domingo, 8 de junho de 2014

Destaques

DE RODAPÉS E DE ACHADOS
_____________________
FBI
Não bastasse o que já ocasionou de estremecimento diplomático entre Brasil e Estados Unidos, em razão de espionagem da National Securytis Agency a cidadãos e empresas brasileiras, incluindo a presidente Dilma e a Petrobras, nos vem a informação de que também o FBI está por trás da atuação do Anonymous no Brasil.

Ou seja, aquela turma que usa máscara de Guy Fawkes (de 'V de Vingança') nos protestos de rua encontrou apoio de um tal Hector Xavier Monsegur (trabalhando para o FBI) para raquear o Brasil, como registram DANIEL STUCKEY e ANDREW BLAKE no 'Motherboard':

"A year after leaked files exposed the National Security Agency’s efforts to spy on citizens and companies in Brazil, previously unpublished chat logs obtained by Motherboard reveal that while under the FBI’s supervision, Hector Xavier Monsegur, widely known by his online persona, “Sabu,” facilitated attacks that affected Brazilian websites.
(Um ano depois que os vazamentos expuseram os esforços da NSA (do Governo americano) para espionar cidadãos e empresas no Brasil, material inédito obtido por “Motherboard” revelou que, enquanto esteve sob supervisão do FBI, Hector Xavier Monsegur, mais conhecido como “Sabu”, foi quem facilitou os ataques a sites brasileiros.)".

Vai ficando cada dia mais clara a intervenção estadunidense, ao lado de 'representantes' no Brasil (grande imprensa etc.), visando resultados em seu benefício, o que inclui a não-reeleição da presidente Dilma Roussef.

Afinal, a campanha encetada pela mídia visa essencialmente tal resultado. Não à toa a sua atuação atualmente mais se aproxima daquela que antecedeu ao golpe civil-militar de 1964, onde ela (a mídia) se fazia cabeça de ponte.

Dá para entender por que a TV Globo passou até a divulgar local e horário de manifestação.


Para não perder o costume
A Xinhua (agência oficial de notícias do governo chinês) denunciou a existência de uma conspiração contra o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, que incluía a possibilidade de seu assassinato, com apoio de autoridades do Departamento de Estado dos EUA.

"CARACAS, 03 de junho (Xinhua) - O presidente venezuelano, Nicolas Maduro disse que vai iniciar ações judiciais nos Estados Unidos contra supostos conspiradores em um complô para matá-lo.

Os alvos incluem altos funcionários do Departamento de Estado e dos cidadãos venezuelanos que vivem nos EUA, que ele alegou estarem envolvidos em uma trama de assassinato recentemente descoberta pelas autoridades venezuelanas.

Maduro disse na terça-feira em um programa de televisão, que governo venezuelano apresentará para seus consultores e advogados internacionais as provas para processar essas pessoas.

Altas autoridades venezuelanas disseram em 28 de maio que descobriram uma tentativa de golpe e assassinato contra Maduro planejado por líderes da oposição, financistas internacionais e funcionários do Departamento de Estado dos EUA.

As autoridades acusaram a ex-deputada Maria Corina Machado de estar por trás dos planos e revelou vários e-mails supostamente escritos por ela que a ligariam diretamente à promoção de uma mudança violenta de governo na Venezuela.

Maduro disse que há novas provas mostrando que as comunicações entre os líderes da oposição nacionais e altos funcionários dos EUA foram estabelecidas por meio de e-mails pertencentes a domínios do Departamento de Estado.

'Meu governo pode fornecer todas as provas requeridas pelo presidente Barack Obama, porque temos todos os domínios, endereços IP, códigos-fonte que identificam de qual computador esses altos funcionários do Departamento de Estado incentivaram o plano de assassinato', disse Maduro."

O presidente venezuelano pretende processar judicialmente os golpistas perante a Justiça estadunidense, ou seja, no próprio território dos EUA.

Maduro, até agora, vai escapando da sina de Salvador Allende, o presidente chileno assassinado durante um golpe militar, apoiado pelos Estados Unidos através da CIA, em setembro de 1973.

Economia doméstica
Milhares de espanhóis espalham-se pelo país pedindo um plebiscito para avaliar a permanência ou não da Monarquia, depois que o Rei Juan Carlos abdicou do trono em favor de seu filho, como noticiou o Diário de Notícias de Lisboa.

"España, mañana, sera republicana' ecoa pelo país, como na praça da Catalunha, em Barcelona (foto).

Com o desemprego superando 20% o espanhol deseja ver economizado, em seu favor, o custo de manutenção da monarquia (leia-se, família real)                                                                                 A Praça da Catalunha, em Barcelona, é palco de uma das muitas manifestações em Espanha

Dá nojo
A lei se carateriza pela abstração em relação a quem atinge ou que dela se beneficia. Ou seja, não há norma dirigida a um caso isolado, a esta ou aquela pessoa. Mas a todos, indistintamente 

Isto posto, enoja até "Gastão, o vomitador", criação de Henfil, o Jornal Nacional e o Jornal da Band vincularem à presidente Dilma Rousseff a libertação do juiz Lalau, por haver se beneficiado de indulto presidencial (para todos em igual situação) depois de haver cumprido 2/3 da pena. Não fora o benefício de redução da pena em razão de haver completado 70 anos.

Ninguém lembrou dos tucanos envolvidos no 'mensalão do PSDB', beneficiados por Joaquim Barbosa (que os remeteu à Justiça Comum) e pela prescrição.

Carreira à vista
A considerar valia à pesquisa Datafolha de que apoio do (ex) ministro Joaquim Barbosa é capaz de puxar 26% dos votos válidos leva a uma conclusão: convocam JB para cabo eleitoral. 

Para Joaquim Barbosa – que declinou de ser candidato a presidente, depois de incensado a tanto – só falta assumir a 'convocação'.

Bom início para o fim da carreira, em todos os sentidos.

Questão de segurança
Pretendia a TV Globo fazer Fátima Bernardes  a musa da Copa  rodar o país em um caminhão durante a Copa do Mundo. Colhendo emoções e depoimentos e sabe-se mais lá o quê (afinal, poderia localizar um buraquinho de asfalto aqui, outro ali).

A tentativa gorou, segundo Keila Jimenez, da Folha de São Paulo: “O caminhão de Fátima Bernardes mal saiu e já teve que ser estacionado escondidinho na garagem da Globo.”

"Mal saiu" para Belo Horizonte. Por cautela  diante da acolhida que a emissora vem encontrando  já se encontra estacionado. Bem escondidinho. Questão de segurança.

Na falta do 'caminhão da Fátima Bernardes' entra em campo, na rede, outra campanha.

Partilhando
No Rio Grande do Sul o governo estadual adotou, por lei, a reserva de 20% das verbas publicitárias para as mídias locais, regionais e comunitárias. 

Caso a lei existisse em 2013 dos 52 milhões de reais gastos em publicidade pelo Estado 10,4 teriam sido destinados a pequenas iniciativas em terras gaúchas, alimentando a cultura e a economia local.

Em nível de publicidade do Governo Federal só a Globo (maior partícipe do bolo) deixaria de perceber 1,3 bilhão de reais nos últimos dez anos.

Uma iniciativa que devia tornar-se política nacional. Inclusive repercutida em nível municipal.

Imagine o leitor quem não vai gostar!

Horóscopo eleitoral
Publicamos na sexta 6 ('dia D' da publicação da pesquisa Datafolha) "Até onde a verdade o é", contextualizando a evidente manipulação da opinião público-eleitoral por jornais, que assumem (não tão disfarçadamente) a "oposição" ao Governo-PT.

