segunda-feira, 16 de junho de 2014

Referência

Obrigatória
O Sistema Solar transita impávido num dos braços da Via Láctea. Nele, o planeta Terra abrigando uma civilização em busca da evolução. No plano da igualdade entre os seres que nela habitam muito longe está de alcançar o destino. 

No entanto, em dois períodos bastante singulares parece haver harmonia no planeta  dirá um observador extraterrestre  tanta a convergência dos olhares de seus habitantes dirigidos a um ponto comum: o das Olimpíadas e o da Copa do Mundo de Futebol.

As Olimpíadas reúnem dezenas de esportes, praticados há alguns séculos. O futebol  em que pese a longevidade originária que lhe atribuem estudiosos  existe mais recentemente. 

Chama atenção que tenha conseguido tornar-se uma febre planetária a ponto de fazer a Copa do Mundo - competição em torno dele - rivalizar em visibilidade com as Olimpíadas.

Não à toa a luta de países para sediar uma e/ou outra competição. Torna-se ele (o país) o centro de visibilidade no planeta, nele concentrados todos os olhares de uma maioria que se apaixonou e admira a sua prática, para onde convergem os olhares universo-terráqueos.

O Brasil conquistou o direito de sediar Olimpíadas e Copa do Mundo. Ainda que estranhos comportamentos confundam alhos com bugalhos a Copa vai legando lições.

A maior delas, que o Brasil é o centro dos olhares do mundo, inserindo a bola  objeto em torno do qual se efetiva a competição  como integrante do Sistema Solar. A bola é o Brasil em evidência.

Mais importante  enquanto efêmera  que a própria existência do vetusto planeta. O Brasil  como espaço que a abriga – o seu ponto de referência no espaço sideral.
Charge O Tempo 12/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário