domingo, 27 de abril de 2014

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
___________________

Destacamos

Da Agência Brasil
Estudantes brasileiros poderão ingressar na Universidade de Coimbra, em Portugal, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame passa a ser aceito este ano para os candidatos a vagas de graduação. É a primeira vez que uma instituição estrangeira utiliza o Enem como critério de seleção.
A Universidade de Coimbra aceitará os resultados do Enem de 2011, 2012 e 2013 e dispensará os brasileiros dos exames portugueses, que, até o mês passado, eram obrigatórios pela legislação do país. As notas no exame terão pesos diferentes de acordo com o curso ao qual o estudante pretende ingressar. No site da instituição, está uma tabela com os pesos das pontuações.
A Universidade de Coimbra é a instituição portuguesa de ensino superior mais antiga. No ano passado, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Cerca de 23 mil estudantes estão matriculados na instituição. Desses, mais de 2 mil são brasileiros.
O vice-reitor da universidade, Joaquim Ramos de Carvalho, explica que o Enem é o primeiro exame internacional a ser aceito pela instituição como critério de seleção. A universidade deu prioridade pela alta procura de brasileiros. Segundo ele, a instituição estuda aceitar também o Gao Kao, uma espécie de Enem chinês.
"Temos acompanhado a evolução e o sucesso do Enem. Prova disso é o número de universidades brasileiras que aceitam o exame como forma de ingresso. São instituições que respeitamos muito", diz Carvalho. Ele acrescenta: "O Enem tem qualificações equivalentes [às exigidas pelos os exames portugueses]. Consideramos que podemos aceitar sem necessitar passar por prova".
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o uso do exame pela universidade portuguesa "esta é mais uma prova da consolidação do Enem como critério republicano de acesso ao ensino superior".

O dono do mundo
Guatânamo existe como uma vergonhasa demonstração de que direitos humanos só existem para cobrança dos outros. Atos de terrorismo e pilhagem em países invadidos, nenhuma valia à determinações da ONU qunado os atinge.
Humilham diplomatas estrangeiros. Como ocorreu recentemente ao negar (proibir) entrada no país do diplomata iraniano Hamid Abutalebi, impossibilitado de assumir a embaixada de seu país na ONU. Violação clara ao direito internacional. Transforma-se de simples país anfitrião de um organismo (ONU) como se fosse ele "o dono do mundo".
Filme por demais conhecido. Embaixador brasileiro até já tirou sapatos em aeroporto dos Estados, como suspeito qualquer de terrorismo. E o governo de então (FHC) nenhum protesto levantou. Como bom colonizado.
Nada falta para um presidente estadunidense protagonizar um chapliniano "O Ditador".

Esfacelamento
A situação da Ucrânia - ainda não anexada - tende a se agravar. Se já não é uma beleza a sua realidade econômica, incensada pela Europa e Estados Unidos para enfrentar a Rússia, a realidade interna agora encontra a reação do vizinho: aumentou o preço do gás que fornece  - ao suspender o desconto que concedia - e cobra a dívida de 11 bilhões de dólares.

Do Ocidente a promessa de 'retaliações' à Rússia. Não sabemos se vai 'ajudar' a Ucránia para que pague o que deve a Rússia.

Estados Unidos e Europa estão típicos "Átila, o huno": onde pisam não nasce grama. Que o digam os povos libertados. A começar pela Líbia. Iraque, Afeganistão etc. 

Escancarando a galeria
Já escrevemos neste espaço que o papa Francisco já é considerado o papa do milênio, tantas as intervenções – ainda que curto o tempo de papado – voltadas para tornar a Igreja Católica uma instituição transparente em defesa de valores cristãos. João XXIII reformulou a nova Igreja; Francisco busca consolidá-la. Nele a virtude reconhecida por frei Leonardo Boff: “Francisco não vestiu o figurino clássico do 'papa monarca' com o primado jurídico absoluto e com a supremacia doutrinal e pastoral".

Observando as últimas manifestações da Igreja do papa Francisco – tantas as canonizações, algumas por demais celerizadas – temos que busca Sua Santidade levantar a transparência em torno da galeria de santos da Igreja levada aos altares nas últimas décadas. 

DIRCEU É O BODE DO MENSALÃO
Extraído do Blog Tereza Cruvinel, no Correio Braziliense.
Tereza Cruvinel
Nada mais enfraquecedor da crença na Justiça do que a percepção de que ela, em vez da justa punição, pratica a perseguição. Ou de que se vinga em um bode expiatório por não ter conseguido punir como desejava outros acusados. Essa percepção vem se ampliando diante da nítida exceção de tratamento dado ao ex-ministro José Dirceu, prisioneiro da Papuda e de um emaranhado de decisões que o mantêm no regime fechado embora tenha direito ao semiaberto, privando-o de direitos já concedidos aos outros condenados da ação penal 470, a do mensalão, como o de trabalhar fora. No centro da teia, estão o presidente do STF, Joaquim Barbosa, e parte do Ministério Público.