A coisa anda beirando o hilário. Preparando o 'espírito da coisa' até o horóscopo da Folha de São Paulo, na quarta 4, entrou em campo dando uma ajudazinha.


Vai ter Copa
Além do secretário-geral das Nações Unidas, confirmados 11 presidentes e primeiros-ministros na abertura da Copa do Mundo. Outras duas dezenas, no curso da competição. Dentre eles Angela Merkel (Alemanha),Vladimir Putin (Rússia), Michele Bachelet (Chile), Rafael Correa (Equador), José Mujica (Uruguai), Guilherme Alexandre, rei da Holanda, a família real da Bélgica, Joe Biden, vice-presidente dos Estados Unidos, dentre outros. (Agência Brasil).

Contrariando os gatos pingados locais, 'vai ter Copa'.

E como grita Ravi  'meu' netinho maravilhoso, gigante em cima de seus 2,9 anos alheio ao que se passa na cabeça de certos adultos:  "Brasil! Brasil! Brasil".


Hilário
O acesso facilitado à tecnologia permite montagens como a que ora apresentamos, a partir de discurso de Hans-Rudolf Merz, do Parlamento suíço. Mesmo que e leitor não a considere engraçada, pelo tema, rirá pela qualidade do trabalho. Clique https://www.youtube.com/watch?v=HPGZnVFYZyU

Utilidade pública
Saiba o caro leitor, proprietário de veículo automotor, que não tenha recebido qualquer notificação para recolher (parceladamente ou não) suas obrigações para com o IPVA, Licenciamento do Veículo e Seguro Obrigatório que o Estado da Bahia deixou de enviá-la.

Corre o risco de ser parado por uma fiscalização, como está acontecendo em Itabuna. Não terá tempo de recolher o devido porque o guincho já está à espera.

E como tem ocorrido – porque burocracia é burocracia – pode ser flagrado à tarde, quando a repartição municipal já não mais funciona e ficará impossibilitado de recolher suas obrigações para com o "guincho" e o "estacionamento", ainda no mesmo dia (e lhe custarão 183,30, se felizardo de conseguir em vinte e quatro horas se desvencilhar do transtorno).

Não bastasse, fará uma tour (forçada) por repartições (SETTRAN e DETRAN) antes de se deslocar ao 'pátio' onde estacionado compulsoriamente o veículo. Caso pretenda resolver em tempo que não alcance as vinte e quatro horas e utilize os serviços de um táxi, será premiado com mais 220 reais, mais ou menos.

Algo que poderia ser resolvido com a imediata comprovação do recolhimento das obrigações se transforma em Calvário. E as autoridades em Judas. Que poderiam aliviar o contribuinte do extra não fosse a "necessidade" de alimentar o caixa do guincho e do estacionamento.

Caso esteja sem recolher suas obrigações evite circular na sexta-feira. Pode ficar sem o veículo até a segunda seguinte.

Durval Leandro
Sendo aguardado para sepultamento (faleceu em Salvador) Durval Leandro Moreira Silva Neto, vivido nos primórdios de Itapuhy/Itororó. Correndo mundo viveu a vida artística. Por causa dela o Cine Irapuã, em meados da década de 70, teve lotação esgotada no correr de uma semana para a ver a participação de Leandro no chapliniano "Bonga, o vagabundo" (1969), de Victor Lima, com Renato Aragão.

Nele nos inspiramos para criar um personagem em "Amendoeiras de Outono" (Via Litterarum).

Para os que conheceram Leandro disponibilizamos sua participação, a partir dos nove minutos do filme, em https://www.youtube.com/watch?v=KXBjpVqyRJM

Adeus
Em homenagem ao companheiro Durval Leandro e ao seu bom gosto musical, a música preferida, e que gostava de cantar em nossas serestas: "Pra dizer adeus" (Edu Lobo-Torquato Neto),como sentida por Elis Regina. Fazia-o com interpretação intimista à Maísa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário