terça-feira, 24 de junho de 2014

Esperando

Em meio a Copa
Jogando para a plateia o (ex)ministro/presidente do STF, Joaquim Barbosa, depois de haver posto fora da tribuna e do plenário da Corte um advogado que postulava pela inclusão na pauta de recursos envolvendo réus presos, resolveu levar ao julgamento dos pares tais recursos, o que ocorrerá nesta quarta 25.

Depois da outra renúncia – a da relatoria/execução da AP 470 – o ainda presidente temeu a decisão anunciada pelo novo relator da AP 470 – ministro Roberto Barroso – de que, se preciso, julgaria monocraticamente os recursos, caso não entrassem na pauta antes do recesso do STF (julho).

Joaquim Barbosa  sabendo possível o anúncio/desafio de Barroso  percebeu perdida a batalha de sua vocação carrasca de ver a turma sem exercer o direito a trabalhar até meados de agosto e fugiu da raia outra vez. Desta vez evitando a consumação do desafio do colega Barroso.

Então o 'habilidoso' Joaquim Barbosa busca utilizar-se de um resultado (que tende a lhe ser desfavorável na condição que escolheu para si: de acusador, de julgador e de executor/carrasco/justiceiro) para dar a última cartada no jogo de lançar contra a opinião pública/publicada a justa aplicação do direito.

É parte de seu gran finalle para um público muito especial, para o qual dirigirá um “eu não disse!”, para relembrar as palavras proféticas (para ele) pronunciadas no julgamento dos embargos infringentes, no dia 28 de fevereiro de 2014: “Sinto-me autorizado a alertar à nação brasileira de que este é apenas o primeiro passo”.

Será seu último ato de desserviço à Justiça e mais uma vez joga a opinião pública contra o STF. Sabendo que perderá em sua pretensão/interpretação espera ver repercutido no universo da mídia aquele "eu não disse!", Talvez o slogan que pretende deixar criado para uma futura campanha política de candidato a 'salvador da pátria'.

Como tradutor do pensamento curto de parcela de uma classe dominante – para a qual a democracia e o estado de direito são inconveniências da contemporaneidade brasileira – quer deixar como legado para seus pósteros o de justiceiro e de profeta.

Para o mundo do direito ficará a sua imagem de quem sempre fez o melhor para violá-lo, quando lhe interessava – e aos que dele careciam – como o fez em vários instantes da AP 470.

Para nós outros ficamos na sombra tomando uma água de coco, esperando Brasil x Chile no próximo sábado, e em compasso de espera – como na animação do Google  confiando na palavra de Joaquim Barbosa de que junho é seu limite.
Grécia x Costa do Marfim


Nenhum comentário:

Postar um comentário