Em 14 de novembro passado, horas antes de expedir o primeiro mandado de prisão contra Dirceu, Genoino, Delúbio e outros, Barbosa deu o primeiro ponto na trama que lhe garantiria o controle total sobre a execução das penas dos condenados. Conforme revelou ontem o Blog da Cidadania, de Eduardo Guimarães, ele baixou naquela data a Resolução 470, estabelecendo que em ações penais julgadas pelo STF, “o relator ficará responsável pela execução penal dos condenados até o fim de suas penas”. No caso do mensalão, ele próprio
...
No Livro dos Levíticos, Aarão coloca as mãos sobre a cabeça de um bode e, segundo o judaísmo, para ele transmite todos os pecados do povo de Israel. Nasceu ali a figura do bode expiatório, que costuma fazer aparições na história política brasileira. Dos inconfidentes, só Tiradentes foi à forca. Na Confederação do Equador, Frei Caneca foi enforcado, mas seus pares mais importantes escaparam para o exílio. Dirceu é o bode do mensalão.
Coisa estranha!
Estranha ao observador – e alegra os que ensaiam mais um golpe eleitoral – estes ‘vazamentos seletivos’ para escolhidos órgãos da imprensa (Globo, Folha de São Paulo, Estadão etc,) de fatos que estão ainda sendo apurados pela Polícia Federal. Com o singular detalhe: de trazerem ‘interpretações’ além da apuração. Como ocorreu com o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha.

O ‘Padilha’ que aparece na alegada interceptação de logo foi traduzido como Alexandre.

Tem sido a festa da mídia tais vazamentos.

A atitude da PF traduz típica instrumentalização político-eleitoral da atividade. Caso o leitor venha observando as reivindicações de setores da Polícia Federal poderá entender o que também objetiva tal comportamento.

Não duvide o leitor: se depender da Polícia Federal Dilma Rousseff não se reelege.

Liberou
A situação beira o absurdo a ponto de o juiz que controla a investigação da denominada Operação Lava Jato, para evitar tais vazamentos seletivos, haver determinado a plena liberação dos documentos que a instruem, para que todos tenham a ela acesso.

Ou seja: tornou-os públicos para que toda e qualquer pessoa possa efetivamente saber o que pode ser ou não verdade dentro de tais ‘vazamentos’.

Entre o discurso e a realidade
Pernambuco contraria o discurso de Eduardo Campos no quesito Educação. Seu estado, por ele governado por 8 anos, é o terceiro pior exemplo.

O negócio é chamar o Professor Raimundo.

Muito por descobrir
Os crimes cometidos em nome da ‘democracia’ pela ditadura militar (apoiada por significativos membros da sociedade civil) estão longe do conhecimento público em sua verdadeira dimensão. Começam – é verdade – a chegar, reconheçamos. Mas muito falta.

Os setores organizados levantaram o que ocorreu com as vozes contrárias – onde se destaca a publicação do “Brasil, Nunca Mais” – mas nem tudo está registrado, porque nem tudo de barbárie aconteceu somente nos porões. Não se imagine que somente personalidades sofreram a crueldade desenvolvida no período.

Começam a vir à tona o que foi feito a índios no interior de Minas Gerais, em típico ‘campo de concentração’. E agora descobre-se que os crimes contra presos comuns ocorreram e nunca chegarão a ser dimensionados o suficiente, como observa a partir da denúncia de Percival Maricato:

“O delegado Fleury e bando, por exemplo,  um dos heróis mais homenageados pelas três armas, assassinava quase que diariamente presos comuns, após barbaramente torturá-los. Quando não capturava o suficiente diretamente, ia buscar alguns ‘exemplares’ no Presídio Tiradentes. O diretor do Presídio se encarregava de sumir com a ficha. Quase todos não chegaram a ser julgados. Mas se julgados, como não se poderia sumir com o processo, registrava-se que o preso fugira. Sem problemas. E os demais, eram culpados? Certamente isso não preocupava os militares e civis que governavam na época. Fleury continuava a receber medalhas. Era um pacificador.

"Outro episódio digno de ser lembrado como representativo da época vivida aconteceu em um quartel do I Exército, no Rio, também com pessoas comuns, ou seja, que não eram opositores políticos.  Alguns jovens recrutas foram presos por serem maconheiros e torturados até dizerem o nome dos demais que fumavam maconha no batalhão. Quinze no total foram presos e continuaram sendo torturados, principalmente espancados com chicotes, paus e palmatórias, a tal ponto que dois morreram”..

As suspeitas levantadas a partir da morte de Malhães não deixam de fazer sentido. Ainda que venha a ser provado o contrário: de que morreu de morte natural ou como simples vítima de assalto.

A dúvida reside no fato de ele saber certamente muito mais do que confessou perante a Comissão da Verdade. Onde ilustrada a resposta à pergunta ‘quantos matou’: “Tantos quantos necessários”.

Piração!
Definitivamente estamos enveredando por um típico ‘samba do crioulo doido’, em razão de inusitadas propostas televisivas. Não sabemos se o que acontece com a Globo está centrado no fato da perda de audiência, que vem se aprofundando a cada mês.

A platinada, que já não se basta em meter o bico em tudo – menos informando e mais manipulando –, deu de enveredar por ensinar o torcedor a gritar ‘gol’ na Copa do Mundo. Quer enquadrar a turma, submetendo-a aos recursos que leciona. Dando cunho ‘científico’ ao que de mais comum e natural ocorre, última expressão do que podemos denominar como tipicamente popular.

Simplesmente quer se apropriar até do “grito de gol” que ocorrer no estádios da Copa. Caminhamos para ter o ‘padrão Globo’ para bem gritar gol.

Caso o leitor pense ser piada ou ranhetismo deste escriba assista ‘ao vivo’ a maravilha global clicando em http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/04/fonoaudiologa-ensina-truques-para-soltar-grito-de-gol-na-copa-do-mundo.html

Explicado 
“Mineiro só é solidário no câncer”. A frase de Nelson Rodrigues, que a atribui a Otto Lara Rezende (que não perdoava Nelson por isso), está na peça “Bonitinha, mas ordinária”.

Estamos começando a entender o porquê de Joaquim Barbosa estar fazendo o que faz com os direitos de José Dirceu. Questão de ‘solidariedade mineira’. Ambos – Barbosa e Dirceu – são mineiros.

O detalhe fica  à conta de Barbosa depender de um divã. Que não é o nelsonrodrigueano.

E aí, ministra?
A ministra Rosa Weber leva à conclusão que não estava preparada para assumir o STF. Na AP 470 condenou José Dirceu, mesmo sem ver provas contra ele – como disse – porque entendia que sua posição de magistrada o permitia. Agora envereda por seara nebulosa no campo da interdependência e harmonia entre os Poderes da República: determinou ao legislativo aquilo que cabe ao próprio Legislativo definir.

Provocação
Nada que possa ser considerado normal – a não ser que comprovada clinicamente a doença mental de Joaquim Barbosa – justifica o que vem passado José Dirceu para ver respeitados os direitos que lhe são assegurados em lei como condenado, porque não os viu assegurados no processo, tanto que condenado tão somente com base na leitura tupiniquim do domínio do fato (o da presunção), o caminho de condenar quando não há prova.

Como as violações são tantas - e permanecem - queremos entender que o ministro Joaquim Barbosa exercita típica provocação ao PT e algumas de suas lideranças para que reajam ao seu comportamento.

Caso isso ocorra voltará a ser útil ao golpe. 

O que falta mesmo... I
O que não tem faltado neste “país de São Saruê” é campanha; contra o PAC, contra a Copa, contra o pré-sal, contra... contra... A contragosto vai ter Copa, o pré-sal está aí (cada dia batendo recorde de produção) etc.

O que não está tendo mesmo é água em São Paulo.

Questão de gestão!

O que falta mesmo... II
Deu no Estadão, pela lavra de Fabio Leite e Rafael Italiani

"O envelhecimento da tubulação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) atinge metade da rede de distribuição de água na região central da capital, onde vivem cerca de 3,5 milhões de habitantes. Levantamento feito pela empresa revela que 51% do sistema de abastecimento que atende bairros como Perdizes (oeste), Moema (sul), Tatuapé (leste) e Sé (centro) tem mais de 30 anos de uso, o que aumenta os casos de vazamento - o maior vilão do desperdício na própria Sabesp.

"Em 2013, a empresa perdeu 31,2% de toda a água produzida entre a estação de tratamento e a caixa d’água dos consumidores, conforme o Estado revelou em fevereiro. O índice representa cerca de 950 bilhões de litros - quantidade equivalente a quase todo o 'volume útil' do Sistema Cantareira, que tem capacidade para 981 bilhões de litros. Segundo a Sabesp, 66% das perdas são provocadas por vazamentos ou transbordamentos de reservatórios.

"'O envelhecimento das tubulações, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo, é um dos principais motivos das perdas físicas (vazamentos) da Sabesp', informa a companhia em documento enviado em março à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) durante o processo de negociação da revisão tarifária.

"Segundo a empresa, 17% da rede têm mais de 40 anos e 34%, entre 30 e 40 anos de uso. No centro, ainda há tubulação feita na década de 1930".

Solução tucana
O governador Geraldo Alckmin encontrou uma solução, típica dos compromissos de seu PSDB para com o povo: multa de 30% para quem ultrapassar a média do consumo.

Naturalmente, quem tem dinheiro poderá desperdiçar piscinas do precioso líquido.

Quem não tem e precisar tomar um banhozinho a mais por causa do calor - se encontrar água na torneira, será multado.

Viva!

Utilidade pública
Começou a cadastramento de vítimas da Telexfree.

Nos Estados Unidos!

Itabuna
E Itabuna vai caminhando... caminhando... caminhando... Com muita esperança de apurar os prejuízos causados pela administração anterior!

Em homenagem
Por tudo que anda acontecendo 'na atual conjuntura' nada melhor que Stanislaw Ponte preta - o compositor. Especialmente depois da aula da Globo para gritar "gol na Copa". "Samba do Crioulo Doido" neles, minha gente! Com os Demônios da Garoa.
www.youtube.com/watch?v=P8EgacjTL3A 

____
A coluna será atualizada no curso do dia, até que disponibilizado o link do vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário