domingo, 25 de novembro de 2012

Visões de um anúncio

O secretariado de Vane
Não pode deixar de ser levado em conta como fato que repercutirá nos quatro anos a partir de 1º de janeiro de 2013. O anúncio do futuro primeiro escalão do prefeito Vane, ocorrido na última quinta 22, traduz respostas conclusas ou inconclusas às expectativas e possíveis sinais de rumos.

De imediato a futura composição traz uma marca natural à oportunidade: revela nomes que, em sua maioria, nunca estiveram no círculo do poder, o que supera a expectativa original (o anúncio) com uma outra (atuação).

Por outro lado, demonstrou o prefeito eleito, neste primeiro instante, pleno controle da composição, alimentando a convicção de que não será manobrado por interesses particulares, ainda que tenha de com eles conviver. No caso específico, com os partidos de sua base de sustentação.

Ao aprendiz de analista viabilizou a compreensão de que alguns dos nomes trazidos foram fruto de conversas com vários setores da sociedade itabunense.

Demais disso, algumas sinalizações estão postas, que se voltam para vislumbrar-se uma reforma administrativa profunda em relação ao atual modelo de organização.

Desistência
O prefeito pode estar abandonando a ideia de criação de uma secretaria de “segurança pública” em nível municipal. Livra-se de um pepino, que continuará com o Governo do Estado, competente para tanto em sede constitucional, e limita-se à contribuição valiosa que pode oferecer através de políticas públicas de valorização da autoestima desta abandonada juventude itabunense, hoje “valorizada” apenas pelo crime que campeia à sua volta.

Consolidação
Ansiedade que seja, ultrapassada a fase do anúncio do primeiro escalão, fica a expectativa da composição do segundo e do terceiro. Poderão eles definir, com mais clareza, caso sua composição seja norteada pela expressão técnica, a verdadeira cara do futuro governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário