudança e convencer o eleitoral. Ao mesmo tempo, precisamos desconstruir a imagem do governo, alimentando o noticiário negativo com ação afirmativa. A instalação da CPI da Petrobras vai ajudar nessa desconstrução".

Para os que aplaudem o vale-tudo está perfeito o senador, valendo-se dos meios de comunicação, que lhe servem como Jacó a Labão. Às favas a ética, a informação, a verdade... e a exortação do papa Francisco.

Mídia IV
Misture os dois primeiros (os pecados e o lucro em detrimento de valores em defesa da sociedade) e o leitor estará diante de um fenômeno mundial. O que inclui o Brasil.

Quanto às confissões do senador Álvaro Dias – traduzindo o que efetivamente ocorre com uma mídia controlada por restrito grupo de poderosos – é fenômeno típico deste ‘país de São Saruê”.

De paraíso...
A Telexfree, comprovada pirâmide financeira pelas autoridades estadunidenses, fechou as portas. Confirmada a arrecadação de US$ 1,2 bilhão em todo o mundo. Essa a conclusão da investigação realizada pelo governo de Massachusetts, onde fica a sede da empresa. Assim que anunciada a sua condição de pirâmide, o site da empresa saiu do ar.
Um detalhe: depois da intervenção judicial no Brasil contas continuaram a ser movimentadas por brasileiros nos Estados Unidos.
De Paraíso a Inferno para quem sonhava enriquecer em poucas semanas. Inclusive para as finanças do Botafogo, patrocinado pelo sistema. 
Pecados
A marca do político sempre esteve pautada na palavra, antes de tudo. A sua descredibilidade não reside nas posições que defende, mas no descumprimento do acordado ou do que anuncia como princípio e propósito para sua carreira.

Publicamos neste espaço, no sábado 19 (“Palavra dada, palavra esquecida”) as declarações de amor do presidenciável Eduardo Campos pela candidatura de Dilma Rousseff. O rapaz mudou de idéia

Aécio Neves vem defendendo posicionamentos que fariam corar o avô, ao sabor da conveniência eleitoral, como a redução da maioridade penal.

Miguel Arraes e Tancredo andam se revirando nos respectivos túmulos.

Tratamento
José Serra foi internado no Sírio Libanês. Bactéria no sangue, a única informação. Diferentemente de expressões petistas, a imprensa não alardeou o internamente, tampouco levantou ilações sobre o grau de gravidade que acomete ou não Serra. 

O que foi à exaustão explorado nos casos de Lula e de Dilma. Que não saíam das manchetes.


‘Ir pra cima’
Causou o maior frisson entre os que combatem o ex-presidente Lula – e na esteira dele o PT, o Governo Federal e a presidente Dilma – haver dito em entrevista a blogueiros que o PT tem que “ir pra cima” dos que acusam a Petrobras. 

A interpretação dada sustentou-se na ‘semântica’ da mídia oposicionista de que atacar por atacar seria a recomendação.

‘Ir pra cima’ de que falou Lula na entrevista é explicar. Porque os dados são muito mais positivos do que se imagina. Falta serem mostrados ao povo.

No fundo – no escondido do decote do horizonte – uma velada crítica à comunicação institucional – de governo e da Petrobras – que se bastam em distribuir verbas para os meios de comunicação.

Pouco a comemorar
 . 

Neste sábado 19 poucos lembraram de que é dia dedicado ao índio. Não sabemos se o esquecimento é um desrespeito ao nativo, massacrado há séculos, ou uma reação aos novos índios, tipo os atuais tupinambás de Una, Ilhéus e Buerarema.

Os massacrados há séculos diferem (já foram 6 milhões ao tempo da chegada dos europeus, hoje uns poucos milhares), e muito, dos que apenas usam cocares e tangas em busca terra de e se multiplicando os membros da tribo através de autodeclarações. Nova e inusitada fórmula de expansão demográfica. 


Greve
Setores da Polícia Militar da Bahia enfeitaram-se para retomar a grave, já encerrada, porque um dos líderes fora preso. A confusão e balbúrdia em que se tornou a reaçao de algumas lideranças causou estranheza por nem mesmo buscarem saber as razões da prisão.

Preferiram ofertar, de imediato – como já ocorrera com a gênese do próprio movimento grevista – a conotação político-partidário-eleitoral que o tem norteado.

O açodamento afastou de muitos o raciocínio de que líderes do movimento promovido às vésperas do carnaval de 2012 – de típica rebelião, que buscava espalhar-se por todo o país – estavam processados por crimes graves, declinados (os crimes) dentre os que atentam contra o Estado de Direito. Contra a segurança nacional.

Esse o motivo do pedido de prisão feito pelo Ministério Público Federal e acolhido pela Justiça Federal (onde tramita o processo).

Alerta aos incautos
O Ministério Púbico e o Judiciário puseram a mão na ferida e alertaram para um basta aos movimentos que afetam a população. E, mais que isso, a estabilidade social. Já combalida com a atuação de muitos policiais (minoria, felizmente) mais a serviço do crime do que da ordem.

Não lhes seja negado o direito de reivindicar. Mas não podem transformar reivindicação em rebelião contra as instituições que sustentam o Estado de Direito. Que alguns ‘líderes’ querem transformar em ‘estado da Direita’.

Uma coisa...
Não de hoje que o movimento sindical é celeiro de lideranças que buscam a política partidária. Inúmeras - leciona a história contemporânea - chegaram aos mais variados cargos em razão da circunstância de serem líderes. Estão aí o próprio ex-presidente Lula e o atualmente preso Prisco.

A diferença reside no fato elementar, para início de conversa, de que ainda não há sindicalismo regulamentado para servidor público, em que pese o associativismo corresponder ao fim a que pretendem.

Outra coisa...
Em 2012 o movimento paredista até mesmo ‘ocupou’ a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Não fora haver se utilizado do paredismo como biombo para atos de vandalismo e de ofensa ao Estado de Direito, como o bloqueio de estradas e a tentativa de unificar o movimento em nível nacional, pretendendo-o para todas as polícias militares do país justamente na véspera do carnaval, pondo em risco não só os brasileiros mas também estrangeiros. Imagine o leitor a imagem do país lá fora e o baque que a insanidade representava no turismo nacional.

Tiro pela culatra I
A foto da greve da polícia militar baiana não fica bem no quadro da oposição ao governo Wagner. Duas figuras beneficiadas pelo movimento no âmbito político-partidário-eleitoral (um vereador em Salvador; outro, deputado estadual) demonstraram, no açodamento, assim que preso um deles, que a pretensão eleitoral falava mais alto.

Em partidos distintos – PSDB e PSB – mais mostraram compromisso com o próprio espelho e menos com o povo (leia-se, colegas).

Não sabemos se conseguirão transferir a responsabilidade pela própria insânia para o governo.

Que ora tem o álibi de que tinha razão quando resistia – depois de aquiescer com propostas da categoria – tanto que a Justiça Federal decretou a prisão de líderes. Não a pedido seu, mas em razão de rpeceddentes.

Tiro pela culatra II
O uso político-eleitoral pode ter recebido o alerta de que tal procedimento não será tolerado. Seja pelo Judiciário (respondendo prontamente ao requerimento do Ministério Público Federal), seja pela atuação imediata do Governo federal, disponibilizando contingente de suas forças para controle da ordem pública.

A resposta da ex-ministra Eliana Calmon - candidata ao senado pelo PSB - ao correligionário Capitão Tadeu, na sexta 18, ilustra a dimensão da pá de cal no movimento de retomada da greve, porque a prisão implicou apenas em "custódia de um réu em processo antecedente":

"Atendendo à solicitação de Vossa Excelência sobre a origem da prisão de Marco Prisco, informo que após consultar o Presidente do Tribunal Regional da 1ª Região, Desembargador Mário César Ribeiro, o Desembargador Almilcar Machado, plantonista do mesmo Tribunal e finalmente, o Procurador Geral da República, Dr. Rodrigo Janot, verifiquei que a prisão do Vereador indicado decorreu da Prisão Preventiva decretada pelo Juiz Federal condutor da ação penal a que responde o edil, em deferimento, a pedido formulado pelo Ministério Público Federal do Estado da Bahia, diante das provas entregues ao Magistrado comprovando o envolvimento do acusado em novas manifestações da greve da Polícia Militar da Bahia, deflagrada no último dia 15 do corrente mês e ano. Assim nada há de novo no fato ensejador da Prisão Preventiva senão a determinação de custódia de um réu em processo antecedente, sem qualquer envolvimento político ou intervenção do Governo ou outra autoridade qualquer da Bahia.

Quero esclarecer a Vossa Excelência que a situação de Marco Prisco só pode ser solucionada no âmbito da Justiça Federal, mediante Habeas Corpus examinado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Solidariedade ou parceria no sentido de haver um reposicionamento da Justiça inexiste e a retomada de greve por parte da Polícia Militar é absolutamente impertinente neste momento porque esse acontecimento impedirá o exame de um possível Habeas Corpus, podendo ocasionar a prisão de líderes do movimento, agravando a solução do problema."
Primeira reivindicação
Há uma coisa em greves da polícia militar beirando o nonsense. O movimento já começa reivindicando ‘anistia’ para os grevistas. 

Cujas atitudes - pela lei - correspondem a motim e rebelião.


Esquecendo a lição
Tem gente na Bahia esquecendo a lição de um conterrâneo, Waldeck Artur de Macedo – o “Gordurinha”, assim apelidado pela ironia dos companheiros de Rádio sociedade por sua magreza – compositor de sucessos, como “Mambo da Cantareira”, “Súplica Cearense”, Vendedor de Caranguejo”, dentre muitos.

Inclusive “Baiano Burro Nasce Morto”, que aqui ofertamos interpretado pelo próprio Gordurinha – em meio ao discurso de outro baiano, Mário Tupinambá, no filme “Titio Não É Sopa” (1959).

____

Nenhum comentário:

Postar um comentário