quarta-feira, 9 de abril de 2014

Para análise

Isenta
Convocamos nosso leitor hoje, através de "Entrevista e depoimento", para acompanhar o quanto expressado pelo ex-presidente Lula a blogueiros. É que partimos da premissa de que ouvir (e ver) sempre é melhor, por permitir as verdadeiras conclusões por parte de quem ouça e veja. Melhor, muito melhor, que 'ouvir' secundado por opiniões terceiras.
Obviamente imaginamos contar com ouvintes/leitores que estejam preparados para enfrentar o que veja e ouça com a devida capacidade de dialetizar, de formar uma visão crítica, de se afastar de posições pré-estabelecidas, de evitar (pré) julgamentos.
Sabemos, no entanto, que nosso imaginário pode estar recheado de um código apriorístico onde seja estranho o desenvolver uma visão crítica. A resistência torna-se comum, porque o que 'tenho' pensado não muda.
Nosso mundo político - aqui e alhures - está repleto de convicções, de certezas. E pensar diversamente pode parecer - ou dar a parecer - que o leitor tenha fraquejado.
Tanto que voltamos ao assunto. Para pedir desculpas se não contribuímos para a formação de uma consciência crítica. Afinal, de nosso universo político - secundado e exacerbado pela grande mídia - há a certeza de que foi acometido pela divindade.
Ainda que para levar o país ao abismo. Para a maioria, porque a divindade (e seus acólitos) permanecerá onde sempre esteve e de onde nunca saiu. Apenas perdeu espaço.

E para recuperar espaço tudo vale. Como transformar o não-dito como dito.



Para entendermos um pouco do dito acima - razão por que de nossa recomendação para que o leitor assista o vídeo - a manipulação já expressada pela Folha de São Paulo e pelo O Globo. 

Que simplesmente alteraram o que declarou o ex-presidente sobre o assunto na entrevista. 


E põem na rua como verdade a mentira que traduzem. 


Nenhuma novidade. Faz parte do gênero e da espécie.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário