sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Seletiva

Do Ballet Bolshoi
O Teatro Bolshoi, em Moscou, sedia uma das mais importantes e respeitadas companhias de balé e ópera do mundo, a Academia Estatal de Coreografia de Moscou, conhecida universalmente como Academia de Ballet Bolshoi e reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela ONU e UNESCO.

Estudar na Bolshoi é o sonho de todo dançarino. Integrar seu corpo de dança é o ápice do sonho. Ingressar em seus quadros de estudo não é tarefa para qualquer mortal.

Tomamos conhecimento de que, entre os dias 14 e 16 de setembro, acontecerá a Primeira Seletiva do Ballet Bolshoi em Itabuna. Coordena a iniciativa a Fundação Marimbeta, através do Programa Viv-à-art.


Com euforia, pela significação que envolve tal iniciativa, trazemos do release da própria Fundação Marimbeta os seguintes destaques:

"O Viv-à-rte foi instituído para oferecer aos adolescentes orientação especial com fins de estimular o protagonismo juvenil visando à qualidade de vida por meio de atividades sócio-educativas. Inspirados por este contexto e para facilitar o trabalho dos educadores sociais de dança o programa ofereceu, em Maio deste ano, um curso de formação no método de Ballet Russo trabalhado pela Escola Bolshoi.

O programa Viv-à-rte, vinculado à Fundação Marimbeta - Sítios de Integração da Criança e do Adolescente - traz para Itabuna, pela primeira vez, a seleção de jovens bailarinos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil que acontecerá entre os dias 14, 15 e 16 de Setembro de 2014."

Surpreende-nos, além do fato de Itabuna sediar uma seleção para o Ballet Bolshoi, que o mesmo programa local já tenha promovido "uma seleção de jovens bailarino para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil".

Registramos tão importante evento. Pouco divulgado. Para tristeza dos que amamos a arte. E voltamos a destacar do texto a que tivemos acesso:

"A seleção de jovens bailarinos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil atende aos objetivos do Programa e da Fundação uma vez que favorece o despertar da auto-estima, bem como o uso da arte e do esporte como mecanismos de transformação e inclusão social. 'A realização dessa seletiva em Itabuna é muito importante porque vem cumprir a missão institucional da Fundação Marimbeta – programa Viv-à-rte – que se refere ao desenvolvimento do protagonismo juvenil, elaboração de projetos de vida saudáveis e a profissionalização da juventude itabunense.', afirma Júnior Teles, presidente da Fundação Marimbeta."

Felizmente, há algo além do horizonte conhecido e mostrado com estardalhaço por alguns, como se estivessem realizando o sumo do supra sumo.

Porque nesta terra, para fazer cultura, parece bastar exibir em cineclube cultural de instituição vinculada ao Município o filme "Bruna Surfistinha" como se fora expressiva contribuição às artes.
cine-ficc-desta-terca-traz-debora-secco-e-a-historia-de-bruna-surfistinhaEla ficou nacionalmente conhecida como uma garota de programa que fez sucesso no Brasil. Para além do trabalho que fazia, trocando dinheiro pela prática de sexo, a história de Raquel, ou simplesmente “Bruna Surfistinha”, como ficou conhecida após adentrar o mercado da prostituição, propõe alguns questionamentos importantes. Essa história se inicia...

Ao leitor, um detalhe: a FICC acabou de receber a 5a. moção de aplauso da Câmara Municipal em "em homenagação à esse trabalho" (Sic).

Imaginamos como nosso glorioso Legislativo não se sentirá quando o cineclube da instituição exibir o clássico de Pier Paolo Pasolini "Saló".

Bem melhor que projetos e programas como o Viv-à-art da Fundação Marimbeta e seu Ballet Bolshoi.

Um comentário:

  1. Parabéns Adylson, pela sensibilidade e riqueza dos seus textos.....Orgulhosamente leio seus artigos e percebo quanto me enriquecem.
    Ora Viva!!!!!!
    Eva Lima, atriz.

    ResponderExcluir